Senado aprova Medida Provisória que garante repasse das loterias para o Fundo Nacional de Cultura

Senado aprova Medida Provisória que garante repasse das loterias para o Fundo Nacional de Cultura

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) 846/2018, que garante repasses da arrecadação de loterias para o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Ministério dos Esportes. De acordo com a MP, serão destinados ao FNC, em 2019, 2,91% do percentual de arrecadação das loterias de prognósticos numéricos, como Mega Sena e Quina; além de 1% das loterias esportivas e 0,5% da Loteria Federal. O fundo também receberá 0,9% da arrecadação com a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) – percentual alterado pelo Senado em relação ao texto da MP original, que previa 0,4%.

Assim, espera-se que o FNC receba, anualmente, cerca de R$ 444 milhões de reais em recursos das loterias. O valor é R$ 2,4 milhões superior ao previsto no cenário anterior à medida (veja tabela). Para que a MP passe a valer, o presidente da República, Michel Temer, deve sancioná-la ou vetá-la em até 15 dias.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que teve participação ativa nas negociações para elaboração da MP 846, comemorou a aprovação. “Representa um claro reconhecimento da importância do setor cultural e da política pública de Cultura para o desenvolvimento do País e também para a redução da violência e da criminalidade. Trata-se de uma grande vitória para a cultura brasileira”, disse ele.

O ministro ressaltou a importância de que os recursos de fato cheguem ao setor, já que há vários anos os repasses para o FNC vêm sendo alvo de contingenciamento. “Esses recursos precisam ser direcionados diretamente aos projetos culturais, por meio de um programa de fomento direto capaz de complementar a Lei Rouanet e acelerar o crescimento das atividades culturais e criativas em todas as regiões do país. O impacto positivo sobre a geração de renda, emprego, inclusão, arrecadação e desenvolvimento será imenso”, enfatizou.

Em agosto deste ano, a edição da MP 846 pela Presidência da República modificou a MP 841, que retirava recursos das áreas da cultura e do esporte. A nova MP foi assinada em julho e aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (20). Com a aprovação no Senado, segue para sanção do presidente da República.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Ministério da Cultura

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Matriculas para Projeto Som da Banda começam neste sábado

Aulas de música, corpo coreográfico e baliza serão ministradas gratuitamente. As vagas são limitadas O Projeto Som da Banda é realizado pela Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota

Notícias

“Florescerro” abre série de apresentações em Campo Mourão

Espetáculo do Grupo de Pesquisa Teatral AJNA foi um dos contemplados no Edital Viapar Cultural A maturidade da cena cultural de uma cidade depende diretamente da forma que artistas e plateia

Notícias

Chefs de cozinha renomados marcam a Semana de Gastronomia da Unicesumar

Mais de 15 minicursos, palestras e concurso Chef Revelação temperam o evento acadêmico aberto à comunidade No embalo do movimento encabeçado pelo chef Alex Atala, que pede pela aprovação do