Universo da cultura pop inspira espetáculo e oficina de dança

Universo da cultura pop inspira espetáculo e oficina de dança

Nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio acontece a segunda etapa do ProjecT.aTo – a dança como ato, projeto de Maria Glória P. Borges e Alexandra Delgado, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O espetáculo “Dellas17” e a oficina “É puro glamour!” trazem as artistas Daniela Moraes e Layla Bucaretchi.

“Dellas17” será apresentado dia 16 no Teatro Reviver e dia 17 na Oficina de Teatro da UEM, sempre às 20h30. Trata-se de um dueto de dança contemporânea que parte do universo da cantora pop britânica Adele e percorre as contradições da relação do artista com o sucesso: da vontade de partilhar sua visão artística e ter o reconhecimento do público até a dureza da indústria cultural e as pressões advindas das exigências crescentes sobre as figuras públicas.

“A Adele é uma peça fundamental no trabalho. Muitas ideias surgiram dela, das coisas que ela produz. Ela é uma fonte de inspiração, mas é também uma camada dentro de tantas outras que a gente resolveu investigar nesse processo, que tem muito a ver com a questão da imagem, do poder e do consumo da imagem nos dias de hoje”, explica a intérprete Daniela Moraes, que revela ter aprofundado os estudos sobre o universo da cultura pop.

“Dentro deste universo existem várias divas e várias mulheres maravilhosas. A Adele também é assim. Mas a gente foi pesquisando e fomos descobrindo que, para além da imagem da diva, ao mesmo tempo em que isso é construído sobre ela, ela desconstrói, ela critica, ela ri de si mesma, ela chora, expõe as fraquezas. Isso aproxima ela da gente”, diz.

Com dramaturgia de Tono Guimarães e colaboração artística de Ricardo Gali, “Dellas17” combina cenas de dança, canto, dublagem e efeitos luminotécnicos, na iluminação criada por Maria Basulto. E não espere encontrar na trilha as famosas músicas de Adele. A diva pop serviu de inspiração também para a composição da trilha autoral, assinada por Thomaz Souza. O espetáculo tem duração de 45 minutos e classificação livre.

Oficina

Nos dias 17 e 18 de maio, das 10h às 13h nas salas da Oficina de Teatro da UEM, acontece a oficina “É puro glamour!”, ministrada por Daniela Moraes e Layla Bucaretchi. As 25 vagas são destinadas a todos os interessados em dança, performance, movimento e que queiram experimentar um pouco das ideias que preenchem o trabalho Dellas17. “Queremos dividir as ferramentas e pensamentos que para nós foram fundamentais pra a construção da peça. A dança que surge e se desdobra a partir de gestos, a importância de um rosto expressivo, ‘carão’, capaz de transbordar diferentes emoções. A dublagem como espaço potente de investigação. Passaremos por todas estas questões no workshop”, explica Daniela.

Como trabalhar e trazer os efeitos do vídeo, como aceleração, slow motion, boomerang, play/pause para o corpo? Quais são os gestos e expressões faciais recorrentes nas performances do show pop, o que é o “carão” e como esses cantores se colocam em cena? Sendo a boca peça protagonista numa dublagem, como trabalhar essa ação, fortalecendo o diálogo entre música-corpo, vocalização-movimento? Esses são alguns questionamentos que a oficina pretende abordar.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet por meio do preenchimento do formulário disponível no link http://twixar.me/XJfn. Haverá um processo seletivo, baseado em carta de intenção.

 

Serviço

Dia 16 de maio – espetáculo “Dellas17” às 20h30 no Teatro Reviver

Dia 17 de maio – espetáculo “Dellas17” às 20h30 na Oficina de Teatro da UEM

 

Dias 17 e 18 de maio oficina imersão “É puro glamour!”

das 10h às 13h Salas anexas à Oficina de Teatro da UEM

 

Todas as atividades são gratuitas. Mais informações sobre o ProjecT.aTo podem ser encontradas nas páginas do projeto nas redes sociais Instagram e Facebook.

Facebook: http://bit.do/projectato

Instagram: @project.ato

 

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura;

 

 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Flim supera expectativas e atrai mais de 50 mil pessoas

Tributo à Clara Nunes marcou o encerramento da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), no domingo, 25, depois de cinco dias de intensa programação. Cerca de 50 mil pessoas passaram

Nacional

Caixa abre seleção pública para projetos culturais

Interessados têm até as 17h (horário de Brasília) do dia 31 de julho para inscrever seus projetos nos quatro programas culturais do banco A CAIXA abriu no último dia 22

Local

Ticnova 2017 foca na inovação e criação de empresas

Maior novidade é na maratona de programação: inscritos deverão criar tecnologia para drones e testá-la no centro de Maringá O desenvolvimento da tecnologia requer investimentos em inovação que se transformem