Escala Cultural promove 2º espetáculo

Escala Cultural promove 2º espetáculo

Contadores de Mentira, de Suzano/SP, é o convidado de abril

No próximo domingo, dia 22 de abril, Maringá recebe o espetáculo “O incrível homem pelo avesso”, do grupo Contadores de Mentira, de Suzano / SP. A apresentação será às 19h no Teatro Barracão e integra o projeto Escala Cultural, da 2 Coelhos Comunicação e Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro.

Nas palavras do grupo: “O incrível homem pelo avesso” é teatro, feira, procissão, celebração, banquete, um outro lugar, que desenterra a história do massacre de Canudos, onde mais de 25 mil pessoas foram dizimadas. O espetáculo fala do povo canudense, que dedicou a vida à construção de uma nova realidade sertaneja conduzida por Antônio Conselheiro. Celebra, justamente, Canudos e Antônio Conselheiro, optando por narrar os vários canudenses presentes na guerra, como Pajeú, Jardelina, Ana do Bom Jesus, Beatinho, João Abade, Vila Nova, Macambira, entre tantos outros sertanejos históricos que serviram de base para construção dramatúrgica deste projeto. A proposta de encenação está ligada a cultura popular brasileira onde se come, bebe, faz teatro, música, dança e celebra-se determinado tema. Esta montagem já fez mais de 100 apresentações, a maioria em sedes de grupos residentes e resistentes no Estado de São Paulo.

O grupo – Os Contadores de Mentira estão na ativa desde 1995 na cidade de Suzano, região do Alto Tietê, onde desde 2013 mantém uma sede física com intenso movimento cultural, o “Teatro Contadores de Mentira”. Produzem projetos, espetáculos, festivais, encontros, feiras e, sobretudo, um diálogo de sobrevivência, crescimento, articulação e atitude entre cidadão e cultura. O grupo é pioneiro de um movimento, hoje fortalecido na base histórica teatral do Alto Tietê. Foi o primeiro grupo a adotar Suzano como “residência” e o primeiro a propor novos espaços, forçando a comunidade de Suzano a “exercitar o olhar” para um teatro voltado aos rituais, à pesquisa de linguagens e à necessidade de organização. Os Contadores descobriram cedo que é necessário se organizar em coletivos, lutar por políticas públicas e que dialogar com a comunidade é tão importante quanto a obra teatral. Para eles, um projeto de grupo é mais importante que um espetáculo isolado.

O projeto – O Escala Cultural é coordenado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura e teve início em Maringá no mês de março, trazendo o importante Grupo Galpão. Como o próprio nome do projeto sugere, busca selecionar espetáculos teatrais que estejam circulando pelo País (cumprindo editais de circulação, participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas), fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Em alguns casos, também serão selecionados espetáculos que estejam em temporada nas suas cidades de origem ou que nunca tenham vindo antes para essa região. Trata-se de um projeto de programação cultural permanente, com atrações mensais e, sempre que possível, itinerantes.

Os idealizadores do Escala foram os produtores culturais Rachel Coelho e Wellington Guitti, da Expressão Criação e Produção Cultural. A ideia se tornou possível por meio da Lei Rouanet e dos patrocínios da Fertipar, Fortgreen, Ferrari Zagatto, Dicomp Distribuidora e Crivialli Brasil, com fomento do Instituto Cultural Ingá.

Serviço

Espetáculo: “O incrível homem pelo avesso”

Grupo Contadores de Mentira (Suzano / SP)

Dia 22 de abril de 2018

Horário: 19h

Local: Teatro Barracão.

Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1h antes da apresentação, somente um por pessoa, na bilheteria do teatro.

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apoio: Prefeitura do Município de Maringá – Secretaria Municipal de Cultura, Expressão Criação e Produção Cultural, Forféu Atividades Artísticas e Circular Cultural.

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Fertipar, Fortgreen, Ferrari Zagatto, Dicomp Distribuidora e Crivialli Brasil.

Realização: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Ministério da Cultura – Governo Federal

CONTATO

Assessoria: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

E-mail: rachel_coelho04@hotmail.com

Telefone/Whatsapp: (44) 99903-9707

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Consórcio possibilita criação de rede de Pontos de Cultura

A criação de consórcios públicos de cultura pode ser a solução para que pequenos municípios brasileiros criem redes de Pontos de Cultura. Uma primeira e bem-sucedida experiência nesse sentido foi

Nacional

Registro vai aprimorar gestão de museus brasileiros

No último dia 10 foi apresentado o Registro de Museus, que conta com a parceria da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), do Ministério da Cultura (MinC), e do Instituto Brasileiro de

Notícias

Trabalhadores criativos têm salários superiores à média

O Volume II da Coleção Atlas Econômico da Cultura, lançado nesta quarta-feira (5/4) pelo Ministério da Cultura (MinC), traz o artigo Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil: os profissionais criativos