MinC, Abragames e UFRGS lançam curso gratuito sobre internacionalização no setor de jogos eletrônicos

MinC, Abragames e UFRGS lançam curso gratuito sobre internacionalização no setor de jogos eletrônicos

O curso “Internacionalização no setor de games”, com foco nos desafios do mercado externo, já está disponível na internet. A iniciativa é resultado de parceria do Ministério da Cultura (MinC) com a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NECCULT-UFRGS). As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, na plataforma de cursos on-line Lúmina, da UFRGS.
As aulas são gratuitas, em formato de educação a distância (vídeos e textos), e dão direito a certificado de conclusão. Entre os temas abordados, estão oportunidades e entraves do mercado externo, experiências na China e na América Latina e aspectos envolvidos na tradução e na colocação de legendas.
Este é o terceiro de uma série de três cursos, concebida a partir de debates da edição de 2017 do Brazil’s Independent Game Festival (BIG Festival), maior festival de jogos independentes da América Latina. A duração total de cada curso é de 30 horas.
Outros cursos
O primeiro curso − “Setor de games: panoramas, carreiras e oportunidades” − foi concebido tanto para iniciantes quanto para quem já dispõe de informações sobre o mercado de jogos. Com cinco aulas, oferece uma análise inicial do setor, sua importância na economia criativa, nas estruturas das desenvolvedoras independentes e na articulação de comunidades para permitir um crescimento conjunto do setor. Mostra ainda quais são as possíveis áreas de atuação dentro do mercado de games: roteirista, programador e designer, entre outras.
O segundo curso − “O setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores” – aponta as melhores possibilidades de inserção e sobrevivência no mercado de jogos eletrônicos. Há três eixos: finanças, relacionamentos com parceiros e aspectos legais. O curso apresenta um panorama das opções de financiamento para o desenvolvimento de games e de como obter renda na atividade. Além disso, oferece dicas para o relacionamento com outros atores do mercado, tais como agentes, parceiros e publishers. Trata, ainda, dos cuidados legais que se deve ter nas etapas de contrato, alfândega e licenciamento. Por fim, aborda os aprendizados com casos bem e malsucedidos.
O primeiro e o segundo curso permanecem disponíveis na plataforma Lúmina.
O BIG Festival 2018 será realizado de 23 de junho a 1º de julho, simultaneamente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em São Paulo, no dia 26, haverá uma solenidade de entrega de certificados para as dez primeiras pessoas que tiverem completado os três cursos.
Desde 2009, o MinC investe em games, por meio de editais: a Agência Nacional do Cinema (Ancine) já destinou R$ 20 milhões e as Secretarias do Audiovisual e da Economia da Cultura, R$ 3 milhões.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Secretário da Cultura se reúne com representantes culturais da macrorregião Noroeste

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, esteve nesta quinta (09/06), em Paranavaí, onde se reuniu com representantes culturais de 114 municípios que compõem a macrorregião Noroeste. Durante

Notícias

Projeto oferece curso básico de cinema em Colégio Estadual de Maringá

Alunos do Unidade Polo já estão participando das aulas que serão ministradas durante cinco meses Incentivado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e Governo do Estado

Notícias

Ator e cantor Gero Camilo vem a Maringá cantar sucessos de Belchior

O ator, compositor e cantor cearense Gero Camilo realiza em Maringá, no próximo dia 20, única apresentação do show “Gero Camilo canta Belchior”. O espetáculo será apresentado às 21h no