Música e poesia nas bibliotecas municipais marcam “Pré-Flim”

Música e poesia nas bibliotecas municipais marcam “Pré-Flim”

A Secretaria de Cultura (Semuc) promove nos dias 12, 13 e 20 de setembro a “Pré-Flim”, com a apresentação do “Literal Mente – Poesia e Música” de Stone Ferrari. O evento divulga a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) e será realizado às 14 horas nas bibliotecas municipais do Centro, Parque das Palmeiras e do distrito de Iguatemi. Confira os endereços no portal da Cultura (www.maringa.pr.gov.br)
“Literal Mente” apresenta obras musicais que derivam da poesia por meio de composições de Stone em parceria como o poeta A. Amazonas. Percorre então um caminho inverso usualmente traçado pelos músicos que escrevem instrumentais preconcebidos, dando à palavra um segundo plano.
São musicados textos de Paulo Leminski, Luís de Camões, Carlos Drummond de Andrade, entre outros grandes poetas, além de poesias musicadas por Cazuza, Renato Russo, Fagner e Belchior. “Literal Mente” divulga a arte em apresentações gratuitas ao público incentivando plateias para novas possibilidades de contato com a música brasileira e a poesia em Língua Portuguesa.
Em formato acústico, acompanhado de Thalisson Picinatto (acordeon, teclado e flautas), o projeto marca os 30 anos de carreira de Stone Ferrari. O músico contribuiu com músicas autoriais ou como técnico em estúdio, auxiliando Tom Zé, Nação Zumbi, Sepultura entre outras bandas nacionais.
A Flim será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro no estacionamento da entrada do Estádio Willie Davids. Na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercado de Maringá, acontecem os espetáculos culturais. Além do show do ex-Titãs Arnaldo Antunes, estão confirmados finalistas de edições do Prêmio Jabuti como a escritora Carola Saavedra e Fabricio Carpinejar.
Outros escritores confirmados: Selva Almada, Thalita Rebouças, e a romancista e ensaísta Conceição Evaristo como patrona da festa. A 5ª edição da Flim será realizada no mês da celebração nacional da Consciência Negra, tendo como tema “Resistências” com o objetivo de dar visibilidade às mulheres, negros, índios, refugiados e aos LGBTs.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Exposição discute influência do Instagram na fotografia artística

Na exposição #instaronis, com abertura oficial nesta quarta-feira, 8 de março, das 15h às 18h, na Câmara Municipal de Maringá, o artista plástico Ronis Furquim apresenta uma série de fotos

Notícias

Prêmio Kindle de Literatura – 2ª edição

Após o sucesso de 2016, Amazon.com.br, por meio da sua ferramenta de autopublicação Kindle Direct Publishing (KDP), com o apoio da Editora Nova Fronteira, convida autores a participar da segunda edição

Nacional

Projeto “O Paraná se Encontra Aqui” serve Carneiro no Buraco até o dia 09

Projeto “O Paraná se Encontra Aqui” vai reunir música, artes plásticas e gastronomia para homenagear o nosso Estado Por vezes a nossa rotina, com costumes cada vez mais globais, nos