Escala Cultural traz “Delicadas Embalagens”

Escala Cultural traz “Delicadas Embalagens”

O Escala Cultural traz à Maringá no dia 6 de outubro o espetáculo “Delicadas Embalagens”, da Cia Senhas (Curitiba/PR). A apresentação será às 20h no Teatro Barracão e tem classificação indicativa para 12 anos. A entrada é gratuita.

Com texto e direção de Sueli Araujo, a condução do espetáculo é feita por quatro atores que narram e vivenciam a intimidade e as perdas de uma família formada por pessoas muito jovens. São adolescentes que, trôpegos, educam suas duas filhas e tentam administrar, ao seu modo, uma vida adulta repleta de solicitações. São seres imersos em conflitos familiares. “Delicadas Embalagens” é o invólucro de humanidades expostas às perdas e aos excessos da vida contemporânea em que o afeto corre o risco de ser substituído por coisas.

A afetividade e suas contradições formam um elemento fundamental neste trabalho. Ela é forma e conteúdo explorados no texto, na atuação dos atores e nos demais elementos visuais. Ela media os comportamentos dos personagens e potencializa a delicadeza com a qual são tratados os temas: consumo, alienação, despreparo psíquico, moral e ético.

A dramaturgia acentua diferentes ângulos sobre os fatos e desdobra tempo e espaço para revelar múltiplas percepções sobre pequenos detalhes do cotidiano. Em “Delicadas Embalagens” os acontecimentos banais (apresentados sob os diferentes pontos de vista de cada um dos personagens) convidam o espectador a participar de um universo sensível repleto de pequenas surpresas. O resultado é uma narrativa ágil e envolvente, que desde o início estabelece uma relação de cumplicidade com a plateia.

A CiaSenhas de Teatro, criada em 1999, é um coletivo que desenvolve um trabalho continuado de pesquisa e criação teatral. Desde sua fundação têm se dedicado à investigação da linguagem cênica com enfoque no trabalho do ator-criador, paralelo ao desenvolvimento de dramaturgia original em processos compartilhados de criação. Seus espetáculos procuram discutir poeticamente a realidade na qual estamos inseridos e o encontro com o público tem o objetivo de provocar sensivelmente uma discussão sobre alternativas estéticas e ideológicas para o teatro e para a sociedade.

Promovem ações para o fortalecimento estético e político do teatro de grupo. É a partir destes fundamentos que constrói uma trajetória artística em diálogo com a cena contemporânea brasileira. Acrescenta-se à realização dos espetáculos, ações que fomentam o encontro e o diálogo entre artistas e público, como a Mostra Cena Breve Curitiba – a linguagem dos grupos de teatro, o CiaSenhas ACIONA! e o projeto Gilda convida. Já realizou 16 espetáculos e conquistou o reconhecimento do público e da crítica especializada, participou de inúmeros festivais e recebeu diversas premiações.

 

Srédito Foto: Elenize Dezgeniski.

O Escala Cultural é um projeto da 2 Coelhos Comunicação e Cultura que tem como objetivo oferecer uma programação cultural permanente, trazendo um espetáculo de teatro por mês, sempre com entrada gratuita. Este projeto foi contemplado no Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Serviço

Escala Cultural

Espetáculo “Delicadas Embalagens”, da Cia Senhas (Curitiba / PR)

Dia 6 de outubro (sábado) às 20h no Teatro Barracão.

Entrada gratuita

Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro 30 minutos antes da apresentação, somente um por pessoa.

 

Capacidade de público: 215 lugares

Classificação 12 anos

Duração 60 minutos

 

Produzido com verba de incentivo à cultura – Lei Municipal 9160/2012 – Prêmio Aniceto Matti.

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Diretor executivo do Instituto Cultural Ingá é eleito delegado do Paraná para o CNPC

Turismólogo e especialista em história, Miguel Fernando assume a cadeira do segmento de Patrimônio Material, passando a representar a delegação do Paraná em Brasília Ao final da terceira etapa do

Entrevista

“O espaço para a música brasileira na TV só diminui”

Se um dia as emissoras de rádio e TV foram o berço da música popular brasileira, divulgando os diferentes cantos e ritmos que surgiam nas grandes cidades, com o passar

Notícias

Em nota, Instituto Cultural Ingá lamenta morte de Adilson Emir Santos, ex-presidente da ACIM

“Em 2010, por meio do incentivo do prefeito daquele ano, Silvio Barros, foi solicitado a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) a formalização de um instituto que fomentasse ações