Em celebração aos 70 anos de Maringá, CREA-PR realiza palestra nesta quarta-feira

Em celebração aos 70 anos de Maringá, CREA-PR realiza palestra nesta quarta-feira

Passado, presente e futuro se unem em uma única noite no Teatro Calil Haddad

Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), – com o apoio de diversas empresas e em parceria com a Prefeitura de Maringá, Instituto Cultural Ingá, Cocamar e Shopping Avenida Center -, o encontro “70 anos de Engenharia, Agronomia e Geociências maringaense. Passado, Presente e Futuro” será um dos eventos mais representativos que marcam o septuagésimo aniversário da cidade canção.

O encontro será nesta quarta-feira (30), no Teatro Calil Haddad, a partir das 18 horas. Serão três palestras principais, para resgatar o passado, o presente e o futuro da Engenharia, Agronomia e Geociência em Maringá. A programação também prevê apresentações culturais e exposições. O evento é gratuito e aberto ao público.

A proposta, de acordo com o professor Eduardo Alves de Oliveira, membro da comissão organizadora, é mostrar a importância das engenharias e da Agronomia no desenvolvimento de Maringá, considerada uma cidade modelo em nível nacional, em planejamento urbano e no agronegócio. “O encontro valoriza a profissão e os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea/Mútua que engloba as engenharias. Desde o primeiro traçado do planejamento da cidade na prancheta existe o envolvimento do profissional de engenharia”, lembra Oliveira.

Na avaliação de Miguel Fernando, diretor executivo do Instituto Cultural Ingá, o evento é fundamental, visto que trata do crescimento e verticalização de Maringá. “O CREA-PR está na cidade há décadas, prestando um serviço de organização do setor da engenharia, principalmente no que consiste na liberação de empresas, obras e acompanhamentos. Podemos dizer, então, que o Conselho foi a base que sustentou o desenvolvimento da cidade”, afirma Miguel. O diretor também estará presente no evento e fará uma análise sobre a colonização do eixo norte e noroeste do estado do Paraná, com o tema “Nascimento e consolidação de Maringá: um recorte histórico de 1923 a 1959”.

Para completar o encontro, Álvaro Cabrini, engenheiro agrônomo, e Wilson Yabiku, engenheiro civil e representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), se apresentarão com as palestras “Ética e desafios atuais da Engenharia, Agronomia e Geociências em Maringá” e “O Futuro de Maringá, com Engenharia, Agronomia e Geociências”, respectivamente. Yabiku também fará uma análise de futuro, a partir do plano socioeconômico do Masterplan, que é um planejamento para até 2047, quando Maringá completará cem anos.

 

maringá-70-anos-banner-programação-80x120cm-1-683x1024 (1)

 

Assessoria de Imprensa ICI – Daniele Corrêa

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Balanço das ações da SEEC é apresentado aos conselheiros estaduais da cultura

O Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) se reuniu nesta segunda-feira (05/12) para acompanhar o balanço das atividades da Secretaria de Estado da Cultura em 2016, que foi apresentado pelo secretário

Notícias

Novas práticas na curadoria de artes

Mônica Herculano para o Cultura e Mercado Curadoria é uma profissão relativamente nova, que vem atraindo pessoas com perfis bastante diferentes nos últimos anos. “Sob influência direta de estratégias do

Artigo

Festival Sabor de Cultura: identidade e gastronomia maringaense

Evento que será realizado nos dias 28 e 29 de maio vai reunir Food Trucks e atrações culturais no estacionamento do Shopping Avenida Center A criatividade maringaense pode ser medida,