20 de abril de 2018 0 125 Visualizações

No dia 21 de abril é celebrado o Dia Mundial da Criatividade

O Dia Mundial da Criatividade (DMC) começou a ser organizado em 2014 pelo psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil. Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data oficial para celebrar o DMC e sua importância para a inovação e o desenvolvimento sustentável. No Brasil, várias cidades realizarão atividades inéditas, transformando o dia 21 de abril em um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver os mais complexos problemas econômicos, sociais e ambientais deste século.

A data segue a tendência de cidades ao redor do mundo que levantam a bandeira da importância do empreendedorismo criativo, como uma oportunidade para a criação de micro, pequenas e médias empresas no mundo. A ideia é também oferecer oportunidades para as pessoas poderem materializar suas ideias.

Em Maringá, grandes projetos promovem o circuito cultural, além – é claro – de serem grandes representantes da criatividade na região. Entre eles o Selo MOB – Maringá Original Balanço – e o maior evento de marketing do Paraná, Hadoukim Experience.

Criatividade em Maringá

 O MOB é um Selo fonográfico e produtora de Maringá que foi criado para gestionar processos produtivos que potencializem o escoamento da produção musical de forma independente. “Nosso propósito é promover um modelo de mercado mais democrático, acessível e com maior potencial de impacto positivo no local onde vivemos. Acreditamos que nosso mosaico de colagens é o que temos de mais original. Por isso, viemos para mostrar que no interior do país está pulsando muita música e queremos ser um canal para que essa produção chegue até as pessoas”, afirma Rafael Morais, um dos responsáveis pelo Selo.

O projeto nasceu em meados de junho de 2017 e os responsáveis apostam na difusão através da troca de informações, criando redes com produtores, seja no Brasil ou no exterior, que possibilitem a circulação das produções. “Queremos tornar Maringá um grande polo receptivo do circuito global de música independente, produzindo artistas e trazendo para cidade shows, eventos e profissionais desta cadeia produtiva para intercambiar seus modos de produção e distribuição”.

No casting do Selo há três projetos incubados, Rafael Morais Trio, Sollado e o Lucas Guido. Nos projetos são trabalhados a gestão de carreira, de forma a potencializar a circulação dessas bandas, realizando trabalhos de comunicação, booking, manager, produção executiva e de projetos. Morais conta que, nesse contexto, foi realizada a primeira festa do Selo, a INTERA. “O nome vem do ato de completar algo que está faltando, construindo assim, uma experiência coletiva entre a galera e o espaço ocupado”. O grupo também realiza atividades formativas focadas no mercado da música independente, o InteraPRÓ. “As atividades estão sendo realizadas durante o ano e culminarão no Festival Intera, que será apresentado no segundo semestre 2018”, diz Rafael.

Maior evento de marketing do Paraná

O Hadoukim Experience tem como foco uma imersão no mundo digital, que ensina quais são as ferramentas e habilidades necessárias para que pessoas saiam do estado de figuração e se transformem em protagonistas do mercado.

Kim Archetti, idealizador do projeto, conta que a ideia é uma inspiração diante toda sua trajetória, que passa de estudante de teatro, TV e cinema a grande empreendedor do marketing no Brasil. “Com toda minha bagagem criei um dos maiores shows de stand up do Brasil, onde recebi ao todo 55 convidados, durante cinco anos e que se apresentaram em Maringá. Paralelo a isso, em 2009, comecei a dar algumas palestras e isso foi evoluindo, ao ponto das pessoas me perguntarem se as palestras eram motivacionais. E eu sempre afirmava que tinha humor e motivação. Daí veio a ideia de criar as palestras “humortivacionais”, onde a experiência no mundo do entretenimento aliada a linguagem da internet, que atuo a mais de 10 anos, foram pontos de partida para atuar no mundo coorporativo”, explica. Kim iniciou a nova fase ministrando palestras para empresários e comunicadores.

Archetti explica que o Hadoukim Experience também é um meio para que pessoas aprendam a ser criativas e comunicativas. Além disso, afirma que Maringá foi uma ótima escolha para implantar o projeto. “Sempre viajei participando de grandes eventos e, sempre que voltava para Maringá, eu pensava que a cidade merecia um evento grandioso, porque a cidade comporta isso, além do povo sedento por conhecimento para se desenvolver. Com a participação de vários especialistas, realizamos o maior evento de protagonismo do Brasil”. Kim admite que seu propósito é transformar a mente das pessoas por meio do seu trabalho. “É o que sempre digo, não é que as pessoas precisam pensar fora da caixa, elas precisam explodir essa caixa”.

Comemorações no Brasil

Em Recife (PE) o Dia Mundial da Criatividade será marcado pelo Roteiro Criativo de Bike “Recife dos Carnavais”. O passeio se inicia no Paço do Frevo com uma oficina de adereços carnavalescos e depois, os participantes seguem para os locais do centro que se relacionam com a história do carnaval do Recife, entre outras atividades. Já em São Paulo (SP) entre as atrações está o Cinesolar: estação móvel de arte, sustentabilidade, cinema e cultura de paz. Um projeto que une tecnologia e criatividade com práticas sustentáveis. Em Curitiba, sete atividades marcarão o DMC, entre elas uma exposição de arte de Guilherme Laqua, Ilustrador, Cartunista, Animador, Professor e fundador da Escola Laqua Parla. Laqua compartilha com o público suas ilustrações originais e que dão vida à personagens que ilustram livros Infantis, storyboards e animações de curtas metragem.

Mais atividades serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Teresina, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Cuiabá, Caixas do Sul, Caruaru e Campinas. O evento é feito pela ProjectHub, em parceria com a IdeaFixa e apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo. Toda programação é gratuita.

A programação completa está disponível no site: www.diamundialdacriatividade.com.br/programacao

WhatsApp Image 2018-04-23 at 09.45.04

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Criatividade decorando as ruas e o comércio de Maringá

Tradicional realização natalina, o Concurso de Decoração de Natal de 2015 aposta na originalidade para escolher os melhores em seis categorias Quem mora ou visita Maringá nos últimos meses do

Notícias

Grande encontro do Café com Cultura vai unir três segmentos em agosto

Artistas e produtores da Música, Culturas Populares e Patrimônio Cultural estarão juntos no próximo dia 04 para discutir mudanças e melhorias Singulares em suas características, mas unidos pelo propósito: colocar

Notícias

Conheça os finalistas do Prêmio Literário Biblioteca Nacional

A Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), divulgou, nesta quarta-feira  (18), os 27 finalistas do Prêmio Literário de 2017. Os vencedores serão conhecidos no dia 28