Maringá é escolhida para iniciar projeto Orquestrando o Brasil no Paraná

Maringá é escolhida para iniciar projeto Orquestrando o Brasil no Paraná

Iniciativa visa expor o funcionamento do projeto e conhecer um pouco do trabalho realizado pelos grupos musicais organizados

Na noite desta quarta-feira (10), na sede da Associação Comercial de Maringá (ACIM), foi lançado no Paraná o projeto Orquestrando o Brasil, que tem como objetivo apoiar os grupos musicais, com a capacitação do regente local e sua transformação em agente mobilizador, além de organizar a formação de orquestras infanto-juvenis ou adultas. A ação contou com o apoio da ACIM, Instituto Cultural Ingá (ICI) e Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (SEMUC).

Participação

Cerca de 50 participantes, entre alunos, regentes e coordenadores de projetos musicais da cidade estiveram presentes no encontro com João Carlos Martins, pianista e maestro brasileiro.

“Estamos felizes em usar Maringá como pedra fundamental do projeto no Paraná. A cidade é exemplo para o estado e para o Brasil em organização e trabalho integrado. Vimos que há uma quantidade enorme de iniciativas, além da qualidade e experiência das pessoas envolvidas” afirma José Roberto, diretor administrativo do projeto.

Para o coordenador e maestro do projeto Som da Banda, Graziani Moraes, o bom desempenho da cidade é fruto da estruturação para a formação de novos músicos. “Maringá vem crescendo. Há 20 anos as coisas eram muito diferentes. Para conseguir conhecimento na área você deveria ir para outras cidades. Com o passar dos anos, houve uma estruturação dos cursos. Isso fez com que a área da música se qualificasse. Hoje o maringaense não precisa sair daqui. Ele tem formação na cidade, tanto em projetos, como o Som da Banda, quanto na qualificação em instituições”.

Orquestrando o Brasil

O Orquestrando o Brasil (www.orquestrandobrasil.com.br) é uma plataforma digital que tem o propósito de disseminar conteúdos relevantes, oferecer capacitação para regentes e músicos e ser uma ferramenta para a troca de conhecimento.

“O portal estabelece um contato diário com os milhares de profissionais e amadores da música que desenvolvem projetos locais. É uma forma de centralizar tudo o que está acontecendo no Brasil”, explica João Carlos Martins. O maestro salienta a importância da participação dos músicos no projeto. “Se recebermos informações das cidades, vamos ajudar a divulgar os projetos. Por isso é que precisamos dessa comunicação com os produtores, para mostrar experiências que dão certo e, consequentemente, usar isso para inspirar outras pessoas”.

Martins revela que sua meta é transformar o Orquestrando o Brasil no maior projeto musical do mundo. “No começo as ações serão totalmente voluntárias. Mas futuramente pretendemos apresentar o projeto a diversas comunidades internacionais com o objetivo de obter recursos financeiros que garantam a manutenção e expansão das nossas ações”.

O projeto é idealizado pelo maestro João Carlos Martins em parceria com a Fundação Banco do Brasil e apoio do SESI/SP e FIESP.

 

 

 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Painel Funarte de bandas de Música e o Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música.

Clique no link abaixo e confira a programação: Divulgacao Folder – Painel Funarte de Bandas de Música Comentários comentários

Notícias

Confira a lista de selecionados para a Oficina Lei Rouanet

As inscrições foram analisadas por um júri técnico do ICI. Em ação inédita, todos os inscritos foram selecionados.   Nome completo Cidade onde reside Janaína Belai da Silva Maringá Alan

Notícias

Espetáculo Ritmos e Manifestações afro-brasileiras com Dinho Nascimento

O Centro Cultural Sucena é uma instituição cultural, social e desportiva, que atua em Maringá, desde 1989, sendo um dos grupos mais tracionais em divulgar  a cultura afro-brasileira, atualmente o grupo