“Oportunidades do Mercado Cultural” é o tema da próxima Oficina Técnica do ICI
6 de abril de 2018 413 Visualizações

“Oportunidades do Mercado Cultural” é o tema da próxima Oficina Técnica do ICI

Nos próximos dias 14 e 28 de abril, o Instituto Cultural Ingá realizará, gratuitamente, a Oficina Técnica “Lei Rouanet – da teoria à prática”. A oficina será ministrada por Edson Pereira, consultor cultural, na Sala Darci Piana da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

Conscientização

As oficinas tiveram início há alguns anos e o objetivo é proporcionar informações e troca de experiência entre artistas e produtores culturais de Maringá e região, ao mesmo tempo em que promove maior conscientização sobre a Lei Rouanet, como e quando ela pode ser aplicada. “Às vezes pensam que é uma lenda urbana, isso porque falta muita leitura sobre o assunto. O problema não é a lei, são as pessoas que mistificam muito. Claramente é a maior e mais forte ferramenta de benefícios à cultura e a sociedade”, afirma Edson Pereira.

Entre as principais dúvidas, que foram tratadas nas formações anteriores, o consultor comenta que como escrever um projeto está em primeiro lugar. “Eu sempre digo: fale o mínimo possível no projeto e na prestação de contas faça uma tese. Os pareceristas querem projetos objetivos, claros e diretos”. Segundo Edson, os produtores precisam, também, criar o hábito e a consciência de incluir acessibilidade na proposta “Afinal, é preciso oferecer cultura para o público em geral, com o dinheiro que é público também”.

Mercado Cultural

Entre as oportunidades do Mercado Cultural, que serão tratadas nos dias 14 e 28, o desenvolvimento dos municípios e o retorno à sociedade estarão nas discussões. “Hoje, é possível que a sociedade tenha acesso a bens culturais que até então não tinham conhecimento. E com projetos de qualidade, o retorno cultural consegue ser transformador. O outro aspecto é que se cria um ciclo virtuoso, onde pessoas vem para consumir cultura e acabam consumindo a cidade. Você movimenta a cidade em diferentes aspectos”.

Oficina

As inscrições online para a oficina podem ser realizadas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepsxOAvoUWTx5kgOLyFV0WsvBiJ-oY0Y7ybK_5A5gDfF946A/viewform. A seleção será efetuada por meio de uma banca técnica do Instituto Cultural Ingá, que fará a análise curricular dos inscritos.

Serviço

Oficina Técnica – Lei Rouanet: da teoria à prática

Data: 14 de abril (sábado) e 28 de abril (sábado)

Horário: 8 às 17 horas

Instrutor: Edson Pereira

Local: ACIM (Sala Darci Piana)

Endereço: Rua Basílio Sautchuk, 388 – Centro / Maringá-PR

WhatsApp Image 2018-03-14 at 16.57.47

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Matriculas para Projeto Som da Banda começam neste sábado

Aulas de música, corpo coreográfico e baliza serão ministradas gratuitamente. As vagas são limitadas O Projeto Som da Banda é realizado pela Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota

Notícias

Em discurso de posse, ministro Sérgio Sá Leitão destaca importância da cultura para a economia

A importância estratégica da cultura para a economia e a necessidade de se criar um pacto dentro governo em prol da reconstrução do Ministério da Cultura (MinC) foram os destaques

Local

Lançamento da 2ª edição do livro “A história da Igreja Católica em Maringá”

Ontem, durante a reunião do Conselho de Administração da ACIM, foi lançada a 2ª edição do livro “A história da Igreja Católica em Maringá”, de autoria do pe. Orivaldo Robles.