InteraPró reúne produtores musicais e músicos da região e de outros estados

InteraPró reúne produtores musicais e músicos da região e de outros estados

O projeto é uma iniciativa do Maringá Original Balanço, que tem como foco potencializar o escoamento da música de forma independente

Bono da Costa, promotor cultural, esteve em Maringá na última quinta-feira (22) para ministrar a 1ª Oficina Técnica do Instituto Cultural Ingá (ICI), em parceria com o Maringá Original Balanço (MOB). A oficina – InteraPró – reuniu mais de 80 participantes, que puderam conhecer um pouco mais sobre as ferramentas de gestão e produção, bem como sobre a atuação do cenário musical na América Latina.

Bono também é coordenador da Rede Latino América 360 e circula por diversos países promovendo o intercâmbio da produção musical. Maringá esteve entre os sete destinos que fizeram parte do Soporte360 #GiraBrasil, que incluiu palestras em Recife (PE) e Aracaju (SE).

A Rede Latino América 360 é uma plataforma para o desenvolvimento cultural e uma festa dedicada à América Latina, focada no desenvolvimento da indústria da música e da cultura, oferecendo oportunidades de crescimento para talentos independentes latino-americanos com potencial internacional.

Sobre o InteraPró, o coordenador do projeto, Rafael Morais comenta que foi uma ótima oportunidade para suprir a carência de formações especificas para o cenário musical. “Precisamos olhar para o macro para atuar no micro, que é a nossa região. O número de participantes superou nossa expectativa, onde 50% dos inscritos foi de produtores musicais e a outra metade de músicos”. Para consolidar a representatividade do projeto no cenário, o InteraPró recebeu inscrições do estado de Santa Catarina, participantes que percorreram mais de 600km exclusivamente para acompanharem a oficina técnica.

Stelar Tavares, produtora cultural e cantora de Blumenau, foi a incentivadora para que outros amigos a acompanhassem na viagem. “Viemos sedentos de informação para aplicarmos na nossa rotina. E a palestra foi completa. Percebemos também a união dos produtores de Maringá e isso ajuda muito no desenvolvimento de projetos. Em Santa Catarina isso não acontece”. “Ainda estamos experimentando os caminhos, conhecendo as alternativas para ampliar a atuação no cenário local e o InteraPró é uma ótima oportunidade para se desenvolver profissionalmente”, completa Nina de Souza, produtora de Joinville.

Para Bono o InteraPró é uma importante ferramenta de intercâmbio entre os produtores, ao mesmo tempo em que oferece conhecimento mais amplo do mercado latino americano. “Independente da região, o mercado musical precisa se planejar, precisa se organizar para que tudo aconteça dentro de uma realidade pré-traçada. É isso que vim mostrar neste projeto”, explica. O promotor cultural comentou também sobre a atuação do ICI em Maringá. “A estrutura e o formato da entidade precisam ser replicados em outros países. Isso facilitaria muito o desenvolvimento da cultura no México e no Chile, por exemplo”.

Apoio

O InteraPró contou com o apoio da Associação Comercial de Maringá (ACIM), Asa Viagens e Turismo, Hotel Metrópole, Boteco do Neco, Convention & Visitors Bureau Maringá (CVB) e Latino America 360.

Edital

O Maringá Original Balanço está entre os contemplados do Prêmio Aniceto Matti, edital promovido pela Secretaria de Cultura de Maringá. Com a verba a entidade realizará o 1º Festival Intera, que em breve será divulgado nas redes sociais. A atual edição do Prêmio contratou outros 48 projetos artísticos no valor total de 2 milhões de reais.

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

2ª edição do ECOS DO INGÁ acontece neste final de semana

Um dos principais atrativos turísticos de Maringá, o Parque do Ingá, volta a ser palco para a Mostra de Música Instrumental, promovida pelo Cottonet-Clube. Projeto também conta com Fomento à

Notícias

Dívida da Funarte no valor de R$ 20 mi em editais será paga

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), conseguirá quitar restos a pagar referentes a 2014 e 2015, com a ampliação financeira acordada com o

Notícias

Entre as leis e a tecnologia

Mônica Herculano, para o site Mídia e Mercado Nos últimos tempos, o trabalho do profissional de Direito na área do entretenimento tornou-se mais complexo. Isso porque, por um lado, houve um grande