Senado aprova Medida Provisória que garante repasse das loterias para o Fundo Nacional de Cultura

Senado aprova Medida Provisória que garante repasse das loterias para o Fundo Nacional de Cultura

O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) 846/2018, que garante repasses da arrecadação de loterias para o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Ministério dos Esportes. De acordo com a MP, serão destinados ao FNC, em 2019, 2,91% do percentual de arrecadação das loterias de prognósticos numéricos, como Mega Sena e Quina; além de 1% das loterias esportivas e 0,5% da Loteria Federal. O fundo também receberá 0,9% da arrecadação com a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) – percentual alterado pelo Senado em relação ao texto da MP original, que previa 0,4%.

Assim, espera-se que o FNC receba, anualmente, cerca de R$ 444 milhões de reais em recursos das loterias. O valor é R$ 2,4 milhões superior ao previsto no cenário anterior à medida (veja tabela). Para que a MP passe a valer, o presidente da República, Michel Temer, deve sancioná-la ou vetá-la em até 15 dias.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que teve participação ativa nas negociações para elaboração da MP 846, comemorou a aprovação. “Representa um claro reconhecimento da importância do setor cultural e da política pública de Cultura para o desenvolvimento do País e também para a redução da violência e da criminalidade. Trata-se de uma grande vitória para a cultura brasileira”, disse ele.

O ministro ressaltou a importância de que os recursos de fato cheguem ao setor, já que há vários anos os repasses para o FNC vêm sendo alvo de contingenciamento. “Esses recursos precisam ser direcionados diretamente aos projetos culturais, por meio de um programa de fomento direto capaz de complementar a Lei Rouanet e acelerar o crescimento das atividades culturais e criativas em todas as regiões do país. O impacto positivo sobre a geração de renda, emprego, inclusão, arrecadação e desenvolvimento será imenso”, enfatizou.

Em agosto deste ano, a edição da MP 846 pela Presidência da República modificou a MP 841, que retirava recursos das áreas da cultura e do esporte. A nova MP foi assinada em julho e aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (20). Com a aprovação no Senado, segue para sanção do presidente da República.

Fonte: Assessoria de Imprensa | Ministério da Cultura

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Funarte irá promover encontro de luthiers do Brasil

Cortar, lixar e dar forma à madeira para construir um instrumento musical. Esta arte é conhecida mundialmente como lutheria e o profissional que trabalha com ela, luthier. No Brasil existem,

Notícias

Aberto cadastramento de pareceristas para o 2º edital do Profice

Os interessados em prestar serviços de análise e emissão de pareceres técnicos para os projetos habilitados no 2º Edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná

Local

Maringá recebe Vernissage e Exposição de Odilla Mestriner

Projeto visa homenagear os 10 anos da morte da artista paulista Odilla Mestriner foi uma renomada artista plástica brasileira, pouco conhecida no meio maringaense. Durante sua exímia trajetória, participou de