Casa do Verbo lança Projeto Circo Social em Sarandi

Casa do Verbo lança Projeto Circo Social em Sarandi

Aulas de atividades circenses serão oferecidas ao município gratuitamente. As inscrições vão até 27 de fevereiro

Quando a obra “Lonas e memórias: a história esquecida do circo paranaense” foi lançada – de autoria de Rosana Steinke e Miguel Fernando, – em 2015, pouco se poderia prever dos frutos que seriam colhidos. O livro, em suma, retrata a importância e as mudanças na arte circense que nasceu e circulou no Estado entre os anos de 1940 e 1970.

Inspirado e convidado pelo Instituto Cultural Ingá (ICI), por meio de Miguel Fernando – que também é diretor executivo da entidade -, Francisco Pinheiro, coordenador geral do projeto Circo Social de Sarandi e diretor da Casa do Verbo Assessoria Cultural, conta que a iniciativa surgiu por meio do lançamento do livro em Campo Mourão. “Em 2015, o Instituto Cultural Ingá foi convidado para participar do Festival de Circo de Campo Mourão, através do lançamento da obra. O evento aconteceu na mesma data da abertura do festival, que contava também com uma apresentação da Escola Municipal de Artes Circenses, instituição ligada a Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam). A escola trabalha dentro da filosofia do circo social e despertou na comitiva do ICI o interesse em trazer para a região de Maringá algo semelhante”, conta.

Francisco afirma que depois do primeiro contato, a Casa do Verbo Assessoria Cultural foi convidada para desenvolver um projeto de acordo com os critérios da Lei Rouanet, com as características do circo social.  “Foi assim que o projeto Circo Social foi aprovado e a cidade escolhida para acolher a iniciativa foi Sarandi. Para dar andamento, contamos com a parceria do ICI para a captação dos recursos e, para a etapa inicial, com o patrocínio do Sicoob e Bancoob”.

Desenvolvimento

De acordo com o coordenador o objetivo do projeto é desenvolver habilidades artísticas e culturais para a atuação em números e espetáculos circenses, bem como fomentar o surgimento e aperfeiçoamento de educadores que pretendam atuar no campo das artes circenses ou utilizar a linguagem artística como ferramenta pedagógica. “Queremos também reavivar a história do circo com o propósito de valorizar seus diversos elementos. Mas já no primeiro módulo serão repassadas técnicas de solo, malabares e equilíbrio. Nos módulos mais avançados o educando aprende técnicas de números aéreos, entre outros. Além das aulas circenses, os participantes terão aulas de teatro e dança”, acrescenta Pinheiro.

O Circo Social de Sarandi é gratuito e atenderá o público InfantoJuvenil (10 a 14 anos). Serão duas turmas, uma no período matutino (9h às 11) e outra no vespertino (14 às 16h). Cada turma terá 20 alunos. O curso será realizado em quatro módulos, com um ano de duração cada. As aulas serão realizadas no antigo Clube Eldorado, em parceria com o Município de Sarandi, através da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – SEJUV. Francisco afirma que os educadores que estarão ministrando as aulas são profissionais que detêm notório conhecimento nas práticas e técnicas circenses e atuam dentro da filosofia dos circos sociais. As inscrições vão até 27 de fevereiro.

WhatsApp Image 2018-02-01 at 09.50.40Lançamento

As 10h30 desta sexta-feira (02/02), o projeto será lançado na Casa da Cultura de Sarandi, que está localizada na Praça Ipiranga – Centro. O início do projeto está previsto para março.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas na SEJUV, no Polo Cultural – Rua Marechal Deodoro, 1806 – ou pelo site www.casadoverbo.com.br.

 

Assessoria de Imprensa ICI

 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

29 e 30/09 – Cássia Eller – O Musical

Comentários comentários

Local

Confira a lista de selecionados para a Oficina Lei Rouanet

As inscrições foram analisadas por um júri técnico do ICI. Em ação inédita, todos os inscritos foram selecionados.   Nome completo Cidade onde reside Janaína Belai da Silva Maringá Alan

Notícias

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Arte Paraná

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Arte Paraná, que vai selecionar e premiar espetáculos de Circo, Dança, Música e Teatro, visando a circulação e apresentação em todo o Estado.