Inscrições abertas para publicação de estudos da coleção

Com o objetivo de estimular a reflexão contemporânea sobre temas da cultura nacional e internacional, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançam edital público para produzir três livros da Coleção Cultura e Pensamento. A partir desta terça-feira (1º), pesquisadores podem inscrever seus estudos sobre as áreas: direitos culturais, políticas culturais para as cidades e políticas para as artes. As inscrições estão disponíveis até o dia 30 de setembro no site da coleção.

Serão selecionados trinta estudos para serem publicados em três livros. Uma das condições de inscrição é que o texto seja original e inédito e que não esteja em avaliação para ser publicado por outra revista – caso contrário, o autor deve justificar no momento da inscrição. Cada um dos livros reunirá dez textos selecionados por comissões editoriais específicas, compostas por três estudiosos de cultura reconhecidos. Os membros das comissões editoriais foram escolhidos por suas trajetórias acadêmicas, bem como pela diversidade regional.

A Coleção busca potencializar a discussão sobre cultura e políticas culturais, além do apoio a iniciativas da sociedade e da comunidade cultural, por meio da publicação de estudos existentes e do incentivo à produção de novos trabalhos, potencializando a discussão sobre cultura e políticas culturais.

Cultura e Pensamento

A parceria para a Coleção foi firmada em 2015 entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.

Inscrita no Programa Cultura e Pensamento, criado em 2008 e retomado em 2015, a Coleção assume a proposta de desenvolver conexões entre diferentes saberes para fortalecer os direitos culturais. A parceria pretende estimular a publicação de estudos e pesquisas, que ampliem a reflexão, no País, sobre políticas culturais, tema hoje vital para a cultura e a democracia.

Para mais informações sobre a edição 2017 do edital Coleção Cultura e Pensamento, acesse www.culturaepensamento.ufba.br ou entre em contato pelo telefone (71) 3283-6198 ou pelo e-mail culturaepensamento@ufba.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação | Ministério da Cultura

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Aberto cadastramento para empresas que desejam incentivar projetos do Profice

Está aberto o cadastramento para as empresas que têm interesse em incentivar projetos culturais do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) por meio de renúncia fiscal

Local

Cancelado processo eleitoral do CONSEC

A Secretaria de Estado da Cultura informa o cancelamento do processo eleitoral para escolha dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (CONSEC). A detecção de uma possível

Artigo

Atendimento ao proponente no incentivo fiscal é qualificado

Está no ar, no site do Ministério da Cultura (MinC), uma nova páginareservada aos conteúdos do incentivo fiscal a projetos culturais. O ambiente agrupa, num só espaço, as informações, orientações