Mostra Tupiniquim exibe filmes paranaenses a partir desta quinta no cinema

Mostra Tupiniquim exibe filmes paranaenses a partir desta quinta no cinema

Projeto incentiva a produção local ao abrir espaço para cineastas independentes mostrarem suas produções nas telonas 

A partir desta quinta-feira, dia 20, a Cineflix Cinemas do Maringá Park Shopping reserva uma de suas cinco salas de exibição para a 1ª edição da Mostra Tupiniquim – Etapa Paraná. O projeto é uma idealização da rede de cinema em parceria com o Instituto Cultural Ingá e tem por objetivo fomentar a produção audiovisual local, cedendo espaço na programação para a exibição de 3 curtas-metragens e 1 longa-metragem, todos de origem paranaense e realizados por cineastas independentes.

Selecionados por um júri composto por profissionais do cinema e formadores de opinião, os quatro filmes contemplados são produções de Curitiba, Londrina e Maringá.

Os títulos são: “Gastronomia Urbana”, de Ricardo E. Machado; “Geladeira”, de Fernando Moreira; “Masami Kondo”, de José Luiz de Souza; e “O Retrato”, de Jackeline Seglin. Os cineastas selecionados terão direito a 50% da receita bruta arrecadada com a bilheteria das sessões durante o período em que o filme estiver em cartaz.

“Fizemos uma pesquisa e percebemos que o Paraná tem diversas produtoras de vídeo, sendo que muitas delas produzem vídeos publicitários ou institucionais para empresas com o objetivo de lucrar, mas tem pretensões de produzir algo mais autoral, voltado mesmo ao cinema”, observa Juliano Tortelli, gerente de marketing da Cineflix.

“Criamos essa iniciativa para dar visibilidade a essas produções, dando oportunidade aos realizadores de mostrar os filmes na tela grande, e com isso, contribuir para formação de público”, complementa.

Os ingressos podem se adquiridos de forma antecipada no site www.cineflix.com.br/tupiniquim

 

FILMES SELECIONADOS PARA A 1ª MOSTRA TUPINIQUIM – ETAPA PARANÁ

 

GASTRONOMIA URBANA (Curitiba / 90’)

Direção: Ricardo E. Machado

Sinopse: Gastronomia Urbana é a maneira como Curitiba é vista pelo mundo. Décadas após seu ápice como cidade modelo e capital ecológica, Curitiba agora tem que lidar com as consequências de seu marketing excessivo. De um ex-prefeito, ao dono de um moinho falido, até um mendigo eloquente, personagens distintos revelam como uma cidade que um dia foi considerada perfeita está agora desmoronando diante dos olhos de seus habitantes.

 

GELADEIRA (Curitiba / 18’)

Direção: Fernando Moreira

Sinopse: O apartamento é congelado. Lá fora faz calor. Hugo é morno.

 

MASAMI KONDO (Maringá/19’)

Direção: José Luiz de Souza

Sinopse: Masami Kondo, 77 anos, brasileiro nascido no Japão, sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, mora em Maringá há mais de 60 anos. Neste documentário, Masami relembra parte de sua vida, fala das dificuldades enfrentadas, dos tempos de sua infância e das lutas travadas para se estabelecer emum novo pais.

 

O RETRATO (Londrina / 20’)

Direção: Jackeline Seglin

Sinopse: A relação de amizade entre duas mulheres e a difícil decisão que uma delas precisa tomar diante de um pedido inesperado.

 

Texto: Assessoria de imprensa

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Disco Clube apresenta Montanas Trio em junho

O Disco Clube de Maringá nasceu em agosto de 2015 para popularizar as feiras de LPs (Long Play), CDs (Compact Disc), DVDs e de tudo que for relacionado a esta

Oficinas

Webinar: palestra online com especialistas em produção cultural

“Numa cidade como Maringá, uma Secretaria de Cultura se faz essencial, uma vez que a cidade tem uma forte movimentação cultural, não apenas no que diz respeito às artes, mas

Nacional

Quer incentivar projetos culturais em 2017? Saiba como destinar o ICMS da sua empresa ao Profice

O Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) está em fase de captação de recursos. As empresas interessadas em tornarem-se incentivadoras da Cultura no Estado devem se