Árvore Solar será instalada em Maringá

Árvore Solar será instalada em Maringá

Projeto pioneiro na região Noroeste do Paraná é uma opção para energia renovável

A evolução tecnológica é evidente a cada dia. Isso se estende à produção de energia, em especial a solar (fotovoltaica), que ganhou espaço em muitas propriedades rurais ou urbanas. Na próxima sexta-feira, será instalada em Maringá uma “Árvore Solar”.

A estrutura tem seis metros de altura, semelhante a de uma grande árvore. Ela terá dez placas solares para a captação de energia. A iniciativa é da concessionária de rodovias VIAPAR que vai instalar o equipamento no jardim de sua sede, na PR 317, em Maringá.

O engenheiro eletricista da Solus Energias, Guilherme Marzolla, empresa responsável pela implantação do projeto, explicou que a estrutura vai gerar 75 KW/h mês, volume suficiente para abastecer uma casa popular. “Também consta no plano a instalação de quatro bancos [formato cata-vento] na base da árvore, bem como tomadas, onde as pessoas vão poder usá-las para diversos fins, inclusive o carregamento do telefone celular”, disse. “O ambiente ainda vai contar com wi-fi”.

arvore solar x

Projetos semelhantes já existem na França e Alemanha, inclusive em espaços públicos. A estrutura da árvore suporta ventos de até 120 km/h. Vale lembrar ainda que está será a primeira estrutura do gênero na região de Maringá. “O principal objetivo deste projeto é incentivar a produção de energia renovável. O excedente será distribuído para a rede da empresa”, destacou o supervisor de T.I Administrativo da VIAPAR, Humberto Casicava.

Dentre os inúmeros benefícios deste sistema de produção, destaque para o baixo impacto ao meio ambiente, manutenção mínima das centrais, redução de investimento nas linhas de transmissão e a rápida instalação. Em países tropicais, como o Brasil, a energia solar é viável em todo o território.

Inauguração da Árvore Solar – Sexta, dia 30/06, 16 horas, no jardim da sede da Viapar  – PR 317 – n.7246 – Saída para Campo Mourão, perto do Aeroporto Regional de Maringá.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

“Precisamos ver a diversidade como riqueza e não tragédia”

.  “Gosto de convidar as pessoas para imaginar um mundo onde tudo que foi feito de maravilhoso, de sutil, de incrível, fosse feito pelos negros”. Nesse mesmo mundo, os bons,

Notícias

2º MIM discute o papel da arte e da cultura na formação dos cidadãos

Desde sua primeira edição em 2011, ainda chamada de Mostra de Teatro Contemporâneo, a programação da Mostra busca trazer coletivos do teatro contemporâneo com renome nacional e alguns até com

Oficinas

ICI e MOB se unem para viabilizar primeira oficina técnica de 2018, que será voltada ao setor musical

InteraPró: em parceria com o Instituto Cultural Ingá, Maringá Original Balanço cria projeto que visa retratar o panorama da música independente InteraPró é o nome dado pelos organizadores às atividades