Escala Cultural traz “Donantônia” a Maringá
21 de maio de 2018 122 Visualizações

Escala Cultural traz “Donantônia” a Maringá

Espetáculo do Núcleo Ás de Paus será nesta quinta-feira, dia 24

Nesta quinta-feira, dia 24 de maio, Maringá recebe o espetáculo “Donantônia”, do londrinense Núcleo Ás de Paus. A apresentação será às 20h no Teatro Calil Haddad e integra o projeto Escala Cultural, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.

“Donantônia” é o terceiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013). A classificação indicativa é para 12 anos.

Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.

Esta montagem possui como foco, além dos elementos de prolongamento do ator como bastões, máscaras e pernas de pau, investigações concernentes à construção e direção coletiva de uma obra teatral.

Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto junto com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo.

Apesar de ser no Teatro Calil Haddad, o público é reduzido a 60 pessoas, pois cena e plateia ocupam o mesmo espaço (em cima do palco do teatro), como um espaço alternativo.

O grupo – O Núcleo Ás de Paus é resultado da união de artistas focados na construção de uma investigação teatral colaborativa, na qual os atores são também diretores e produtores de suas criações. Desde sua formação em 2008, o Ás de Paus desenvolve sua pesquisa com base no trabalho vocal por meio de canções e pela utilização de pernas de pau, máscaras e bastões – denominados prolongamentos do ator e da atriz –, em busca de suas potências estéticas e poéticas, seja nas salas de teatro ou ao ar livre.

O primeiro espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”, criado a partir de um antigo conto popular espanhol, narra a história da Miséria personificada em uma velha senhora que vive à procura de seu filho Fome. Desde a estreia deste espetáculo, em 2010, o Núcleo Ás de Paus realizou mais de 200 apresentações em espaços públicos das cinco regiões brasileiras, compondo a programação de diversos festivais de teatro e projetos de circulação do país como o Projeto Palco Giratório – SESC em 2013, além de receber premiações significativas como os Troféus Gralha Azul – 2011 (principal premiação para as produções teatrais de grupos do Estado do Paraná), nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino.

O projeto – O Escala Cultural é coordenado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura e teve início em Maringá no mês de março, trazendo o importante Grupo Galpão. Como o próprio nome do projeto sugere, busca selecionar espetáculos teatrais que estejam circulando pelo País (cumprindo editais de circulação, participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas), fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Em alguns casos, também serão selecionados espetáculos que estejam em temporada nas suas cidades de origem ou que nunca tenham vindo antes para essa região. Trata-se de um projeto de programação cultural permanente, com atrações mensais e, sempre que possível, itinerantes.

Os idealizadores do Escala foram os produtores culturais Rachel Coelho e Wellington Guitti, da Expressão Criação e Produção Cultural. A ideia se tornou possível por meio da Lei Rouanet e dos patrocínios da Fertipar, Fortgreen, Ferrari Zagatto, Dicomp Distribuidora e Crivialli Brasil, com fomento do Instituto Cultural Ingá.

Serviço

Espetáculo “Donantônia”

Núcleo Ás de Paus (Londrina/PR)

Dia 24 de maio (quinta-feira) às 20h no Teatro Calil Haddad

Entrada gratuita. Ingressos distribuídos 1h antes, somente um por pessoa, na bilheteria do teatro.

Lotação: 60 pessoas

Classificação: 12 anos

Duração da peça: 1h15. Haverá debate após a apresentação.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Cineflix marca estreia dos filmes selecionados no Edital Tupiniquim

As produções cinematográficas paranaenses vencedoras do Edital Tupiniquim já estão com as datas de exibições confirmadas: de 20 a 26 de setembro. O Edital abre espaço para os projetos audiovisuais,

Notícias

O que é Gentrificação e por que você deveria se preocupar com isso

do site Courb Para entender gentrificação imagine um bairro histórico em decadência, ou que apesar de estar bem localizado, é reduto de populações de baixa renda, portanto, desvalorizado. Lugares que

Local

Palestra da Monja Coen atrai mais de 1.700 pessoas no Vivaro

A parceria entre Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH PR Noroeste) e Instituto Cultural Ingá (ICI) já rendeu bons frutos à cidade de Maringá. Juntas as entidades promoveram palestras de