Projeto “Matinatas, Solaratas, Serenatas e Serestas – A Cidade é Canção” terá cinco apresentações musicais gratuitas

Projeto “Matinatas, Solaratas, Serenatas e Serestas – A Cidade é Canção” terá cinco apresentações musicais gratuitas

O projeto “Matinatas, Solaratas, Serenatas e Serestas – A Cidade é Canção”, será realizado em Maringá a partir do dia 07/06. Serão cinco apresentações musicais gratuitas em parques, gramado de centro comunitário e em teatro, contemplando serestas, cantigas antigas e canções do folclore popular.

A apresentação inaugural foi apresentada na feira verde do Jardim Alvorada na última sexta-feira, ao lado do Centro Comunitário na Avenida Sophia Rasgulaeff. No dia 8, sábado, foi realizada uma caminhada musical noturna, passeio embalado por músicas do folclore popular e do repertório das serestas pelas trilhas do Bosque das Grevíleas. No domingo, dia 9, no Parque Alfredo Nyffler aconteceu uma solaratas, traduzida como apresentação musical em parques da cidade. As matinatas são apresentações musicais realizadas entre 9h e 11h.  Neste projeto irá ocorrer dia 12 de junho, às 10h, no Parque das Palmeiras. O projeto se encerra dia 22 com uma seresta realizada no Teatro Barracão às 20h30.

O repertório inclui nomes como Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Catulo da Paixão Cearense, dentre outros, para nominar apenas os seresteiros mais conhecidos. As canções são executadas por Mari Tenório (voz), Rafael Marinho (violão e voz), Tauan Gonzalez Sposito (violino e bandolim) e Wellington Tangi Miguel (flauta transversal e clarinete), Andro Gustavo (pandeiro) e conta com a participação dos Amigos da Seresta e de Ricardo Agostini.

Além disso, as apresentações tem caráter cênico, contando com a participação dos atores/bailarinos Alexandra Delgado e Flávio Magalhães, com cenografia, figurino e adereços que remetem aos tempos antigos da colonização da cidade, prestando homenagem aos pioneiros que construíram Maringá.

De acordo com a idealizadora do projeto, a cantora Mari Tenório, o objetivo é suprir uma carência de espaço para esses gêneros musicais, difundindo canções que marcaram gerações e tornando-as acessíveis ao grande público, potencializando as duas vocações da cidade: a de Cidade Canção e a de Cidade Verde.

 

Serviço

07/06 – Serenata às 19h30 na feira verde do Jd. Alvorada

08/06 – Caminhada musical às 20h30 no Bosque das Grevíleas

09/06 – Solarata às 17h no Parque Alfredo Nyffler

12/06 – Matinata às 10h no Parque das Palmeiras

22/06 – Seresta às 20h30 no Teatro Barracão

Entrada gratuita

Classificação Livre

 

 

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Ministério da Cidadania divulga inscrições habilitadas no Prêmio Culturas Populares

Vão concorrer aos 250 prêmios, de R$ 20 mil, 1.345 mestres e 312 pessoas jurídicas de todas as regiões do Brasil. Nordeste concentrou a maior parte dos inscritos O Ministério

Notícias

Itaú Cultural lança a edição 21 da Revista Observatório

O lançamento da edição 21 da Revista Observatório acontecerá no dia 30 de novembro, no Itaú Cultural. Esse número, feito exclusivamente por intelectuais e artistas negros, aborda temas como política,

Notícias

Senado aprova Medida Provisória que garante repasse das loterias para o Fundo Nacional de Cultura

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) 846/2018, que garante repasses da arrecadação de loterias para o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo