Escala Cultural traz “Donantônia” a Maringá
21 de maio de 2018 487 Visualizações

Escala Cultural traz “Donantônia” a Maringá

Espetáculo do Núcleo Ás de Paus será nesta quinta-feira, dia 24

Nesta quinta-feira, dia 24 de maio, Maringá recebe o espetáculo “Donantônia”, do londrinense Núcleo Ás de Paus. A apresentação será às 20h no Teatro Calil Haddad e integra o projeto Escala Cultural, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.

“Donantônia” é o terceiro espetáculo do Núcleo Ás de Paus, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014, após a criação de “A Pereira da Tia Miséria” (2010) e “Singra” (2013). A classificação indicativa é para 12 anos.

Antônia é uma senhora que adora receber visitas e, entre uma conversa e outra, um pedaço de bolo e uma xícara de café, revive lembranças de um passado distante, revelando velhos conflitos que se tornam presentes diante do público. Aquele que ingressa na casa de Antônia é também convidado a se lembrar dos tempos idos, das escolhas que formam a trama e o significado desta jornada que chamamos de vida.

Esta montagem possui como foco, além dos elementos de prolongamento do ator como bastões, máscaras e pernas de pau, investigações concernentes à construção e direção coletiva de uma obra teatral.

Para a construção da dramaturgia, a companhia convidou a escritora paulista Yara Camillo, que elaborou o texto junto com o desenvolvimento do trabalho. A direção musical é de Thunay Tartari, integrante do Ás de Paus, que concebeu canções originais para o espetáculo.

Apesar de ser no Teatro Calil Haddad, o público é reduzido a 60 pessoas, pois cena e plateia ocupam o mesmo espaço (em cima do palco do teatro), como um espaço alternativo.

O grupo – O Núcleo Ás de Paus é resultado da união de artistas focados na construção de uma investigação teatral colaborativa, na qual os atores são também diretores e produtores de suas criações. Desde sua formação em 2008, o Ás de Paus desenvolve sua pesquisa com base no trabalho vocal por meio de canções e pela utilização de pernas de pau, máscaras e bastões – denominados prolongamentos do ator e da atriz –, em busca de suas potências estéticas e poéticas, seja nas salas de teatro ou ao ar livre.

O primeiro espetáculo “A Pereira da Tia Miséria”, criado a partir de um antigo conto popular espanhol, narra a história da Miséria personificada em uma velha senhora que vive à procura de seu filho Fome. Desde a estreia deste espetáculo, em 2010, o Núcleo Ás de Paus realizou mais de 200 apresentações em espaços públicos das cinco regiões brasileiras, compondo a programação de diversos festivais de teatro e projetos de circulação do país como o Projeto Palco Giratório – SESC em 2013, além de receber premiações significativas como os Troféus Gralha Azul – 2011 (principal premiação para as produções teatrais de grupos do Estado do Paraná), nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino.

O projeto – O Escala Cultural é coordenado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura e teve início em Maringá no mês de março, trazendo o importante Grupo Galpão. Como o próprio nome do projeto sugere, busca selecionar espetáculos teatrais que estejam circulando pelo País (cumprindo editais de circulação, participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas), fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Em alguns casos, também serão selecionados espetáculos que estejam em temporada nas suas cidades de origem ou que nunca tenham vindo antes para essa região. Trata-se de um projeto de programação cultural permanente, com atrações mensais e, sempre que possível, itinerantes.

Os idealizadores do Escala foram os produtores culturais Rachel Coelho e Wellington Guitti, da Expressão Criação e Produção Cultural. A ideia se tornou possível por meio da Lei Rouanet e dos patrocínios da Fertipar, Fortgreen, Ferrari Zagatto, Dicomp Distribuidora e Crivialli Brasil, com fomento do Instituto Cultural Ingá.

Serviço

Espetáculo “Donantônia”

Núcleo Ás de Paus (Londrina/PR)

Dia 24 de maio (quinta-feira) às 20h no Teatro Calil Haddad

Entrada gratuita. Ingressos distribuídos 1h antes, somente um por pessoa, na bilheteria do teatro.

Lotação: 60 pessoas

Classificação: 12 anos

Duração da peça: 1h15. Haverá debate após a apresentação.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Karol Conka, Lenine e Far From Alasca são atrações da Virada Cultural 2019

Com o tema ′Arte Viva′, a Virada Cultural de 2019 ocorre nos dias 27 e 28 de julho no Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura), ressaltando o papel

Local

Maringá ocupa 2º lugar, no Paraná, em captação de recursos da Lei Rouanet

Instituto Cultural Ingá é responsável por 60% da captação total da cidade. Em 2017, R$ 3.025.521,92 foram aplicados em cultura e arte Os resultados que evidenciam o bom desempenho do

Comunicação

MinC designa membros da CNIC para biênio 2017/2018

Os 21 membros que comporão a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) nos próximos dois anos foram designados pelo ministro da Cultura, Roberto Freire, em portaria publicada nesta sexta-feira