União Brasileira de Compositores lança curso gratuito de direitos autorais

União Brasileira de Compositores lança curso gratuito de direitos autorais

O sucesso da primeira rodada das versões em português e espanhol do curso Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas levou a União Brasileira de Compositores (UBC) a lançar uma segunda versão, que estreia no próximo dia 20 de julho. Gratuito e totalmente online, o conteúdo é voltado para quem busca se aprofundar no funcionamento da relações comerciais da música, do audiovisual, do mundo editorial, das artes visuais e de diversos outros setores das indústrias criativas.

Elaborado originalmente em inglês pela Confederação das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac), tem gráficos, vídeos, quizes e outros materiais interativos, além das lições, e está publicado na plataforma de educação à distância FutureLearn. Além da UBC, a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) apoia a versão em português. As pré-inscrições na estão abertas (clique aqui para acessar).

Autora do curso, a educadora, advogada especialista em direitos autorais e ex-diretora executiva da UBC, Marisa Gandelman, classifica a primeira rodada como um sucesso. “Os números foram bem animadores. Tivemos 1.355 inscrições, das quais 828 pessoas fizeram o curso em português efetivamente. Mais da metade fez ativamente, e cerca de 270 pessoas comentaram e participaram das discussões, que foram intensas e produtivas”, ela explica, ressaltando que um desafio para a nova edição é alcançar com o público em espanhol o mesmo nível de êxito logrado com os lusófonos e os alunos que fazem a versão em inglês.
Para ela, o confinamento imposto em diversos países pela pandemia de Covid-19 teve impacto direto no crescimento da adesão ao curso online. “Trouxe um maior número de pessoas que não teriam tanto interesse no assunto, pois não são do ramo, além de pessoas que são do ramo mas, numa situação normal, não teriam tempo para fazer o curso. A ideia da atividade produtiva online se tornou muito atraente, e as pessoas estão a buscar informação sobre oportunidades de desenvolvimento profissional”, ela ressalta.
Não é o primeiro material do gênero que a UBC e a Cisac publicam. O curso “Copyright: História, Cultura, Indústria” já havia contado o percurso do copyright desde sua pré-história, com a invenção da imprensa pelo alemão Gutenberg, no século XV, passando por sua institucionalização na Inglaterra do século XVI e pelas lutas dos autores por seus direitos, na França dos séculos XVIII e XIX, até chegar aos nossos dias.
Agora, em “Copyright e os Negócios das Indústrias Criativas”, cada setor – música, cinema, livros, artes visuais, arquitetura, videogames, imprensa, publicidade, artes cênicas/interpretativas, rádio e TV – é destrinchado, com suas relações de direitos explicadas. O aluno poderá entender quem é o dono do copyright e quem ganha o quê e por quê nesses negócios.
Apesar de todos os conteúdos educativos do curso serem gratuitos, quem quiser fazer uma prova final e, assim, ter a chance de conseguir um certificado que agrega grande valor ao currículo deve fazer um upgrade pago. As versões em inglês, espanhol e português do curso foram contempladas com a prestigiosa certificação CPD (Continuing Professional Development), do Reino Unido. “Esta é um certificação de muito valor, o que significa que as pessoas que receberem um certificado de conquista, no final do curso, por terem feito o upgrade e o teste, vão ter mais isso para adicionar valor”, completa Marisa.
União Brasileira de Compositores – UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural. A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 30 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Vitor Gorni Orquestra & Paulinho Schoffen interpretam: A TROPICÁLIA

As comemorações pelos dez anos do Cottonet-Clube não param. Desta vez, quem sobe ao palco é a Vitor Gorni Orquestra, de Londrina. Ao lado de Paulinho Schoffen, eles homenageiam um

Notícias

Lançamento do livro “A história da Igreja Católica em Maringá” será dia 27 de março

Com 432 páginas, o livro “A história da Igreja Católica em Maringá”, que contou com o Fomento à Cultura do Instituto Cultural Ingá, será lançado para a sociedade segunda-feira (27)

Notícias

Em discurso de posse, ministro Sérgio Sá Leitão destaca importância da cultura para a economia

A importância estratégica da cultura para a economia e a necessidade de se criar um pacto dentro governo em prol da reconstrução do Ministério da Cultura (MinC) foram os destaques