Palhaço Mequetrefe abre a Semana das Artes e da Cultura neste domingo

Palhaço Mequetrefe abre a Semana das Artes e da Cultura neste domingo

“Mequetrefe Circo Show”, solo do ator Gustavo Bertin (Londrina/PR), abre neste domingo (14) a segunda etapa da Semana Municipal das Artes e da Cultura, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Maringá. A apresentação será às 10h na entrada do Parque do Ingá.

Gustavo Bertin interpreta o palhaço Mequetrefe e neste espetáculo apresenta alguns números de malabarismo, entremeados por pequenas ações de ligação que foram estruturados após as oficinas “Jogo, Prazer e Estratégia – bufão e clown”, ministrada na sede do Lume Teatro pela atriz Roberta Casanova e “Manual Prático do Palhaço de Rua” com o palhaço argentino Chacovachi.

Como o próprio nome indica, o espetáculo traz uma seleção de “rotinas” de habilidades como chicote, monociclo e mágicas. O embasamento dramatúrgico se dá a partir da história do palhaço perambulando pelas ruas e se deparando com um espetáculo de circo prestes a começar. Ele também quer mostrar as suas habilidades antes das atrações principais, mas não confia que será um sucesso. Os números não acontecem como deveriam. O resultado é uma sequência de trapalhadas com o palhaço que tenta fazer bonito no show e conquistar o espectador no picadeiro improvisado.

Além de teatro e circo, também há um número de teatro de animação: o “malabarista Poucatelha”, criado a partir do projeto de pesquisa “Teatro de Objetos pelo Palhaço Mequetrefe”, financiado pela Fundação Araucária sob orientação do Dr. Mauro Rodrigues na UEL em 2016. O simpático personagem Poucatelha ganha vida a partir do joelho de Gustavo Bertin e cativa a plateia com o jogo entre criador e criatura. Ele é composto por simples elementos: uma camisa e uma pequena máscara que são acoplados ao joelho do palhaço. A simplicidade com que ele surge cativa o público em questão de segundos e por ser um elemento de rápida identificação o espectador logo se entrega à fantasia. Recentemente esteve no programa Caldeirão do Huck, no quadro Gonga la gonga.

O espetáculo já passou por eventos importantes e significativos, como o tradicional FILO – Festival Internacional de Londrina, e a Só em Cena – Mostra de Solos e Monólogos, apresentando-se com sucesso no distrito de Iguatemi.

Semana

A Semana Municipal das Artes e da Cultura de Maringá, que trouxe como tema “Cultura para quê?”, prossegue com sua segunda etapa, que ocorre neste mês de julho com ações que impulsionam a reflexão da comunidade sobre os objetivos e novos desafios das artes e da cultura.

A primeira etapa aconteceu em março, trazendo em sua programação ações formativas com profissionais de reconhecimento nacional e atrações musicais como João Bosco e a Banda Mais Bonita da Cidade. Mais de 10 mil pessoas estiveram presentes nas atividades.

Para segunda etapa, o público contará com diversas manifestações artísticas, gratuitas, promovidas em teatros, parques e bibliotecas municipais.

O evento é realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, e acontecerá entre os dias 14 e 21 de julho.

Veja programação completa: https://bit.ly/2NINXta

 

Serviço

Mequetrefe Circo Show

Com Gustavo Bertin (Londrina / pR)

Dia 14 de julho às 10h na frente do Parque do Ingá

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Deixe as luzes da cidade te levarem até o Auto de Natal

Releitura do nascimento de Jesus ganha cenário, cores e personagens típicos da história de Maringá e região Enquanto a cidade se enfeita de luzes para receber o final de ano,

Notícias

5 anos de Maringá Jazz Festival: evento acontece neste final de semana

Apresentações gratuitas acontecem no Teatro Marista e dão espaço para músicos reconhecidos mundialmente e instrumentistas locais   Os artistas que se apresentam gratuitamente no Maringá Jazz Festival deste ano, que

Notícias

Programa Banco de Brasil de Patrocínios 2016-2017

Estão abertas as inscrições para o Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2016-2017, que selecionará propostas a obterem apoio financeiro do Banco do Brasil em todo território nacional. Serão considerados