Plataforma ′Maringá Cultura′ vai facilitar integração da agenda cultural

Plataforma ′Maringá Cultura′ vai facilitar integração da agenda cultural

Está lançada a plataforma ′Maringá Cultura′! A plataforma tem o objetivo de facilitar a integração e relacionamento artístico da cidade, democratizando o acesso a todas as ações, projetos e programas culturais desenvolvidos no município e região. O acesso à plataforma é simples. Basta inserir na barra de endereço URL da página da internet maringacultura.maringa.pr.gov.br:38081/. Ao abrir, o cidadão tem a opção de fazer o registro com e-mail e senha para acesso e cadastramento de eventos para divulgação.

“Estou muito feliz com o lançamento, pois lembro que em 2013, ainda como vereador, participei em inúmeras articulações para fortalecer esse sistema da cultura em Maringá. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance e um pouco mais. Parabéns a equipe da secretaria que mantém sempre os ouvidos atentos aos produtores culturais da cidade, colaborando com trabalhos extraordinários”, disse o prefeito Ulisses Maia.

A barra lateral colorida da plataforma apresenta campos com ícones que auxiliam o sistema de registro. São eles: introdução, eventos, agentes, espaços, projetos, oportunidades e desenvolvedores. No espaço ′Agentes′, pode ser inserido dados de grupos, coletivos, bandas, instituições e empresas que possuem envolvimento na cena cultural da cidade e região. Com o cadastro é possível a participação do cidadão como agente na colaboração com a gestão cultural do município.

A plataforma também disponibiliza a opção ′Espaços′ para o cadastramento da área de atuação desses grupos na cidade. Entre os exemplos estão: cultura popular, fotografia, antropologia, cultura digital, comunicação, cultura LGBT, cultura cigana, cultura negra, educação, esporte e outros.

Além disso, o campo ′Projetos′ auxilia na identificação dos locais que reúne projetos culturais, leis de fomento, mostras, convocatórias e editais na cidade e região, como por exemplo: festivais, concursos, palestras, simpósios, conferências, feiras, jornadas, mostras, reuniões e muito mais. Ou seja, a plataforma ′Maringá Cultura′ chega para agilizar e facilitar ainda mais tudo o que está relacionado a cultura da cidade para a população.

Um mapa cultural também está disponibilizado no site. Nele consta mapeados todos os espaços culturais da cidade, possibilitando a identificação e locomoção dos usuários. “Essa plataforma era uma demanda muito antiga da cena artística e cultural da cidade, e com muita dedicação conseguimos inaugurá-la. As pessoas poderão se cadastrar e interagir com seus eventos e atividades da cidade. Posteriormente, a ideia é utilizar a mesma para desburocratizar o acesso aos editais de fomento e incentivo à cultura”, disse o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

O evento também contou com a presença do vereador Mário Verri, o presidente da Unijore, Joel Cardoso, a presidente da Academia de Letras de Maringá, Majô Baptistoni, e convidados. Seja um agente cultural acessando a plataforma, e ajude a Prefeitura de Maringá mapear o cenário artístico-cultural da cidade.

Saiba mais em: maringacultura.maringa.pr.gov.br:38081 ou na Secretaria de Cultura pelo telefone: 44-3218-6100.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Inscrições abertas para edital do IberCultura Viva

Organizações e coletivos de cultura comunitária e povos originários que trabalham em articulação e de maneira colaborativa nos países integrantes do programa IberCultura Viva (Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador,

Nacional

Ancine divulga estudo sobre perfil do emprego no setor audiovisual

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), divulgou o estudo “Emprego no setor audiovisual”. Elaborado a partir dos dados da Relação Anual de Informações

Notícias

Rubia Divino organiza financiamento coletivo para lançamento de segundo EP

Rubia Divino é cantora e compositora. Começou sua relação com a música aos 9 anos e aos 20 já estava nos palcos de eventos independentes. A artista agrega em sua