Pessoa e os Cantos do Brasil

Pessoa e os Cantos do Brasil

Idealizado pelos músicos Cinthia Ruivo (piano), Eduardo Moreno (tenor), Francyene Rossett (soprano) e Juliana Bischoff (soprano), o recital “Pessoa e os Cantos do Brasil” tem por objetivo unir música e poesia, experimentar e oferecer ao público uma costura cênica pouco tradicional aos amantes da literatura e da música brasileira.

Serão apresentadas peças de compositores como Heitor Villa Lobos, Alberto Nepomuceno, Vilani Cortes e outros. Costurando a escolha das canções haverá fragmentos de textos e poemas de Fernando Pessoa, buscando uma harmonia entre poesia e canção.

A escolha das canções se deu por uma pesquisa no nosso cancioneiro, partindo da música erudita, que retrata questões do nosso povo com lirismo e dramaturgia, cantando amores e desamores, crenças e folclore do Brasil.

Além de promover a cultura brasileira, esse recital busca aproximar o público maringaense da música erudita nacional. Acontecerá no dia 02 de setembro às 20h30 no Auditório da Fundação Luzamor.

Currículos

Cinthia Ruivo

Natural de Jesuítas – PR, iniciou seus estudos de piano aos 15 anos. Estudou com Paulo Giovanini, Irina Ratcheva e em 2004 iniciou o curso de Música – Bacharelado em Piano na Universidade Estadual de Maringá, na classe do professor Ms. Geraldo Ribas. Em 2007 passou a fazer parte da classe do professor Yuri Pingo, concluindo o curso em 2008. É Mestre em Música/Práticas Interpretativas, pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Participou de diversos Master Classes com professores renomados, entre eles Ney Fialkow (RS), Dario Ntaca (ARG), Flavio Augusto (RJ), Patricia Bretas (RJ) e Marisa Lacorte (SP). Fez um curso para pianistas correpetidores ministrado pelo Prof. Dr. Ticiano Biancolino em 2010 na Universidade Estadual de Maringá. Participou de diversos recitais em Maringá (PR), Londrina (PR), Cianorte (PR), Paranavaí (PR), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC), apresentando-se como solista e camerista. Participou do “Concurso de Canções Brasileiras” em 2009 em SP. Foi professora na Universidade de Maringá (UEM). Atualmente é professora no Conservatório Villa-Lobos e é doutoranda na Universidade Federal do Paraná sob orientação da professoa Drª Zélia Chueke.

Cinthia Ruivo (44) 99912-9173

Eduardo Moreno

Formado no curso de Música – Bacharelado em Canto na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Está sob a orientação da professora Michele Coelho. Participou da I Semana de Canto UEM, Festival de Música nas Montanhas, Painel de Regência Funarte, FEMUSC, Temporadas de Óperas de Maringá. Participou de aulas e masterclasses ministradas por Marcel Boone, Denise Sartori, Mário Solimene, Alessandro Sangiorgi, Rosana Lamosa, Marcelo Amaral, Francisco Campos, André Santos, Ana Häsler, Gino Quilico, Celine Imbert, Luciana Monteiro, Guida Borghoff. Neste ano, participou do III Canto em Trancoso e do XV Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas.

Francyene Rossett, cantora, graduada em Música – Bacharelado em Canto Lírico e em Regência Coral pela UEM. Professora de canto há 20 anos, desde 2015 faz parte do projeto e grupo Roda de Choro UEM, como cantora e professora. Canta em diversos projetos, como “Elas cantam Ópera” e “Elis em Nós”. Em 2016 cantou ao lado de Renato Borghetti no projeto “Velho Lua – Homenagem a Gonzagão” no Caixa Cultural Curitiba. Em 2017 integrou o time de cantoras solistas no espetáculo Elas & Beatles e participou recentemente do show que homenageia Elis & Tom 74, o disco, ao lado de Paulinho Schoffen pelo Cottonet-Clube.

Juliana Bischoff

Graduada em Canto pela Universidade Estadual de Maringá, professora de canto, educadora musical e pesquisadora. Participa do estúdio ópera da UEM e participou de apresentações como: Noite de Ópera, Elas Cantam Ópera e Canções Brasileiras.

Serviço

Pessoa e os cantos do Brasil

Com Cinthia Ruivo (piano), Eduardo Moreno (tenor), Francyene Rossett (soprano) e Juliana Bischoff (soprano).

Dia 02 de setembro às 20h30 no Auditório Luzamor

Ingressos a R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)

Venda antecipada no Luzamor e na Escola Villa Lobos

 

IMG-20170807-WA0001

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Prodav das TVs públicas realiza encontro em Maringá

Com o objetivo de dialogar com a produção audiovisual independente, coletivos e pontos de cultura do Paraná, o Escritório Regional Sul da Unidade Técnica de Execução da Linha de Produção de Conteúdos

Notícias

Palestras marcam 2º Simpósio Abrasel Noroeste do Paraná

Com o tema “Criatividade e tendências no Foodservice”, empresários discutem desafios do setor e apresentam tendências da alimentação fora do lar A Abrasel Noroeste do Paraná – Associação Brasileira de

Nacional

Aprovados pela Lei Rouanet agora contam com o Circula Paraná

Os agentes culturais do Paraná que possuem projetos aprovados pela Lei Rouanet podem contar agora com o Circula Paraná, programa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) que auxilia na