Nova gestão do CONSEC toma posse e realiza primeira reunião por videoconferência
1 de junho de 2020 136 Visualizações

Nova gestão do CONSEC toma posse e realiza primeira reunião por videoconferência

A nova gestão do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) para o biênio 2020-2022 tomou posse nesta terça-feira (26/05) em cerimônia realizada por videoconferência entre o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, os conselheiros eleitos pela Conferência Estadual de Cultura 2019 e os indicados pelo poder público. O mandato é de dois anos.

O secretário Debiasi deu posse aos conselheiros e ressaltou a importância do Conselho Estadual de Cultura nas deliberações das Políticas Públicas de Cultura. “O papel do conselho é exercer o controle social das ações da pasta, manter esse equilíbrio e diálogo, proporcionando cada vez mais transparência e um resultado mais positivo para a nossa cultura paranaense e brasileira”.

“Essa forma de trabalhar com um diálogo muito aberto, muito franco e essa gestão participativa é uma característica minha. Eu acho que a gente não faz nada sozinho. Eu tenho uma visão, mas sou aberta e preciso da visão de cada um de vocês”, comentou a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, que seguiu na condução da reunião parabenizando os conselheiros eleitos e dando boas-vindas a todos.

A primeira reunião ordinária do CONSEC 2020-2022 elegeu a mesa diretora do conselho. João Evaristo Debiasi é o presidente, tendo como secretária-geral e secretária executiva, respectivamente, as servidoras da SECC Elietti Vilela e Franciele Bernabé. Ambas foram reconduzidas aos cargos que já ocupavam na gestão anterior do CONSEC.

Outra deliberação fundamental para garantir a atuação do CONSEC foi a definição do calendário anual de reuniões ordinárias. Ficou definido que os encontros devem ser realizados a cada dois meses e as datas previstas para as próximas reuniões são 28 de julho, 29 de setembro e 24 de novembro de 2020.

Nas próximas reuniões do CONSEC, entre os principais tópicos em pauta estão a regulamentação do artigo 22 sobre o repasse fundo a fundo, presente na Lei 20.197 que institui o Sistema Estadual de Cultura; e as estratégias para implantação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC).

Também ficou definida criação de comissão temática dedicada a contribuir para a sistematização de novas propostas de enfrentamento da crise provocada pela pandemia de Covid-19 no setor cultural.

Por fim, ficou agenda reunião extraordinária que acontece hoje, sexta-feira (29/05), a partir das 14h, de forma virtual, em que a superintendente Luciana fará a apresentação detalhada do Pacote de Medidas de Apoio e Fortalecimento do Setor Cultural, anunciado no início do mês pela SECC.

CONSEC – Criado em 2012, o CONSEC é um órgão colegiado da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura composto por representantes da sociedade civil e do poder público. Sua finalidade é garantir a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura para o Paraná.

Os conselheiros têm a responsabilidade de fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras atribuições.
Membros Titulares do Conselho Estadual da Cultura 2020-2022

João Evaristo Debiasi (Presidente)
Anna Paula Zétola
Caetano Pires Tossulino
Caio Júlio Cesaro
Deivid Carlos Santos Lima
Dheferson dos Santos Ferreira
Doraci Senger Luy
Dorival Ferreira Torrente
Eliane Somacal Gauze
Elietti de Souza Vilela
Fernando Rohnelt Durante
Gehad Ismail Hajar
Gilmara Gastaldon Piantá
Giovanni Amaral Consenza
Harrison De Camargo
Helcio Luiz Wendler Kovaleski
Joaquim Rodrigues Da Costa
Laércio Lopes de Araújo
Leonardo Franceschi Ferreira
Luciana Casagrande Pereira Ferreira
Maristela Massaro Carrara Bruneri
Norbert Heinz
Paulo Ricardo Opuszka
Pedro Augusto Pereira Gonçalves
Rafael Torrente
Rosane Kaminski
Sérgio Marcos Krieger
Silvio Kurzlop
Solange Cristina Batigliana
Solange Straube Stecz
Soraya Lucas Amaral
Thatianne André Da Silva]

Fonte: Secretaria da Comunicação Social e da Cultura 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Presidente do Instituto Campus Party faz palestra em Maringá

“Fell The Future”, ou em uma tradução livre “Sinta o Futuro”. É com este propósito que o Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Prefeitura de

Local

MAFUÁ! Mostra do Filme Universitário e Amador divulga programação completa

Produções audiovisuais de estudantes paranaenses serão exibidas durante o evento, que começa na próxima quarta-feira (29)  Com o objetivo de fomentar a circulação da produção audiovisual de jovens realizadores e

Local

MAFUÁ! Mostra do Filme Universitário e Amador recebe inscrições até 1º de outubro

Evento vai priorizar troca, reflexão e aprendizado sobre audiovisual; estudantes paranaenses podem inscrever curtas de até 25 minutos   As inscrições para a MAFUÁ! – Mostra do Filme Universitário e