Coletânea de textos teatrais será lançada neste domingo

Coletânea de textos teatrais será lançada neste domingo

Patrocinados pelo Prêmio Aniceto Matti, livros serão distribuídos gratuitamente

Neste domingo, dia 30, a atriz, diretora e professora Larissa Marega promove o lançamento da coletânea “Para ler o teatro”, projeto contemplado na categoria Leitura e Literatura do Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá. O lançamento será a partir de 17h, no Teatro Calil Haddad, com entrada gratuita e várias atrações na programação, como música ao vivo, encenação e coquetel.

A coletânea “Para ler o teatro” consiste na publicação de quatro textos teatrais infanto-juvenis escritos pela autora entre 2012 e 2014 em contexto escolar. As peças chamam-se “O vilarejo”, “Flor do meu jardim”, “As três mosqueteiras e o intruso bonachão” e “Branca de Noiva” e estarão organizadas em uma caixa box. O projeto prevê a distribuição gratuita de 600 exemplares.

Segundo a autora, a inspiração que a faz escrever acompanha o desejo de contribuir com a cultura local, no sentido de impulsionar esse gênero de tradição milenar, gênero que merece ser lido. “O letramento compreende a competência de reconhecer modos diversos de escrita, novas maneiras de contar uma história, novos meios de apreender sentidos”, ressalta Larissa.

Larissa acredita que o texto dramático pode desenvolver habilidades específicas, de forma a aproximar escrita e oralidade, diálogo e descrição, imaginação e criatividade, contribuindo significativamente para a formação do leitor. Além disso, a autora afirma que o gênero dramático pode constituir-se texto-base para montagens de espetáculos teatrais em várias instâncias socioculturais, por companhias amadoras e/ou profissionais, em contextos escolares ou não.

Esses são, portanto, os objetivos do projeto: viabilizar o acesso a textos teatrais, destinados a diferentes públicos (estudantes ou profissionais); promover a apreciação e o gosto pela leitura do gênero dramático; oferecer gratuitamente material literário à população de Maringá; instigar a montagem de peças de teatro, em vários contextos socioculturais e divulgar o trabalho autoral de uma escritora maringaense.

 

Sinopses das peças:

O vilarejo

Uma peça teatral dinâmica, com personagens divertidos. Ao longo da história, Aurora descobre em Heitor valores que estavam esquecidos no vilarejo. Convido você, leitor, a conhecer esta bela mensagem de amor ao próximo!

*Esta peça foi premiada no 4º Festival Regional de Teatro do Estudante de Maringá, promovido pela SEMUC, em 2012.

**Esta peça foi utilizada como intervenção didática para a tese de doutorado da autora, em 2013.

 

Flor do meu jardim

Em um reino muito, muito distante… Em um tempo muito, muito atual. Rosa é uma princesa dos dias de hoje, que vive longe de seu mundo ideal. Mas com determinação e coragem vai transformar a realidade a sua volta. Quem conta esta tragicomédia é Arabela, uma menina bem tagarela…

*A protagonista desta peça recebe o nome da avó paterna da autora, que adoeceu e faleceu no ano seguinte em que ela foi escrita.

 

As três mosqueteiras e o intruso bonachão

Uma história de suspense, humor, romance e muita ação. A releitura da obra de Alexandre Dumas ganha os palcos de teatro em uma nova versão. Agora, são três mosqueteiras que protegem a Rainha da França! Você vai se surpreender com esta trama bem-humorada e cheia de intrigas!

*Esta peça foi apresentada na 1ª Mostra de Teatro Estudantil de Maringá e Região, promovida pela Cia Forféu em parceria com o Ministério da Cultura, em 2015.

 

Branca de Noiva

Que se abram as cortinas: eis uma peça de teatro para todas as idades. Você vai se encantar com esta versão de “A Branca de Neve e os sete anões”. A história propõe uma brincadeira com o que pode ter acontecido depois do final clássico “felizes para sempre”. No lugar de anões, são anãs. No lugar da madrasta, entra a sogra. E o Príncipe deixa de ser encantado para ser enrolado… Será que vai dar casamento?

*Esta peça será apresenta no lançamento da Coletânea, dia 30 de abril, no Teatro Calil Haddad, às 17h.

 

Programação do lançamento:

 

Abertura: “A importância do teatro para crianças e jovens na escola” por Joaquim dos Santos (professor e ator)

 

Apresentação da peça “Branca de Noiva” – Grupo de Teatro Magnus

 

Distribuição do livro, sessão de autógrafos, coquetel e música ao vivo com o Trio Reserva.

 

Sobre a autora:

 

Larissa Marega nasceu em Londrina e desde pequena demonstrava paixão pelos palcos. Mudou-se para Maringá com oito anos de idade. Na escola, foi uma aluna aplicada, destacando-se por sua personalidade alegre e criativa.

Escolheu ser professora e o teatro a escolheu. Em 2005, entrou em uma trupe de teatro da cidade, a Cia Palco. Profissionalizou-se em 2008 e desde então ministra oficinas de teatro. Já produziu 35 peças, das quais 14 são de sua autoria. Dirige o grupo Teatro Magnus há oito anos, tendo sido premiada em três Festivais de Teatro Regional do Estudante promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, nas edições de 2010, 2011 e 2012.

Elegeu o texto dramático como objeto de pesquisa para sua tese de doutorado, defendida em 2015. É Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

larissamarega@hotmail.com

 

Sobre o ilustrador:

Gustavo Sabaini nasceu em Maringá e durante sua infância frequentou aulas de desenho e pintura em tela. O talento genuíno somado à técnica apreendida impulsionou sua escolha profissional. Gustavo é arquiteto e atua como diretor de criação do escritório A5 Arquitetura. Há alguns anos acompanha as montagens teatrais de Larissa Marega, desenhando e executando cenários e iluminação cênica de inúmeras peças. As ilustrações da coletânea Para Ler o Teatro marcam sua estreia nesse segmento artístico.

gustavosabaini@hotmail.com

 

banner

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Festival internacional traz cursos de teatro, música e dança

O evento será realizado em comemoração dos 15 anos da Escola de Dança Elizabet Moro, e trará a Maringá estrelas de renome internacional A escola foi inaugurada em 2001, dando

Local

3ª Mostra de Teatro Estudantil se encerra neste sábado

Espetáculo acessível será apresentado no Teatro Calil Haddad Após sete dias de apresentações, realizadas entre 9 e 15 de setembro, termina neste sábado a terceira edição da Mostra de Teatro

Notícias

Diretor executivo do Instituto Cultural Ingá é eleito delegado do Paraná para o CNPC

Turismólogo e especialista em história, Miguel Fernando assume a cadeira do segmento de Patrimônio Material, passando a representar a delegação do Paraná em Brasília Ao final da terceira etapa do