Governo lança pacote de medidas emergenciais para o setor cultural
5 de maio de 2020 242 Visualizações

Governo lança pacote de medidas emergenciais para o setor cultural

Há algumas semanas, representantes de diversas esferas artísticas e culturais estão em busca de diminuir o impacto da crise do Coranavírus. O foco é o setor cultural e o contato está direcionado a Secretaria de Comunicação Social e da Cultura, responsável pela pasta no Paraná.

O ICI faz parte desse movimento. No início de abril a entidade enviou uma carta ao secretário estadual de Comunicação Social e Cultura, João Evaristo Debiasi, solicitando ações emergenciais para artistas locais e regionais.

Graças a esforços como este, o Governo do Paraná atendeu a demanda e prometeu lançar, nesta terça-feira (05), um pacote de medidas emergenciais. O anúncio foi feito pela superintendente estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, em reunião por videoconferência com gestores, produtores, artistas e participação do vice-governador Darci Piana e do presidente da Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa, deputado Delegado Recalcatti (PSD).

Entre as soluções, apresentadas durante a reunião, serão publicados editais de financiamento de projetos. Segundo Miguel Fernando, consultor do ICI, plataforma de streaming e um edital de licenciamento de curtas e longas-metragens estão nesta lista. “Apesar de tantas incertezas e grande tempo de espera, conseguimos nos reunir para amenizar o impacto do setor cultural. É claro que há muito trabalho a fazer, mas estamos a postos para, assim que lançado (o pacote de medidas), trabalharmos a favor da recuperação da economia cultural”, afirma.

O consultor explica que um edital pós-pandemia, para circulação de circo e teatro, bem como a segunda edição do Cultura Paraná também fazem parte da conquista dos representantes. “Um prêmio para cultura do Estado, voltado para livros, leitura e ilustradores está entre as novas demandas. Ficamos satisfeitos com os resultados. Não tem como recuperar o tempo perdido. Então, o foco será trabalhar em cima do que temos de mais precioso: criatividade e determinação”.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

STARTUP WEEKEND: Maringá Recebe Maior Evento de Empreendedorismo do Mundo

Entre os dias 13 e 15 de abril de 2018, Maringá vai sediar seu segundo Startup Weekend. O evento promete fomentar a cultura de inovação e empreendedorismo durante 54 horas

Local

Festival de Mágica e Ilusionismo oferece diversidade nas apresentações

Ao todo, sete atrações participarão da 2ª edição do Magias do Ingá. A expectativa é receber cerca de 900 pessoas por noite   Tem risada? Sim. Mistério? Também. E a

Notícias

Edital amplia atuação de produtores locais de cinema

Mostra de Cinema Tupiniquim é uma realização do Instituto Cultural Ingá em parceria com o Cineflix Cinemas Uma nova porta se abre aos produtores locais de cinema, é a Mostra