ProjecT.aTo terá samba de roda, lançamentos e feira no encerramento

ProjecT.aTo terá samba de roda, lançamentos e feira no encerramento

O “ProjecT.aTo – a dança como ato!”, programa intensivo de formação em dança, chega ao fim com um grande evento de encerramento nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, trazendo a Associação Cultural Capuêra Angola Paraguassu (A.C.C.A.A.P) com o Samba de Roda Paraguassu na linha do mar e mestre Jaime de Mar Grande.

A associação se dedica à prática e divulgação da capoeira angola e outras atividades que se articulam a esta manifestação cultural, como o samba de roda. Fundada em 2006 em Vera Cruz/BA, na Ilha de Itaparica, por Jaime Lima, popularmente conhecido como mestre Jaime de Mar Grande, a associação conta hoje com dois núcleos consolidados: um na própria ilha e outro na cidade de São Paulo. Conta, ainda, com membros em diversas outras cidades do Brasil e do mundo.

O grupo de samba de roda Paraguassu na Linha do Mar traz um pouco do ritmo, melodia e alegria das rodas de samba da Ilha de Itaparica. Mestre Jaime de Mar Grande, nativo da ilha, conviveu, tocou e aprendeu com grandes sambadores e sambadeiras da Ilha e do Recôncavo Baiano. Sob sua liderança o grupo sustenta as raízes do samba de roda mantendo em São Paulo boa parte do repertório, da memória ancestral e alegria legada pelos mestres dessa manifestação cultural.

Em Maringá o grupo vai participar de roda de capoeira, samba de roda, conversas (batizadas de “papuêra”) e também vai lançar um álbum e o livro “O centro da Roda é o centro da Vida”, fruto da dissertação de mestrado de Carlos Alberto Corrêa Moro, aluno do grupo e do mestre Jaime. “Esse livro é uma pesquisa em antropologia social, a partir da minha vivência como aluno, todo construído em pesquisas de campo que fiz ao longo de quatro anos”, conta o autor. “Abrange diversos aspectos da prática da capoeira: falo do treinamento corporal, da preparação do corpo para o improviso. O fio condutor do livro é pensar o improviso no jogo de capoeira”, diz.

 O projeto

O ProjecT.aTo teve início no final de abril e proporcionou seis oficinas, rodas de conversas, cinco espetáculos e dois eventos de encerramento. Para a coordenadora geral, Maria Glória P. Borges, o projeto impactou muito positivamente a cena local. “Cada vez o público foi aumentando mais, tanto nas oficinas e na procura por elas quanto nos espetáculos. Foi interessante ver essa formação de público e essa troca, das pessoas verem o que está sendo produzido na dança em nível nacional e na cidade de Maringá”, avalia. Ela conta que recebeu relatos de muitas pessoas que participaram do projeto e depois buscaram aulas regulares de dança em Maringá pra dar continuidade à prática, além de ter possibilitado novas parcerias entre os participantes das ações.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

31/08

  • 13h – Papuêra, ritmo e fundamento com Mestre Jaime de Mar Grande
  • 15h – Angola na Roda
  • 18h – Samba de Roda Paraguassu na Linha do Mar

Lançamento do álbum “Eu já canto há muitos anos”

  • 21h – Forró Pé de Serra
  • 13h às 21h – Feira Colaborativa

 

01/09

  • 14h – Papuêra com Mestre Jaime de Mar Grande

Lançamento do Livro: O centro da Roda é o centro da Vida, de Carlos Alberto Corrêa Moro.

  • 15h – Angola na Roda
  • 18h – Samba de Roda Paraguassu na Linha do Mar
  • 14h às 19h – Feira Colaborativa

 

Local: Centro Comunitário do Jardim Alvorada

 

***Os horários estão sujeito a alterações

 

Todas as atividades são gratuitas. Mais informações sobre o ProjecT.aTo podem ser encontradas nas páginas do projeto nas redes sociais Instagram e Facebook.

Facebook: http://bit.do/projectato

Instagram: @project.ato

 

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Yamandu Costa e a magia do violão de sete cordas como você nunca viu

Instrumentista gaúcho, um dos maiores violonistas brasileiros, que acaba de vencer o 27º Prêmio da Música Brasileira se apresentará na cidade em agosto A função do sete cordas na música brasileira

Notícias

Sebrae e Abrasel realizam Simpósio de Inteligência no Food Service

Evento vai discutir as tendências no setor e alternativas para enfrentar tempos de crise Comentários comentários

Local

Amar, Verbo Intransitivo chega aos palcos do Teatro Calil Haddad

Após 90 anos de sua publicação, obra se transforma em peça que será apresentada em Maringá Uma obra como esta dispensa qualquer apresentação, a começar pelo autor que – mesmo