Programação de Natal atrai turistas para Maringá

Programação de Natal atrai turistas para Maringá

Os enfeites nas ruas e as atrações artísticas e culturais do projeto Maringá Encantada, da Prefeitura, oferecem uma vasta programação natalina em Maringá. No entanto, além de ser uma opção de entretenimento para os moradores, o evento transforma a cidade em destino de turistas.

Sondagem realizada pelo Observatório do Turismo e Eventos – núcleo de pesquisas do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau -, em parceria com o projeto Maringá em Números, idealizado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), mostra que 37,2% do público do Maringá Encantada é formado por pessoas que não moram na cidade. Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dos turistas é do Paraná: 87,5%.

A pesquisa foi feita no último sábado (9), com base na cidade informada nas placas de veículos estacionados nas imediações da avenida XV de Novembro, onde está o palco central do Maringá Encantada.

A superintendente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten, afirma que os números comprovam como a programação natalina ajuda a consolidar Maringá como destino de turistas de eventos, o que contribui para aquecer a economia local no fim de ano. “Essas pessoas aproveitam as atrações e acabam gastando por aqui, seja com alimentação, no comércio, ou mesmo com hospedagens”, frisa ela.

Cidades da região como Sarandi (8% do total), Paiçandu (2,9%) e Marialva (2,2%) foram as mais identificadas nas pesquisa, que também averiguou veículos com placas de Mandaguari, Jandaia do Sul, Doutor Camargo, Floresta, Cianorte, Munhoz de Melo, Guarapuava, Curitiba, São Carlos do Ivaí, Jussara, Colorado, Paranavaí, Umuarama, São Pedro do Ivaí, Araruna, Nova Esperança, Jardim Olinda, Japurá, Arapongas e Santa Fé.

Além disso, também foram constatados veículos emplacados no Estado de São Paulo – das cidades de Teodoro Sampaio, Jundiaí e da capital paulista – e nos municípios de Sete Quedas (MS) e Belo Horizonte (MG).

O diretor geral do Codem, João Ricardo Tonin, explica que é comum durante todo o ano que as pessoas da região se desloquem para Maringá durante os fins de semana. No entanto, ele ressalta que a programação de Natal atrai ainda mais os visitantes.

“Muitas cidades da região não têm a mesma infraestrutura de entretenimento que Maringá possui. Por isso, com as atrações de Natal, é esperado que essas pessoas venham para Maringá e tragam suas famílias”, comenta ele.

Ao todo, 137 veículos fizeram parte do levantamento, durante a noite de sábado passado.

Público

Sondagem realizada no último sábado com pessoas que participaram da programação do Maringá Encantada, revela que o projeto ainda é uma novidade para muitos. Dos entrevistados, 88% disseram que era a primeira vez que frequentavam um evento da programação natalina elaborada pela prefeitura. Além disso, 64% consideraram a iniciativa “muito boa” e os 36% restantes “boa”.

Sobre o Observatório

O Observatório do Turismo e Eventos reúne informações para identificar os potenciais e as carências do turismo e eventos da cidade. Os dados são disponibilizados para que especialistas, poder público e privado e a sociedade civil organizada sejam auxiliados nas tomadas de decisão que envolvam o setor. Todos os dados podem ser acessados gratuitamente no site www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa.

O projeto é patrocinado pela Viapar e tem, ainda, apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Cooper Card e Sebrae.

Fonte: Assessoria de Imprensa CVB

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Prêmios e Editais

Café com Cultura vai reunir artistas e produtores no próximo dia 05

Primeiro encontro do evento mensal organizado pelo Instituto Cultural Ingá terá como tema o segmento de Artes Cênicas Quem está no meio sabe bem que a rotina de quem trabalha

Notícias

Diretor executivo do Instituto Cultural Ingá é eleito delegado do Paraná para o CNPC

Turismólogo e especialista em história, Miguel Fernando assume a cadeira do segmento de Patrimônio Material, passando a representar a delegação do Paraná em Brasília Ao final da terceira etapa do

Local

Mostra Criativa será exposta junto da palestra “Oportunidades da Economia Criativa”

Ação promovida pelo Núcleo de Economia Criativa – do Programa Empreender – será realizada juntamente com a palestra promovida pelo ICI e SEBRAE Inovar vem sendo a palavra de ordem