“Oportunidades do Mercado Cultural” é o tema da próxima Oficina Técnica do ICI
6 de abril de 2018 260 Visualizações

“Oportunidades do Mercado Cultural” é o tema da próxima Oficina Técnica do ICI

Nos próximos dias 14 e 28 de abril, o Instituto Cultural Ingá realizará, gratuitamente, a Oficina Técnica “Lei Rouanet – da teoria à prática”. A oficina será ministrada por Edson Pereira, consultor cultural, na Sala Darci Piana da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

Conscientização

As oficinas tiveram início há alguns anos e o objetivo é proporcionar informações e troca de experiência entre artistas e produtores culturais de Maringá e região, ao mesmo tempo em que promove maior conscientização sobre a Lei Rouanet, como e quando ela pode ser aplicada. “Às vezes pensam que é uma lenda urbana, isso porque falta muita leitura sobre o assunto. O problema não é a lei, são as pessoas que mistificam muito. Claramente é a maior e mais forte ferramenta de benefícios à cultura e a sociedade”, afirma Edson Pereira.

Entre as principais dúvidas, que foram tratadas nas formações anteriores, o consultor comenta que como escrever um projeto está em primeiro lugar. “Eu sempre digo: fale o mínimo possível no projeto e na prestação de contas faça uma tese. Os pareceristas querem projetos objetivos, claros e diretos”. Segundo Edson, os produtores precisam, também, criar o hábito e a consciência de incluir acessibilidade na proposta “Afinal, é preciso oferecer cultura para o público em geral, com o dinheiro que é público também”.

Mercado Cultural

Entre as oportunidades do Mercado Cultural, que serão tratadas nos dias 14 e 28, o desenvolvimento dos municípios e o retorno à sociedade estarão nas discussões. “Hoje, é possível que a sociedade tenha acesso a bens culturais que até então não tinham conhecimento. E com projetos de qualidade, o retorno cultural consegue ser transformador. O outro aspecto é que se cria um ciclo virtuoso, onde pessoas vem para consumir cultura e acabam consumindo a cidade. Você movimenta a cidade em diferentes aspectos”.

Oficina

As inscrições online para a oficina podem ser realizadas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepsxOAvoUWTx5kgOLyFV0WsvBiJ-oY0Y7ybK_5A5gDfF946A/viewform. A seleção será efetuada por meio de uma banca técnica do Instituto Cultural Ingá, que fará a análise curricular dos inscritos.

Serviço

Oficina Técnica – Lei Rouanet: da teoria à prática

Data: 14 de abril (sábado) e 28 de abril (sábado)

Horário: 8 às 17 horas

Instrutor: Edson Pereira

Local: ACIM (Sala Darci Piana)

Endereço: Rua Basílio Sautchuk, 388 – Centro / Maringá-PR

WhatsApp Image 2018-03-14 at 16.57.47

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Shopping Cidade Maringá vai investir R$ 25 milhões em revitalização e expansão

Com ampliação de 1.338m² de ABL, administração do empreendimento prevê novas lojas e opções de lazer O Shopping Cidade Maringá vai oferecer uma nova experiência de lazer e consumo para

Notícias

Em discurso de posse, ministro Sérgio Sá Leitão destaca importância da cultura para a economia

A importância estratégica da cultura para a economia e a necessidade de se criar um pacto dentro governo em prol da reconstrução do Ministério da Cultura (MinC) foram os destaques

Nacional

Lançado edital com foco no acervo interesse memorial para a cultura indígena brasileira

A Representação Regional Sul convida a todos(as) para participarem do lançamento do edital para seleção de projetos de pesquisa-ação com foco em acervo de interesse memorial para cultura indígena brasileira.