ICI abre seleção para Oficina Técnica sobre Lei Rouanet

ICI abre seleção para Oficina Técnica sobre Lei Rouanet

Os interessados deverão preencher pré-inscrição e 30 participantes serão selecionados

Com o objetivo de ampliar a atuação de artistas, produtores, agentes, idealizadores, gestores ligados ao campo da Economia da Cultura e da Criatividade de Maringá e região, o Instituto Cultural Ingá (ICI) iniciou em 2017 o projeto “Oficina Técnica – Lei Rouanet: da teoria à prática”. Apresentada por Edson Pereira, vice-presidente da entidade, a próxima oficina será ministrada no dia 14/10 (sábado), das 8 às 17h, na sala Darci Piana da Associação Comercial de Maringá (ACIM). “Especialmente dessa vez faremos uma oficina de 8 horas de duração. Como nos últimos meses tivemos muitas mudanças pela nova Instrução Normativa de 2017, faz-se necessário um reaprender. Muitas funções novas, muitas melhorias no sistema, mas muitas obrigações novas também”, explica o instrutor.

Conteúdo – De acordo com Miguel Fernando, diretor executivo do ICI, a ação é gratuita e focará mais uma vez na reciclagem de profissionais e iniciantes no campo da Lei Rouanet (Lei Nacional de Incentivo à Cultura – Lei Federal nº 8.313/91). “A próxima oficina será mais enxuta, no sentido de potencializar a criatividade dos participantes. A ideia é dar um panorama da Lei e as formas de aplicação, deixando que os participantes transformem suas ideias em projetos. Assim, Edson apresentará formas de concepção de projetos, possibilidades de inovação e aspectos práticos da execução deste instrumento vinculado ao Ministério da Cultura (MinC)”. O diretor comenta, também, sobre a necessidade de selecionar os participantes. “Dada a limitação das dinâmicas em sala, esta oficina será destinada para 30 pessoas, as quais serão selecionadas por um corpo técnico do ICI a partir de análise curricular dos inscritos, que devem atuar em Maringá ou região”, completa.

Lei Rouanet – O principal objetivo da lei de Incentivo é proporcionar à população o acesso irrestrito e, preferencialmente, gratuito das ações que são desenvolvidas via recursos provenientes de renúncia fiscal de empresas tributadas no regime de Lucro Real (as quais podem destinar 4% do Imposto de Renda devido aos projetos enquadrados nesse mecanismo). “Uma das formas de se perceber os bons frutos da oficina é o número de ações que ocorrem atualmente e perceber como a demanda vem crescendo. Notadamente, Maringá vem ganhando novas ações em praticamente todos os segmentos da cultura. A Cultura movimenta, muda e transforma! Ela contribui para a formação de cidadãos conscientes de seu papel numa sociedade tão complexa”, declara Edson. Sobre a declaração do vice-presidente, Miguel reitera que o processo de formação promovido pelo ICI é continuado, ou seja, cada vez mais pessoas se interessam pela gestão cultural. “Sempre precisamos abrir espaço para novos profissionais. Além disso, há aqueles que desejam se reciclar e isso é necessário em tempos de grandes mudanças e adversidades no mercado cultural. Temos produtores culturais que, há três anos, não tinham sequer um projeto enquadrado na Lei Rouanet e que hoje, após as capacitações técnicas, movimentam mais de R$ 200 mil ao ano, beneficiando diversas comunidades e segmentos”, finaliza.
Até o momento, mais de 1.500 pessoas já participaram das formações técnicas e palestras promovidas pelo ICI em 2017.

Serviço
Oficina Técnica – Lei Rouanet: da teoria à prática
Data: 14 de outubro de 2017 (sábado)
Horário: 8 às 17 horas
Instrutor: Edson Pereira
Local: ACIM (Sala Darci Piana)
Endereço: Rua Basílio Sautchuk, 388 – Centro / Maringá-PR

Realize sua pré-inscrição clicando no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMEfc3csUZSPvnPVyXL1WITSb1YxXMjW9_pR5Pg7-7iFUctA/viewform

Lei Rouanet - Da teoria à prática - Outubro 2017

Assessoria de Imprensa ICI – Daniele Corrêa

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Yamandu Costa e a magia do violão de sete cordas como você nunca viu

Instrumentista gaúcho, um dos maiores violonistas brasileiros, que acaba de vencer o 27º Prêmio da Música Brasileira se apresentará na cidade em agosto A função do sete cordas na música brasileira

Notícias

Lançamento de catálogo e mesa-redonda no Museu Paranaense

Os artistas maringaenses Sheilla Souza e Tadeu Santos participam pela Assindi No dia 3 de outubro, às 18h30, o Coletivo Kókir lança o catálogo das exposições “Voracidade/Sustento” no Museu Paranaense.