ProjecT.aTo terá samba de roda, lançamentos e feira no encerramento

ProjecT.aTo terá samba de roda, lançamentos e feira no encerramento

O “ProjecT.aTo – a dança como ato!”, programa intensivo de formação em dança, chega ao fim com um grande evento de encerramento nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, trazendo a Associação Cultural Capuêra Angola Paraguassu (A.C.C.A.A.P) com o Samba de Roda Paraguassu na linha do mar e mestre Jaime de Mar Grande.

A associação se dedica à prática e divulgação da capoeira angola e outras atividades que se articulam a esta manifestação cultural, como o samba de roda. Fundada em 2006 em Vera Cruz/BA, na Ilha de Itaparica, por Jaime Lima, popularmente conhecido como mestre Jaime de Mar Grande, a associação conta hoje com dois núcleos consolidados: um na própria ilha e outro na cidade de São Paulo. Conta, ainda, com membros em diversas outras cidades do Brasil e do mundo.

O grupo de samba de roda Paraguassu na Linha do Mar traz um pouco do ritmo, melodia e alegria das rodas de samba da Ilha de Itaparica. Mestre Jaime de Mar Grande, nativo da ilha, conviveu, tocou e aprendeu com grandes sambadores e sambadeiras da Ilha e do Recôncavo Baiano. Sob sua liderança o grupo sustenta as raízes do samba de roda mantendo em São Paulo boa parte do repertório, da memória ancestral e alegria legada pelos mestres dessa manifestação cultural.

Em Maringá o grupo vai participar de roda de capoeira, samba de roda, conversas (batizadas de “papuêra”) e também vai lançar um álbum e o livro “O centro da Roda é o centro da Vida”, fruto da dissertação de mestrado de Carlos Alberto Corrêa Moro, aluno do grupo e do mestre Jaime. “Esse livro é uma pesquisa em antropologia social, a partir da minha vivência como aluno, todo construído em pesquisas de campo que fiz ao longo de quatro anos”, conta o autor. “Abrange diversos aspectos da prática da capoeira: falo do treinamento corporal, da preparação do corpo para o improviso. O fio condutor do livro é pensar o improviso no jogo de capoeira”, diz.

 O projeto

O ProjecT.aTo teve início no final de abril e proporcionou seis oficinas, rodas de conversas, cinco espetáculos e dois eventos de encerramento. Para a coordenadora geral, Maria Glória P. Borges, o projeto impactou muito positivamente a cena local. “Cada vez o público foi aumentando mais, tanto nas oficinas e na procura por elas quanto nos espetáculos. Foi interessante ver essa formação de público e essa troca, das pessoas verem o que está sendo produzido na dança em nível nacional e na cidade de Maringá”, avalia. Ela conta que recebeu relatos de muitas pessoas que participaram do projeto e depois buscaram aulas regulares de dança em Maringá pra dar continuidade à prática, além de ter possibilitado novas parcerias entre os participantes das ações.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

31/08

  • 13h – Papuêra, ritmo e fundamento com Mestre Jaime de Mar Grande
  • 15h – Angola na Roda
  • 18h – Samba de Roda Paraguassu na Linha do Mar

Lançamento do álbum “Eu já canto há muitos anos”

  • 21h – Forró Pé de Serra
  • 13h às 21h – Feira Colaborativa

 

01/09

  • 14h – Papuêra com Mestre Jaime de Mar Grande

Lançamento do Livro: O centro da Roda é o centro da Vida, de Carlos Alberto Corrêa Moro.

  • 15h – Angola na Roda
  • 18h – Samba de Roda Paraguassu na Linha do Mar
  • 14h às 19h – Feira Colaborativa

 

Local: Centro Comunitário do Jardim Alvorada

 

***Os horários estão sujeito a alterações

 

Todas as atividades são gratuitas. Mais informações sobre o ProjecT.aTo podem ser encontradas nas páginas do projeto nas redes sociais Instagram e Facebook.

Facebook: http://bit.do/projectato

Instagram: @project.ato

 

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Festival Internacional de Corais de Maringá chega à sua 22º edição

Será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro o XXII Festival Internacional de Corais de Maringá. As atividades acontecem no Teatro Calil Haddad. Além de cursos e apresentações

Notícias

Startups Connected seleciona iniciativas inovadoras em cultura

Com o crescimento da utilização do modelo de inovação aberta, empresas de grande porte e startups se aproximam cada vez mais. Neste contexto, a Câmara Brasil-Alemanha lança, em comemoração ao

Notícias

5ª edição do Edital Viapar Cultural é lançado com mudanças que permitem atuação de projetos independentes

Os Produtores Culturais de Maringá puderam acompanhar na manhã desta quinta-feira, na ACIM, o lançamento do Edital Viapar Cultural, que oferece R$ 200 mil em recursos para três projetos culturais