Projeto discute a dança como ferramenta de impacto na transformação social
21 de maio de 2019 251 Visualizações

Projeto discute a dança como ferramenta de impacto na transformação social

O projeto Formação Continuada em Dança, realizado pela Academia Daisa Poltronieri com recursos do Prêmio Aniceto Matti, promove neste final de semana a roda de conversa com Patrícia Machado. Ela irá abordar o tema “A Dança como ferramenta de impacto na transformação social”. O evento é aberto ao público e começa às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

Patrícia Machado é professora e pesquisadora em dança contemporânea, formada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduada em Artes Dramáticas pelo Institut del Teatre (Barcelona). Idealizou o projeto “Criança que dança Haiti”, que leva atividades artísticas para jovens em situação de vulnerabilidade social em Porto Príncipe, no Haiti. Também é co-fundadora do “Nós em traço”, coletivo formado por mães artistas que desenvolve alternativas para arte e educação através do diálogo entre o corpo, movimento e traço.

“O ‘Nós em traço’ se interessa pela investigação livre e inventiva na mescla de diversas linguagens artísticas, em especial o movimento e o desenho. Atua em espaços públicos e privados, com ênfase nas primeiras experiências estéticas das crianças”, explica Patrícia.

O “Criança que dança Haiti” vai para a terceira edição com ações que atendem vítimas de terremotos e outras catástrofes naturais que assolam aquele país, que atualmente detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente americano.

Cada ida para o Haiti dura pelo menos dez dias, com residências artísticas acontecendo diariamente ao longo desse período. Ano passado o projeto promoveu um curso de formação para haitianos multiplicarem as ações em dança desenvolvidas pelos professores brasileiros.

“É sempre bom frisar que é um trabalho de arte e ativismo. O que vou trazer na roda de conversa são relatos reais dessas crianças, com fotos e vídeos desses encontros que demonstram a transformação no corpo delas, na maneira como se colocam, como falam, se expressam, olham. É muito perceptível. São essas experiências que eu pretendo compartilhar”, conta.

 

Serviço

Data: 25/05

Horário: 20h

Local: Teatro Barracão

Professora: Patrícia Machado

Tema: A Dança como ferramenta de impacto na transformação social.

Próximas rodas de conversa

 

Data: 15/06

Horário: 20h

Local: Teatro Barracão

Professor: Airton Rodrigues

Tema: Criação Coreográfica em Dança Contemporânea.

*Juntamente com espetáculo da Cia Duo Due.

 

Data: 06/07

Horário: 20h

Local: Teatro Barracão

Professora: Kelly Lotz

Tema: Do primeiro Pliê para o mundo do Trabalho: Como a Dança está presente na formação do profissional das diferentes áreas.

 

Contato: formacaocontinuadaemdanca@gmail.com

Fone: (44) 99166-3343 e 3269 2847

Instagram e facebook: @Formação Continuada em Dança

 

Projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O “Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Artigo

Economia colaborativa traz negócios em busca de um mundo melhor

Já imaginou viver em um mundo em que a moeda vigente é a da cooperação? Então comece a visualizar esta realidade e a pensar em meios de se inserir nela;  pois pequenas

Nacional

Audiovisual cresce mais do que outros setores

Cultura e Mercado Divulgado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Estudo sobre Valor Adicionado pelo Setor Audiovisual Brasileiro indica que, entre os anos de 2007 e 2013, houve um

Notícias