Festival Internacional de Corais de Maringá acontece de 15 a 17 de junho

Festival Internacional de Corais de Maringá acontece de 15 a 17 de junho

Evento faz parte do calendário do município há 21 anos e tem como proposta o intercâmbio com corais do Brasil e da América Latina. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Rouanet e conta com o fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá

 

Em sua XXI edição, o Festival Internacional de Corais de Maringá já é tradição na Cidade Canção, fazendo parte do calendário anual de práticas coletivas da comunidade.

A curadoria está sob a responsabilidade da Gisele Produções Artísticas, sob direção dos maestros Sóstenes Pereira e Marcello Teles. “O Festival é um evento não competitivo e um bem cultural maringaense. Ele foi inspirado pela necessidade de promover a congregação entre os coros e diversas culturas. Esta prática se estende até hoje”, explica Sóstenes Pereira, também diretor artístico do projeto.

Até a XX edição, mais de 10.000 vozes se apresentaram e diversas oficinas aconteceram – com os mais importantes profissionais do canto coral -, o que contribui para a solidez e credibilidade do evento. “Somos um dos únicos festivais que acolhe os coros gratuitamente, se responsabilizando pelos processos de hospedagem e alimentação”, acrescenta.

Para a edição de 2017, o festival ganhou novos parceiros e foi reestruturado. A reestruturação ocorreu no aspecto administrativo, passando a ser patrocinado 100% pela iniciativa privada – Lei Rouanet. No aspecto artístico, o festival será temático. De acordo com Sóstenes, os coros cantarão uma obra a quem ou o que se pretende homenagear e, também, será realizado um breve tributo a figura do compositor brasileiro – para celebrar os 75 anos da Associação Brasileira de Compositores. Já no aspecto estrutural, pretendemos abrir os concertos com coros convidados. “Essas mudanças ocorreram a fim de continuar o fomento do projeto, que é Patrimônio Imaterial maringaense”, afirma Sóstenes.

O XXI Festival Internacional de Corais de Maringá conta com o fomento a cultura do Instituto Cultural Ingá e com o apoio de diversas instituições locais. Para comodidade do público, é possível retirar o convite virtual através do site www.sympla.com.br e apresentá-lo no teatro até às 19h, garantido assim o lugar – gratuitamente – sem precisar enfrentar filas.

O patrocínio do festival é da Usina Santa Terezinha, Lowçucar, FERTIPAR, Ferrari & Zagatto e FORTGREEN.

 

Serviço

Data de realização: De 15/06/17 até 17/06/17

Horário de início: 20h

Ingresso: https://www.sympla.com.br/giseleproducoes

Local: Teatro Regional Calil Haddad

 

FICM - Web - 2017 (1)

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

3ª Mostra de Teatro Estudantil começa neste sábado

Na programação estão 9 espetáculos de Maringá e região Começa neste sábado, dia 9, mais uma edição da Mostra de Teatro Estudantil – MOTEM, idealizada pela Forféu Atividades Artísticas e

Notícias

Inscrições abertas para Projeto Social em Educação Musical no Sesc Maringá

O Sesc Maringá, através do CDM – Centro de Difusão Musical oferece aulas gratuitas para os seguintes instrumentos musicais: violino, viola de arco, violoncelo, violão, viola caipira, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone e

Nacional

Micsul 2018 reunirá 10 setores da economia criativa

Um recorte da diversidade e da criatividade cultural sul-americana serás exibido em São Paulo, de 23 a 27 de abril de 2018, no Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul).