20 de abril de 2018 0 215 Visualizações

No dia 21 de abril é celebrado o Dia Mundial da Criatividade

O Dia Mundial da Criatividade (DMC) começou a ser organizado em 2014 pelo psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil. Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data oficial para celebrar o DMC e sua importância para a inovação e o desenvolvimento sustentável. No Brasil, várias cidades realizarão atividades inéditas, transformando o dia 21 de abril em um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver os mais complexos problemas econômicos, sociais e ambientais deste século.

A data segue a tendência de cidades ao redor do mundo que levantam a bandeira da importância do empreendedorismo criativo, como uma oportunidade para a criação de micro, pequenas e médias empresas no mundo. A ideia é também oferecer oportunidades para as pessoas poderem materializar suas ideias.

Em Maringá, grandes projetos promovem o circuito cultural, além – é claro – de serem grandes representantes da criatividade na região. Entre eles o Selo MOB – Maringá Original Balanço – e o maior evento de marketing do Paraná, Hadoukim Experience.

Criatividade em Maringá

 O MOB é um Selo fonográfico e produtora de Maringá que foi criado para gestionar processos produtivos que potencializem o escoamento da produção musical de forma independente. “Nosso propósito é promover um modelo de mercado mais democrático, acessível e com maior potencial de impacto positivo no local onde vivemos. Acreditamos que nosso mosaico de colagens é o que temos de mais original. Por isso, viemos para mostrar que no interior do país está pulsando muita música e queremos ser um canal para que essa produção chegue até as pessoas”, afirma Rafael Morais, um dos responsáveis pelo Selo.

O projeto nasceu em meados de junho de 2017 e os responsáveis apostam na difusão através da troca de informações, criando redes com produtores, seja no Brasil ou no exterior, que possibilitem a circulação das produções. “Queremos tornar Maringá um grande polo receptivo do circuito global de música independente, produzindo artistas e trazendo para cidade shows, eventos e profissionais desta cadeia produtiva para intercambiar seus modos de produção e distribuição”.

No casting do Selo há três projetos incubados, Rafael Morais Trio, Sollado e o Lucas Guido. Nos projetos são trabalhados a gestão de carreira, de forma a potencializar a circulação dessas bandas, realizando trabalhos de comunicação, booking, manager, produção executiva e de projetos. Morais conta que, nesse contexto, foi realizada a primeira festa do Selo, a INTERA. “O nome vem do ato de completar algo que está faltando, construindo assim, uma experiência coletiva entre a galera e o espaço ocupado”. O grupo também realiza atividades formativas focadas no mercado da música independente, o InteraPRÓ. “As atividades estão sendo realizadas durante o ano e culminarão no Festival Intera, que será apresentado no segundo semestre 2018”, diz Rafael.

Maior evento de marketing do Paraná

O Hadoukim Experience tem como foco uma imersão no mundo digital, que ensina quais são as ferramentas e habilidades necessárias para que pessoas saiam do estado de figuração e se transformem em protagonistas do mercado.

Kim Archetti, idealizador do projeto, conta que a ideia é uma inspiração diante toda sua trajetória, que passa de estudante de teatro, TV e cinema a grande empreendedor do marketing no Brasil. “Com toda minha bagagem criei um dos maiores shows de stand up do Brasil, onde recebi ao todo 55 convidados, durante cinco anos e que se apresentaram em Maringá. Paralelo a isso, em 2009, comecei a dar algumas palestras e isso foi evoluindo, ao ponto das pessoas me perguntarem se as palestras eram motivacionais. E eu sempre afirmava que tinha humor e motivação. Daí veio a ideia de criar as palestras “humortivacionais”, onde a experiência no mundo do entretenimento aliada a linguagem da internet, que atuo a mais de 10 anos, foram pontos de partida para atuar no mundo coorporativo”, explica. Kim iniciou a nova fase ministrando palestras para empresários e comunicadores.

Archetti explica que o Hadoukim Experience também é um meio para que pessoas aprendam a ser criativas e comunicativas. Além disso, afirma que Maringá foi uma ótima escolha para implantar o projeto. “Sempre viajei participando de grandes eventos e, sempre que voltava para Maringá, eu pensava que a cidade merecia um evento grandioso, porque a cidade comporta isso, além do povo sedento por conhecimento para se desenvolver. Com a participação de vários especialistas, realizamos o maior evento de protagonismo do Brasil”. Kim admite que seu propósito é transformar a mente das pessoas por meio do seu trabalho. “É o que sempre digo, não é que as pessoas precisam pensar fora da caixa, elas precisam explodir essa caixa”.

Comemorações no Brasil

Em Recife (PE) o Dia Mundial da Criatividade será marcado pelo Roteiro Criativo de Bike “Recife dos Carnavais”. O passeio se inicia no Paço do Frevo com uma oficina de adereços carnavalescos e depois, os participantes seguem para os locais do centro que se relacionam com a história do carnaval do Recife, entre outras atividades. Já em São Paulo (SP) entre as atrações está o Cinesolar: estação móvel de arte, sustentabilidade, cinema e cultura de paz. Um projeto que une tecnologia e criatividade com práticas sustentáveis. Em Curitiba, sete atividades marcarão o DMC, entre elas uma exposição de arte de Guilherme Laqua, Ilustrador, Cartunista, Animador, Professor e fundador da Escola Laqua Parla. Laqua compartilha com o público suas ilustrações originais e que dão vida à personagens que ilustram livros Infantis, storyboards e animações de curtas metragem.

Mais atividades serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Teresina, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Cuiabá, Caixas do Sul, Caruaru e Campinas. O evento é feito pela ProjectHub, em parceria com a IdeaFixa e apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo. Toda programação é gratuita.

A programação completa está disponível no site: www.diamundialdacriatividade.com.br/programacao

WhatsApp Image 2018-04-23 at 09.45.04

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Virada Cultural 2016 terá mais de 30 atividades gratuitas

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), promove do dia 9 a 13 de novembro a Virada Cultural 2016, que vai contar com mais de

Notícias

Concurso Galeria BNDES – Temporada 2018-2019

O BNDES está com inscrições abertas para o concurso público que selecionará até três projetos culturais de exposição, com trabalhos individuais ou coletivos, para ocupação da Galeria BNDES, e até

Notícias

Finep lança edital de patrocínio no valor total de R$ 2,25 milhões

A Financiadora de Estudos e Projetos de Pesquisa (Finep) abriu a seleção de projetos para patrocínio. O edital, com o valor total de R$ 2,25 milhões, visa apoiar eventos, publicações