Projeto oferece aulas gratuitas para 150 crianças e jovens
10 de maio de 2017 316 Visualizações

Projeto oferece aulas gratuitas para 150 crianças e jovens

Maringá, Iguatemi e Sarandi estão recebendo as oficinas teatrais

Na segunda quinzena de março teve início o projeto “Criança em cena”, promovido pela Forféu Atividades Artísticas por meio da Lei Rouanet. O objetivo é realizar oficinas gratuitas de teatro com crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, em Maringá, distrito de Iguatemi e Sarandi. Cerca de 150 alunos integram as oito turmas e já estão se beneficiando das atividades, que seguem até novembro deste ano.

O programa tem carga horária total de 80 horas, divididas em encontros semanais de 2 horas, em que o aluno experimenta processos afetivos, cognitivos e psicomotores.

“A palavra ‘teatro’ deriva dos verbos gregos ‘ver, enxergar’, lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a relação com o outro. Por isso, é importante auxiliar o aluno a apropriar-se da linguagem artística, um poderoso instrumento de comunicação, leitura e compreensão da realidade humana”, explica o idealizador e coordenador do projeto, Alan Gaitarosso. Ele, ao lado dos artistas e instrutores Andresa Viotti, Lucas Oliveira, Márcia Costa, Nágela Souza e Renan Gustavo são os responsáveis pelas aulas que acontecem no CEU das Artes de Iguatemi, no Colégio Adaile Maria Leite, no Centro da Juventude do Conjunto Borba Gato e no Colégio Jardim Universitário de Sarandi.

Além de oportunizar o contato com a arte, o projeto também vem trabalhando a formação de público, incentivando os participantes a prestigiarem espetáculos que circulam pela cidade, orientando sobre a importância de um repertório artístico para desenvolvimento pessoal e produções próprias, além de estimular a comunidade próxima aos locais onde o projeto é executado para que acompanhem e prestigiem as produções dos alunos.

“Durante a oficina fica evidente o prazer que as crianças estão sentindo em participar e isso parece estar refletindo na percepção dos pais. Alguns pais que falaram comigo externaram muita satisfação pelos filhos estarem participando do projeto e estarem não só gostando, como trocando a aprendendo algo. Esse acompanhamento e comprometimento positivo das crianças e suas famílias pode viabilizar leituras de mundo mais poéticas, críticas e de futuras e efetivas transformações na comunidade”, acredita a atriz e instrutora Márcia Costa.

“A cada oficina percebo que as crianças se descobrem, reinventam, ressignificam suas experiências e saberes por meio do teatro, tudo isso sem deixar de serem crianças. Vejo neles a necessidade de estar ali, de terem um momento para extravasar, de serem vistos e ouvidos”, reitera o ator e instrutor Renan Gustavo, responsável pela turma do distrito de Iguatemi.

No encerramento o Criança em Cena terá uma mostra cultural itinerante em que cada turma produzirá um espetáculo para apresentar em sua comunidade e também às comunidades de outras turmas, buscando maior integração e intercâmbio entre todos os participantes.

 

SERVIÇO

Criança em cena

 

CEU das Artes de Iguatemi – 2 turmas – 29 alunos

Turma 1 – segunda-feira das 9h às 11h – idade de 10 a 14 anos

Turma 2 – segunda-feira das 14h Às 16h – idade de 10 a 14 anos

Instrutores: Lucas Oliveira e Renan Gustavo

 

Centro da Juventude de Maringá – 3 turmas – 52 alunos

Turma 1 – terça-feira das 9h às 11h – idade de 7 a 12 anos

Turma 2 – terça-feira das 14h às 16h – idade de 7 a 12 anos

Turma 3 – quinta-feira das 14h às 16h – idade de 13 a 17 anos

Instrutores: Alan Gaitarosso, Márcia Costa e Renan Gustavo

 

Colégio Adaile Maria Leite – 1 turma – 28 alunos

Turma 1 – quinta-feira das 17h 40 às 19h 40

Instrutora: Nágela Souza

 

Colégio Jardim Universitário Sarandi – 2 turma – 40 alunos

Turma 1 – quarta-feira das 14h às 16h – idade de 13 a 17 anos

Turma 2 – sexta-feira das 14h às 16h – idade de 13 a 17 anos

Instrutora: Andresa Viotti

 

 

Contato

www.criancaemcena.com.br

(44) 3052-0222 / 98429-9261 Alan Gaitarosso

 

Realização: Ministério da Cultura e Forféu Atividades Artísticas

Patrocínio: Ferrari Zagatto, Fertipar, Fortgreen, Sanches Tripoloni e Usina Santa Terezinha

Apoio: Prefeitura Municipal de Maringá – Secretaria de Cultura, Centro da Juventude Antônio Paulo Pucca – Maringá

Incentivo à Cultura: Instituto Cultural Ingá

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Artigo

Prêmio Brasil Fotografia abre inscrições

Estão abertas até 13 de dezembro as inscrições para o Prêmio Brasil Fotografia. Criado em 2000 pela Porto Seguro, o prêmio foi estruturado para funcionar como um canal de apresentação

Local

SEEC produz vídeo tutorial sobre como enquadrar projetos no PROFICE

A Secretaria de Estado de Cultura do Paraná, por meio da Coordenação de Incentivo à Cultura, comunica a todos os gestores municipais de cultura do Estado do Paraná que, devido

Notícias

03/09 – Apresentação “O alegre choro do Paraná”

O projeto “O Alegre Choro do Paraná – Popularização da Música Paranaense” – é um dos contemplados pelo VIAPAR Cultural 2015, realizado pelo Instituto Cultural Ingá em parceria com a