Projeto cultural “Stone Face” apresenta “O passeio de Buster Keaton”

Projeto cultural “Stone Face” apresenta “O passeio de Buster Keaton”

Maringá é a personagem principal da peça; as apresentações serão na Casa da Cultura Alcidio Regini com entrada gratuita

A peça “O passeio de Buster Keaton” é uma adaptação livre da farsa de Federico García Lorca. A proposta coletiva do elenco, que conta com Douglas Kodi, Giovana Lago e Ricardo Nolasco, de Curitiba, coloca Maringá como a personagem principal dessa comédia física sobre o corpo na urbanidade.

As sessões serão nos dias 22 e 23 de abril, às 19h30, na Casa de Cultura Alcidio Regini, no Jardim Alvorada. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início da peça.

O espetáculo integra o projeto “Stone Face: pesquisa cênica sobre as urbanidades maringaenses”, realizado com recursos do Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura. Além da montagem da peça “O passeio de Buster Keaton”, o projeto realizou outras duas etapas: a pesquisa teórica sobre as urbanidades maringaenses (disponível no site www.stoneface.com.br) e execução de uma série de performances artísticas nos bairros da cidade, intituladas “Novos empreendimentos”.

O PROJETO

O objetivo do projeto “Stone Face – pesquisa cênica sobre as urbanidades maringaenses” é promover uma reflexão crítica, poética e bem-humorada sobre questões urbanas locais, como o contexto de criação e consolidação de Maringá, o processo de verticalização, as questões imobiliárias e o ritmo de vida na cidade.

As ações foram inspiradas nas produções artísticas do cineasta e ator Buster Keaton e do poeta e dramaturgo Federico García Lorca, pois ambos abordaram a temática da relação dos indivíduos com os espaços.

O nome do projeto – Stone Face – também é inspirado em Buster Keaton e vem das expressões “rosto inexpressivo” ou “rosto de pedra”, comumente associadas ao cineasta por suas feições estáticas em relação a agitação nos centros urbanos.

AS PERFORMANCES

A série de performances “Novos Empreendimentos” foi realizada nos bairros Vila Operária, Santa Felicidade, Jardim Aeroporto, Centro e no Contorno Norte entre os dias 20 e 22 de fevereiro. As ações foram inspiradas nas obras de Buster Keaton e Federico García Lorca e na história da urbanização de Maringá.

SINOPSE DA PEÇA

Em “O Passeio de Buster Keaton”, Federico García Lorca apresenta sua visão surrealista do comediante do cinema mudo: um Buster que mata seus filhos, pega sua bicicleta e desbrava as paisagens de um lugar chamado América. Imaginamos Buster Keaton e seu corpo-máquina a passear pelas metrópoles, seu rosto de pedra como nossa máscara de todos os dias: impassíveis diante as grandes máquinas do trânsito, resignadamente entrando em filas que não sabemos onde vão dar. Corpos indiferentes, porém, adaptáveis à balbúrdia ao redor. A cidade é o personagem principal nesta comédia física do corpo na urbanidade.

Mais informações no site do projeto: www.stoneface.com.br

O projeto “Stone Face: pesquisa cênica sobre as urbanidades maringaenses” é produzido com verba de Incentivo à Cultura, Lei Municipal 9160/2012 – Prêmio Aniceto Matti. Edital 008/2015.

 

SERVIÇO

“O Passeio de Buster Keaton”

Datas: 22 e 23/04/2017

Horário: 19h30

Local: Casa da Cultura Alcidio Regini

Endereço: Avenida Sophia Rasgulaeff, 693 – Jardim Alvorada, Maringá – PR.

Classificação: livre.

Entrada gratuita. Distribuição de ingressos uma antes do espetáculo.

 

 

StoneFace_CredLaisPenteado_04

 

StoneFace_CredLaisPenteado_02

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro

Até o dia 16 de outubro, jornalistas podem realizar a inscrição para o 5º Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo. Presentes há sete décadas no estado do Paraná, as instituições que

Notícias

Justiça proíbe Lei Rouanet para projetos lucrativos e autossustentáveis

Eventos culturais com “potencial lucrativo” ou que “possam atrair investimento privado” serão proibidos de receber incentivos fiscais através da Lei Rouanet. A determinação foi aprovada pelo TCU (Tribunal de Contas

Local

Projeto cultural “Stone Face” aborda urbanidades maringaenses por meio do teatro

A proposta é repensar o espaço urbano a partir de intervenções artísticas inspiradas em Buster Keaton e Federico García Lorca; o projeto é executado com recursos do Prêmio Aniceto Matti