ICI e MOB se unem para viabilizar primeira oficina técnica de 2018, que será voltada ao setor musical

ICI e MOB se unem para viabilizar primeira oficina técnica de 2018, que será voltada ao setor musical

InteraPró: em parceria com o Instituto Cultural Ingá, Maringá Original Balanço cria projeto que visa retratar o panorama da música independente

InteraPró é o nome dado pelos organizadores às atividades formativas focadas no mercado da música independente. Serão palestras e oficinas realizadas durante o ano que culminarão no Festival Intera, a ser promovido ainda em 2018. A primeira oficina, que acontecerá no dia 22 (quinta-feira), contará com três módulos, que abordarão de produção de festivais a circulação de bandas a nível internacional. A oficina técnica é uma realização do Instituto Cultural Ingá (ICI) e Maringá Original Balanço (MOB).

De acordo com Rafael Morais, coordenador do InteraPró, a proposta é profissionalizar o cenário artístico local, ao oferecer agentes do mercado nacional e internacional para ministrar palestras e oficinas. “O nome ‘Intera’ vem do ato de completar algo que está faltando, construindo assim, uma experiência coletiva entre a galera e o espaço ocupado. A ‘Intera’ rola quando você ajuda um amigo que está precisando de umas moedas para pagar o ônibus, faz a ‘Intera’ para comprar um lanche. É sinônimo de companheirismo, princípio daqueles que veem, nesta ação cooperativa, um caminho para o crescimento conjunto”, explica Morais.

Rafael afirma ainda que a ação visa a democratização das informações que circulam acerca do cenário musical. “Elas (as informações) podem afetar a profissionalização do setor. Por isso, queremos oferecer eventos a preços acessíveis ou gratuitos, como é a proposta do dia 22, para apresentar a nova realidade que estamos vivenciando”.

Para ministrar a primeira oficina técnica de 2018, Bono da Costa foi o escolhido. Bono é promotor cultural e já realizou festivais, intercâmbios culturais, fóruns, conferências e oficinas de treinamento musical em vários países da América Latina e Estados Unidos. Ele abriu o primeiro escritório de projetos 360 na Europa, em Madri, com o objetivo de promover o intercâmbio entre artistas da América Latina e Europa. “O Bono circula há muito tempo por eventos de business, formação e de networking e tem domínio sobre como se dão os processos no mercado da música. Além disso, ele nos ampliará a visão sobre o mercado de música global chamado ‘Midstream’, que ainda não atinge a grande mídia, mas gera milhares de empregos. É uma plataforma de difusão de pautas sociais e que viabiliza inúmeros sonhos”, detalha o coordenador.

Para o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando, a iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento de projetos e dos próprios artistas da região. “Quando o Rafael nos procurou para apresentar o projeto, vimos que seria uma ótima oportunidade para segmentar nossas formações técnicas. Segmentar significa elucidar mais claramente cada aspecto do setor e promover maior interação entre os participantes”, diz.

O projeto conta com o apoio da Associação Comercial de Maringá (ACIM), Asa Viagens e Turismo, Hotel Metrópole, Boteco do Neco, Convention & Visitors Bureau Maringá (CVB) e Latino America 360. As inscrições podem ser realizadas no link disponibilizado abaixo e apenas 70 vagas estão disponíveis. O InteraPró será realizado no Auditório Amorim P. Moleirinho, na ACIM – R. Ver. Basílio Sautchuk, 388, centro.

 

Faça sua inscrição, clique no link abaixo:

https://goo.gl/forms/PBgD5wWhsLTCgRfv2

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Árvore Solar será instalada em Maringá

Projeto pioneiro na região Noroeste do Paraná é uma opção para energia renovável A evolução tecnológica é evidente a cada dia. Isso se estende à produção de energia, em especial

Notícias
Notícias

Música instrumental inicia passeio pelo interior do Paraná

Produção de Paulinho Schoffen contemplada no Edital Viapar Cultural vai visitar Maringá, Nova Esperança, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Floresta, Arapongas, Mandaguaçu e Campo Mourão Se uma das premissas da democratização