Lendas da cultura popular em terras paranaenses

Lendas da cultura popular em terras paranaenses

Grupo MALASARTES leva o espetáculo TERRA DO SACI para cinco cidades do estado. Serão 50 apresentações gratuitas em teatros e escolas públicas.

O GRUPO MALASARTES iniciou este mês (março) uma turnê artística pelo Paraná com o espetáculo TERRA DO SACI – Teatro para Crianças e irá percorrer as cidades de Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Serão ao todo 50 sessões gratuitas realizadas em teatros e em espaços alternativos de escolas públicas municipais, beneficiando a comunidade em geral e, principalmente, alunos e educadores de escolas situadas em regiões de risco e vulnerabilidade social.

Em Maringá o grupo fará apresentações dias 6 e 7 de abril (quinta e sexta-feira) para os alunos da Escola Municipal José Hiran Saleé e da Escola Deputado Dr. Ulysses Guimarães. E nos dias 8 e 9 de abril (sábado e domingo), às 16h, apresentações abertas para o público, no Teatro Barracão. A entrada será sempre gratuita.

A peça apresenta lendas da cultura popular ambientadas no cotidiano de uma pequena vila. Histórias do Saci, do Curupira e do Lobisomem temperam o divertido encontro de uma professora dedicada e de um velho caboclo, contador de causos, conhecedor dos segredos das matas. Entre o mistério e a surpresa revela-se a riqueza de um folclore vivo com pitadas de encantamento. As crianças acompanham este encontro, não como simples espectadores, mas como se estivessem ao pé do fogão, atentos, à espera de um prato saboroso de histórias. A direção é de Luis Teixeira e o elenco conta com os atores Adriane Havro e Vinícius Mazzon.

De forma divertida Terra do Saci coloca a plateia frente a frente com as lendas e histórias que são a expressão genuína das várias culturas que formaram nosso país. Expressões míticas que acalentaram desde sempre o nosso imaginário e que criaram um rico mosaico de tradições orais.

Terra do Saci é um espetáculo itinerante que já foi apresentado em diversas cidades e até mesmo em ilhas, em seu histórico conta com mais de 100 apresentações em Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Paraná, realizadas tanto em teatros quanto em espaços alternativos como escolas, hospitais, bibliotecas e centros comunitários. Em 2013 recebeu o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro, com o qual circulou por cidades de Santa Catarina e de São Paulo. O espetáculo participou também da Mostra Infantil 2014 do SESC da Esquina/Curitiba, e, em 2015, da programação teatral do SESI/São Paulo.

O Grupo Malasartes é um coletivo de intervenção teatral, dedicado à criação de espetáculos itinerantes para crianças e jovens, à pesquisa e à difusão da cultura popular e de histórias da tradição oral brasileira. Há 20 anos, de forma ininterrupta, esse núcleo apresenta seus espetáculos em teatros e espaços comunitários diversos, difundindo uma cultura de respeito e proteção à infância.

“Atingir pessoas que raramente vão ao teatro é uma das nossas preocupações, por isso nossas montagens se adaptam a qualquer espaço. Além dos cenários modulares optamos por uma iluminação não convencional, nossa intenção é nos aproximarmos do público, trazê-lo para dentro do trabalho a partir de uma relação olho no olho”, conta o diretor e produtor Luis Teixeira.

O Grupo Malasartes está radicado em Curitiba/PR e integra a Associação Malasartes, que é Ponto de Cultura (convênio MinC e Fundação Cultural de Curitiba) e Pontinho de Cultura (Prêmio Ludicidade – MinC). Contemplado por editais públicos de circulação teatral, o grupo já realizou turnês por capitais como Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

O projeto foi contemplado pelo 1º Edital do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria Estadual de Cultura, e conta com o incentivo da COPEL.

 

Realização: Malasartes Educação Sensível (www.malasartes.art.br)

Link com fotos:https://we.tl/1y86WTmH0P (disponível até 04 de abril)

Link com vídeo sobre a montagem: https://www.youtube.com/watch?v=aAg83RisLD0

 

SERVIÇO:

MARINGÁ

Apresentações Fechadas e Gratuitas:

– dia 06/04 (quinta-feira) – às 9h, 10h, 13h15 e 14h45, na Escola Municipal José Hiran Saleé (Rua Jorge Benedito Seraval, 2499 – Jardim Três Lagoas / Telefone: 44 3901 6564).

– dia 07/04 (sexta-feira) – às 8h30, 10h10, 13h30, 14h30, na Escola Deputado Dr. Ulysses Guimarães (Rua Pioneira Ana Pastori Buzzo, 273 – Conjunto Thais / Telefone: 44 3901 1808

 

Apresentações Abertas e Gratuitas:

Dias: 8 e 9 de abril (sábado e domingo), às 16h.

Local: Teatro Barracão (Praça Professora Nadir Cancian, s/n Zona 7).

Telefone: 44 3901 1121

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

15, 17 e 18/12 – Auto de Natal

Comentários comentários

Notícias

Empresas de games e softwares precisam trabalhar em conjunto, afirma especialista

Realizada pelo Instituto Cultural Ingá e Software By Maringá, palestra sobre o mercado brasileiro de games propõe sincronismo entre áreas. Atualmente, o segmento de jogos conta com recursos da Lei

Local

Convocação: Eleição dos representantes na cadeira Cultura Popular do Conselho Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Cultura, por meio de seu presidente Mateus dos Santos Moscheta, convoca a classe artística do segmento Cultura Popular, para reunião a ser realizada em 25 de