Escala Cultural traz Grupo Galpão a Maringá

Escala Cultural traz Grupo Galpão a Maringá

Apresentação marca o encerramento da Semana de Cultura, promovida pela SEMUC.

Realizar um projeto cultural não é tarefa fácil. Muitas vezes é preciso esperar vários anos para tirar uma ideia do papel e transformá-la em realidade. É o caso do Escala Cultural, projeto da 2 Coelhos Comunicação e Cultura que, depois de pelo menos sete anos de espera, finalmente terá início em Maringá no próximo dia 25 de março. A espera valeu a pena: para abrir os trabalhos a curadoria escolheu nada mais, nada menos que um dos grupos mais importantes do teatro brasileiro: o mineiro Galpão, que trará para a cidade o sarau “De tempo somos”. A apresentação será às 19h no Teatro Calil Haddad, com entrada franca e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O espetáculo marca o encerramento da Semana de Cultura promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

“Escala Cultural”, como o próprio nome sugere, busca selecionar espetáculos teatrais que estejam circulando pelo País (cumprindo editais de circulação, participando de festivais e mostras ou realizando apresentações isoladas), fazendo com que eles deem uma “paradinha” por aqui, inserindo o município em seus roteiros. Em alguns casos, também serão selecionados espetáculos que estejam em temporada nas suas cidades de origem ou que nunca tenham vindo a Maringá antes. Trata-se de um projeto de programação cultural permanente, pois as atrações serão mensais.

Os idealizadores do Escala foram os produtores culturais Rachel Coelho e Wellington Guitti, da Expressão Criação e Produção Cultural. A ideia se tornou possível por meio da Lei Rouanet e dos patrocínios da Fertipar, da Fortgreen e da Ferrari Zagatto. Essa primeira apresentação tem o apoio da Secretaria de Cultura e do Boteco do Neco e o fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá.

“Acreditamos que uma das reverberações possíveis é a inclusão da cidade na lista de lugares a percorrer em uma circulação pelo Paraná, uma vez que temos infraestrutura técnica e público interessado”, comenta Rachel Coelho. “Queremos contribuir para a formação de plateia por meio do intercâmbio cultural e das possibilidades de diálogo entre público e artistas, uma vez que teremos bate-papo após todas as apresentações”, diz.

Serviço

Espetáculo: “De tempo somos – um sarau do Grupo Galpão”

Dia 25 de março de 2018

Horário: 19h

Local: Teatro Calil Haddad.

Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1h antes da apresentação, somente um por pessoa, na bilheteria do teatro.

Haverá interpretação em Libras e bate-papo após o espetáculo.

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Apoio: Prefeitura do Município de Maringá – Secretaria Municipal de Cultura, Expressão Criação e Produção Cultural e Boteco do Neco.

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Fertipar, Fortgreen e Ferrari Zagatto.

Realização: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

 

Ministério da Cultura – Governo Federal

A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão.

 

 

CARTAZ grupo galpão (1)

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Fundo patrimonial: MinC defende estabilidade de instituições

Em São Paulo, Sérgio Sá Leitão fala sobre o fundo patrimonial, que gera recursos contínuos para a conservação, expansão e promoção de instituições culturais (Foto: Acácio Pinheiro / Ascom MinC)

Notícias

2º MIM discute o papel da arte e da cultura na formação dos cidadãos

Desde sua primeira edição em 2011, ainda chamada de Mostra de Teatro Contemporâneo, a programação da Mostra busca trazer coletivos do teatro contemporâneo com renome nacional e alguns até com

Notícias

Festival internacional traz cursos de teatro, música e dança

O evento será realizado em comemoração dos 15 anos da Escola de Dança Elizabet Moro, e trará a Maringá estrelas de renome internacional A escola foi inaugurada em 2001, dando