ICI e MOB se unem para viabilizar primeira oficina técnica de 2018, que será voltada ao setor musical

ICI e MOB se unem para viabilizar primeira oficina técnica de 2018, que será voltada ao setor musical

InteraPró: em parceria com o Instituto Cultural Ingá, Maringá Original Balanço cria projeto que visa retratar o panorama da música independente

InteraPró é o nome dado pelos organizadores às atividades formativas focadas no mercado da música independente. Serão palestras e oficinas realizadas durante o ano que culminarão no Festival Intera, a ser promovido ainda em 2018. A primeira oficina, que acontecerá no dia 22 (quinta-feira), contará com três módulos, que abordarão de produção de festivais a circulação de bandas a nível internacional. A oficina técnica é uma realização do Instituto Cultural Ingá (ICI) e Maringá Original Balanço (MOB).

De acordo com Rafael Morais, coordenador do InteraPró, a proposta é profissionalizar o cenário artístico local, ao oferecer agentes do mercado nacional e internacional para ministrar palestras e oficinas. “O nome ‘Intera’ vem do ato de completar algo que está faltando, construindo assim, uma experiência coletiva entre a galera e o espaço ocupado. A ‘Intera’ rola quando você ajuda um amigo que está precisando de umas moedas para pagar o ônibus, faz a ‘Intera’ para comprar um lanche. É sinônimo de companheirismo, princípio daqueles que veem, nesta ação cooperativa, um caminho para o crescimento conjunto”, explica Morais.

Rafael afirma ainda que a ação visa a democratização das informações que circulam acerca do cenário musical. “Elas (as informações) podem afetar a profissionalização do setor. Por isso, queremos oferecer eventos a preços acessíveis ou gratuitos, como é a proposta do dia 22, para apresentar a nova realidade que estamos vivenciando”.

Para ministrar a primeira oficina técnica de 2018, Bono da Costa foi o escolhido. Bono é promotor cultural e já realizou festivais, intercâmbios culturais, fóruns, conferências e oficinas de treinamento musical em vários países da América Latina e Estados Unidos. Ele abriu o primeiro escritório de projetos 360 na Europa, em Madri, com o objetivo de promover o intercâmbio entre artistas da América Latina e Europa. “O Bono circula há muito tempo por eventos de business, formação e de networking e tem domínio sobre como se dão os processos no mercado da música. Além disso, ele nos ampliará a visão sobre o mercado de música global chamado ‘Midstream’, que ainda não atinge a grande mídia, mas gera milhares de empregos. É uma plataforma de difusão de pautas sociais e que viabiliza inúmeros sonhos”, detalha o coordenador.

Para o diretor executivo do ICI, Miguel Fernando, a iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento de projetos e dos próprios artistas da região. “Quando o Rafael nos procurou para apresentar o projeto, vimos que seria uma ótima oportunidade para segmentar nossas formações técnicas. Segmentar significa elucidar mais claramente cada aspecto do setor e promover maior interação entre os participantes”, diz.

O projeto conta com o apoio da Associação Comercial de Maringá (ACIM), Asa Viagens e Turismo, Hotel Metrópole, Boteco do Neco, Convention & Visitors Bureau Maringá (CVB) e Latino America 360. As inscrições podem ser realizadas no link disponibilizado abaixo e apenas 70 vagas estão disponíveis. O InteraPró será realizado no Auditório Amorim P. Moleirinho, na ACIM – R. Ver. Basílio Sautchuk, 388, centro.

 

Faça sua inscrição, clique no link abaixo:

https://goo.gl/forms/PBgD5wWhsLTCgRfv2

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Quem te inspira?

Arieta Arruda, Farol das Ideias   Vamos falar sobre pessoas. Daquelas pessoas que nos inspiram, que levam nosso olhar sobre a vida à frente, que nos encorajam, que nos transportam

Notícias

Fotos – Fórum de Líderes Sindicais

No último dia 15, sexta-feira, os líderes de diferentes sindicatos de Maringá e região tiveram a oportunidade de se reunirem e, juntos, conhecer e discutir aspectos sobre saúde, economia e legislação

Notícias

A economia artisticamente criativa

Entrevista feita por Mônica Herculano para o site Cultura e Mercado Lançado em dezembro pelo Observatório Itaú Cultural e a Iluminuras, o livro “A Economia Artisticamente Criativa“, do professor da