Empresários e autoridades se reúnem para acompanhar prestação de Contas do Instituto Cultural Ingá

Empresários e autoridades se reúnem para acompanhar prestação de Contas do Instituto Cultural Ingá

Na noite de ontem (26), na Associação Comercial e Empresarial de Maringá, foi realizada a prestação de contas do Instituto Cultural Ingá (ICI). O encontro reuniu empresários de Maringá e região, além do Prefeito de Maringá, Ulisses Maia e o Vice-prefeito, Edson Scabora.

Entre os dados apresentados, o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando apontou os números que comprovam a assídua atuação da entidade, onde, em 2017, foram realizadas mais de 10 palestras e oficinas técnicas – em sua maioria gratuitas para artistas e produtores culturais da região – e 22 projetos culturais foram apoiados diretamente.

Os números também apresentaram o montante captado por meio da Lei Rouanet, ao todo R$ 1.8 milhão e 300 mil por patrocínios diretos. “Queremos mostrar que a arte e a cultura são ativos econômicos, que tem como papel beneficiar milhares de pessoas. Precisamos defender que Cultura não é entretenimento, é um mercado estratégico para as cidades”, ressalta o diretor. Gestão e Políticas Culturais, Mercado Artístico e Cultural e Visão Social e Cidadã foram o tripé de atuação da entidade em 2017. “Vale lembrar que o ICI está sendo reconhecido nacionalmente como entidade de fomento à cultura”, comentou Carlos Eduardo Peinado, presidente do Instituto Cultural Ingá.

De acordo com Miguel Fernando os resultados são fruto dos projetos que são desenvolvidos em Maringá e região. “Um bom projeto resolve problemas, porque é mais fácil para que as pessoas se identifiquem com o que está sendo apresentado. A nossa intenção é fomentar projetos que promovam, também, um efeito multiplicador, ou seja, que tragam dinheiro novo à cidade. E isso foi feito, por exemplo, por meio do Festival Internacional de Corais, onde pessoas vieram de outros estados e países para consumir a estrutura da cidade, bem como os projetos Só em Cena e Paixão de Cristo”.

Maringá Encantada

O ICI é o fomentador de outros grandes projetos da Cidade Canção, entre eles o Ecos do Ingá e o Auto de Natal, que são ações criativas que repercutem em todo território nacional por seus formatos e estrutura. O Maringá Encantada também faz parte desse escopo, nesse caso, desenvolvido e financiado pela Prefeitura de Maringá.

Os resultados quanto ao Natal em Maringá, Maringá Encantada, saíram ontem e foram apresentados em primeira mão durante a prestação de contas. Entre os números está o aumento em ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) de 29% com relação a janeiro de 2017, totalizando 13.980.123,77. O ISSQN é um tributo de competência dos municípios e Distrito Federal e incide sobre a prestação de serviços. Já em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços) houve crescimento em números absolutos. “Foram arrecadados R$ 16.076.773,58 em janeiro de 2018. Em janeiro de 2017, devido a uma antecipação promovida pelo Estado do Paraná, Maringá ficou fora da curva”, explica Miguel.

Sobre o projeto, que gerou grande repercussão pelos custos, o prefeito de Maringá comenta sobre as críticas e afirma que honestidade é o melhor caminho. “Fomos criticados, mas vamos continuar investindo, porque os resultados foram positivos. Críticas são normais. Parabenizo o ICI pela parceira em diversos projetos, entre eles o Maringá Encantada que trabalhamos juntamente com a Associação Lirius”, declara Ulisses Maia.

39240199130_f5fe345376_k

Homenagem

Durante a prestação de contas, 40 empresas e instituições foram homenageadas com o Troféu “Empresa Amiga da Cultura”, por seus esforços em prol do desenvolvimento artístico e cultural. “Quanto mais empresas se engajaram mais a cidade vai para frente. Só no último ano, houve um aumento de 35% de empresas que passaram a destinar seus recursos por meio da Lei Rouanet. Se com poucos anos o ICI já realiza grandes resultados, imagine quando crescer”, finaliza Carlos Ferraz, da F.A Colchões e Vice-presidente para assuntos de indústria da ACIM.

FOTO – Walter Fernandes

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Oito estados recebem capacitação na próxima semana

O Ministério da Cultura (MinC) promove, pela terceira semana seguida, uma série de oficinas gratuitas para auxiliar os interessados em participar da 6ª edição do Prêmio Culturas Populares, que vai

Local

Curso de SEO Presencial em Maringá

    REALIZE SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO LINK ABAIXO https://apdweb.com.br/curso-presencial-em-maringa/ Comentários comentários

Notícias

Projeto com duo de canto e piano se encerra em Maringá

No próximo dia 27 se encerra em Maringá uma série de cinco apresentações do projeto “O Nordeste pela ótica da canção lírica brasileira”, com o barítono John de Castro e