Projeto leva orquestra de metais e percussão ao Teatro Calil Haddad

Projeto leva orquestra de metais e percussão ao Teatro Calil Haddad

As apresentações estão marcadas para a segunda quinzena de maio

O Som da Banda é uma iniciativa da Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota Fernandes (ACBMF), do Ministério da Cultura e Governo Federal, que tem como objetivo incluir disciplina e relacionamento em grupo a crianças, jovens e adolescentes, “valores que servem para que os alunos passem a conviver melhor em sociedade”, é o que afirma Graziani Moraes, regente e coordenador do projeto.

Aulas de sopros, percussão, coral, baliza, teatro e corpo coreográfico fazem parte do projeto. O conteúdo é ministrado no Colégio Estadual João de Faria Pioli e no Instituto de Educação Estadual de Maringá, além de mais alguns polos de Maringá.

Para apresentar à sociedade um pouco do retorno que a ação oferece aos alunos, são criados concertos instrumentais gratuitos e para 2018 já estão agendadas duas apresentações no Teatro Calil Haddad, dia 26/05 às 20h e 27/05 às 9h30. “Teremos grandes temas nesse ano, tais como uma seleção de músicas dos filmes do Rocky, Harry Potter, Avangers, Senhor dos Anéis e entre outros. O grande diferencial será o resultado sonoro da Orquestra de Metais. Um resultado que apresenta um timbre de grupo, pouco ou quase nada ouvido pela população em geral”, afirma o regente.

Premiações

Graziani conta que em 2017 o Som da Banda conquistou diversas premiações, entre elas no 4º Concurso de Fanfarras e Bandas de Rolândia (PR) e no 3º Concurso de Fanfarras e Bandas de Aguaí (SP). “Além de atendermos diretamente 240 alunos, o objetivo de formar grupos musicais e artísticos também foi alcançado, com a formação como da banda de metais e de percussão, quintetos de metais, coral, grupo de dança e coreográfico. Como resultado da metodologia adotada, contribuímos para a formação artística e cidadã buscando a inclusão social de jovens protagonistas que fazem a diferença na família, na escola e na sociedade”, afirma.

O Som da Banda conta com o patrocínio, por meio da Lei Rouanet, da Viapar, Unimed, Sanches Tripoloni, Vale Fértil e Oderço. Apoio da Prefeitura de Maringá e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá (ICI).

Som da Banda - Cinema in Concert - 25 e 26 de maio de 2018

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Inscrições abertas para Seminário de Formação Artística e Cultural

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural, que será realizado de 1º a 3 de dezembro, em Brasília (DF). O objetivo do evento

Nacional

Entidades poderão indicar membros para CNIC

Dezoito entidades inscritas estão aptas a indicar integrantes para a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), no biênio 2019-2020. A comissão é um órgão colegiado do Ministério da Cultura

Leia também

MinC debate novo modelo de acompanhamento de projetos

Qualificar o acompanhamento de projetos culturais apoiados por meio dos mecanismos de fomento da Lei Rouanet e tornar, por consequência, a fase de prestação de contas mais orgânica e eficiente