Projeto de leitura percorre  três cidades da região

Projeto de leitura percorre três cidades da região

Tem início neste fim de semana em Sarandi o projeto Piquenique da Leitura, com oficinas de formação e contações de histórias. Idealizado pelos contadores de história Danilo Furlan e Cleo Cavalcantty, mediante a necessidade de reaproximar as pessoas dos livros e das histórias, o projeto tem patrocínio da Viapar e fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá e consiste em ações de leitura, oficina e contação de histórias.

A ideia do projeto é sempre aproveitar tardes ensolaradas para estender uma manta em praça pública e convidar pessoas a vivenciarem o mundo dos livros e das histórias, por meio da oferta de um acervo de cerca de 150 obras literárias oriundas dos acervos pessoais dos contadores de história.  São livros adultos, Infanto-juvenis e periódicos para leitura e consulta local.

“O Piquenique da Leitura é uma ação muito simples, mas com uma beleza incrível. Uma toalha de piquenique estendida e livros para serem saboreados em uma tarde de domingo junto aos amigos ou familiares. É quando o livro se torna protagonista de muitos encontros, risos, olhos atentos e um mundo de possibilidades no universo da imaginação, assim vamos levando o livro ao encontro de seu público”, comenta Danilo Furlan.

O projeto Piquenique da Leitura acontecerá em três cidades: Aricanduva, Cambira e Sarandi. Cada evento será realizado em dois dias, totalmente gratuito. Além de proporcionar um encontro de pais, irmãos, filhos, amigos e desconhecidos em praça pública, favorecendo a socialização por meio da arte e o resgate do prazer de se ler um bom livro, o evento também promove o encontro de contadores de histórias de diversas regiões do Paraná, como Maringá, Londrina, Paranavaí, Campo Mourão e Curitiba, oportunizando a troca de experiências, técnicas e repertórios entre eles.

Em cada uma das três edições serão realizadas quatro oficinas literárias e quatro contações de histórias de temas diversos e para público livre, com a mediação de Danilo Furlan e Cléo Cavalcantty, idealizadores do projeto. Os contadores de histórias que integram a programação do evento são Rô Fagundes (Maringá), Geovane Rodrigues (Campo Mourão), Patrícia Sá e Renata Maia (Londrina) e Luciana Guedes (Paranavaí).  Cada oficina terá o número máximo de 25 participantes e as inscrições serão realizadas durante todo o evento.

O Piquenique da Leitura estimula a leitura prazerosa, contribui na formação de novos leitores, oferece a muitos o primeiro contato com os livros, valoriza e amplia a arte da contação de histórias e oferece uma alternativa de entretenimento de qualidade. Promove o intercâmbio cultural entre contadores de história de distintas regiões do Paraná, oportunizando troca de experiências, técnicas e repertórios de artistas com diferentes métodos e estilos de trabalho. Proporciona a interatividade entre público e artistas através de oficinas práticas, deixando um legado artístico para a população local e permitindo o desdobramento e continuidade do projeto nas cidades por onde ele passa. Democratiza o acesso a arte em praças públicas, oferecendo ações culturais 100% gratuitas e para todos as idades. Para que possamos mudar a realidade é necessário que se incentive a leitura. Assim, o projeto Piquenique da Leitura se faz presente como uma ação que busca criar, valorizar e incentivar o hábito de ler e ouvir histórias, bem como utilizar praças das cidades como um espaço de lazer, cultura, socialização e bem estar.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PIQUENIQUE DA LEITURA

 

1ª Edição: Sarandi

10 de Novembro – Oficinas de formação

Serão 4 oficinas com até 25 inscritos ofertadas pelos contadores, Danilo Furlan, Cléo Cavalcantty, Rô Fagundes e Geovane Rodrigues.

Local: Escola Municipal Mauro Padilha (Avenida Londrina, nº 998 –  Jardim Independência)

Horário: das 8h às 12h

11 de Novembro – Piquenique da Leitura

Local: Praça Ipiranga (Casa da Cultura)

14h: Abertura do piquenique

14h: Contação de histórias com Danilo Furlan.

15h30: Contação de histórias com Rô Fagundes

16h30: Contação de histórias com Geovane Rodrigues

18h: Contação de histórias com Cléo Cavalcantty.

18h30: Encerramento.

Das 14h às 18h30 todos os contadores farão mediações de leitura para os presentes.

 

2ª Edição: Cambira

18 de novembro – Piquenique da Leitura

Local: Praça do Futuro (Avenida Brasil – centro)

14h: Abertura do piquenique

14h: Contação de histórias com Danilo Furlan.

15h30: Contação de histórias com Patrícia Sá

16h30: Contação de histórias com Renata Maia

18h: Contação de histórias com Cléo Cavalcantty.

18h30: Encerramento.

Das 14h às 18h30 todos os contadores farão mediações de leitura para os presentes.

19 de Novembro – Oficina de formação

Serão 4 oficinas com até 25 inscritos ofertadas pelos contadores, Danilo Furlan, Cléo Cavalcantty, Patrícia Sá e Renata Maia.

Local: Escola Municipal Monteiro Lobato (Rua Primavera nº 90)

Horário: das 13h30 às 17h30

 

3ª Edição: Aricanduva

25 de novembro – Piquenique da Leitura

Local: a confirmar

14h: Abertura do piquenique

14h: Contação de histórias com Danilo Furlan.

15h30: Contação de histórias com Rô Fagundes

16h30: Contação de histórias com Luciana Guedes

18h: Contação de histórias com Cléo Cavalcantty.

18h30: Encerramento.

Das 14h às 18h30 todos os contadores farão mediações de leitura para os presentes.

26 de Novembro – Oficina de formação

Serão 4 oficinas com até 25 inscritos ofertadas pelos contadores, Danilo Furlan, Cléo Cavalcantty, Rô Fagundes e Luciana Guedes.

Local: a confirmar

Horário: das 13h30 às 17h30

 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Oficinas

Fotos – Fórum de Líderes Sindicais

No último dia 15, sexta-feira, os líderes de diferentes sindicatos de Maringá e região tiveram a oportunidade de se reunirem e, juntos, conhecer e discutir aspectos sobre saúde, economia e legislação

Notícias
Local

Projeto cultural “Stone Face” apresenta “O passeio de Buster Keaton”

Maringá é a personagem principal da peça; as apresentações serão na Casa da Cultura Alcidio Regini com entrada gratuita A peça “O passeio de Buster Keaton” é uma adaptação livre