Maringá é escolhida para iniciar projeto Orquestrando o Brasil no Paraná

Maringá é escolhida para iniciar projeto Orquestrando o Brasil no Paraná

Iniciativa visa expor o funcionamento do projeto e conhecer um pouco do trabalho realizado pelos grupos musicais organizados

Na noite desta quarta-feira (10), na sede da Associação Comercial de Maringá (ACIM), foi lançado no Paraná o projeto Orquestrando o Brasil, que tem como objetivo apoiar os grupos musicais, com a capacitação do regente local e sua transformação em agente mobilizador, além de organizar a formação de orquestras infanto-juvenis ou adultas. A ação contou com o apoio da ACIM, Instituto Cultural Ingá (ICI) e Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (SEMUC).

Participação

Cerca de 50 participantes, entre alunos, regentes e coordenadores de projetos musicais da cidade estiveram presentes no encontro com João Carlos Martins, pianista e maestro brasileiro.

“Estamos felizes em usar Maringá como pedra fundamental do projeto no Paraná. A cidade é exemplo para o estado e para o Brasil em organização e trabalho integrado. Vimos que há uma quantidade enorme de iniciativas, além da qualidade e experiência das pessoas envolvidas” afirma José Roberto, diretor administrativo do projeto.

Para o coordenador e maestro do projeto Som da Banda, Graziani Moraes, o bom desempenho da cidade é fruto da estruturação para a formação de novos músicos. “Maringá vem crescendo. Há 20 anos as coisas eram muito diferentes. Para conseguir conhecimento na área você deveria ir para outras cidades. Com o passar dos anos, houve uma estruturação dos cursos. Isso fez com que a área da música se qualificasse. Hoje o maringaense não precisa sair daqui. Ele tem formação na cidade, tanto em projetos, como o Som da Banda, quanto na qualificação em instituições”.

Orquestrando o Brasil

O Orquestrando o Brasil (www.orquestrandobrasil.com.br) é uma plataforma digital que tem o propósito de disseminar conteúdos relevantes, oferecer capacitação para regentes e músicos e ser uma ferramenta para a troca de conhecimento.

“O portal estabelece um contato diário com os milhares de profissionais e amadores da música que desenvolvem projetos locais. É uma forma de centralizar tudo o que está acontecendo no Brasil”, explica João Carlos Martins. O maestro salienta a importância da participação dos músicos no projeto. “Se recebermos informações das cidades, vamos ajudar a divulgar os projetos. Por isso é que precisamos dessa comunicação com os produtores, para mostrar experiências que dão certo e, consequentemente, usar isso para inspirar outras pessoas”.

Martins revela que sua meta é transformar o Orquestrando o Brasil no maior projeto musical do mundo. “No começo as ações serão totalmente voluntárias. Mas futuramente pretendemos apresentar o projeto a diversas comunidades internacionais com o objetivo de obter recursos financeiros que garantam a manutenção e expansão das nossas ações”.

O projeto é idealizado pelo maestro João Carlos Martins em parceria com a Fundação Banco do Brasil e apoio do SESI/SP e FIESP.

 

 

 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Maringá Park apresenta Festival Internacional de Ilusionismo e Mágica 2018

A atração principal fico por conta de Issao Imamura. Karllos Della Re abrirá Festival com apresentações de mentalismo Aclamado pela mídia como o maior e melhor ilusionista do Brasil e

Notícias

Prévia do Maringá Blues Festival acontece no dia 5 de dezembro com atração internacional

Reconhecido em diversas premiações, o cantor, compositor e guitarrista norte-americano Mr. Sipp traz para Maringá o autêntico blues do Mississippi O músico norte-americano Castro Coleman, conhecido nos palcos mundo afora

Artigo

Como “O Menino e o Mundo” chegou ao Oscar

POR SABRINA NUDELIMAN WAGON, ESPECIAL PARA TELA VIVA NEWS Num ano difícil para a economia do Brasil em diferentes setores e indústrias, um longa de animação traz uma grande alegria