Exposição discute influência do Instagram na fotografia artística

Exposição discute influência do Instagram na fotografia artística

Na exposição #instaronis, com abertura oficial nesta quarta-feira, 8 de março, das 15h às 18h, na Câmara Municipal de Maringá, o artista plástico Ronis Furquim apresenta uma série de fotos originalmente publicadas em seu Instagram e, agora, impressas para a exposição.

A proposta da #instaronis é debater sobre a banalização da fotografia, impulsionada pela evolução tecnológica dos celulares e pela cultura das redes sociais.

“Fotografia é uma língua estrangeira que todo mundo acha que sabe falar”, segundo Sarah Meister. Por isso se diz que qualquer um vira fotógrafo com o Instagram. Com apenas um clique, e uso de filtros, imagens banais ganham um toque artístico.

Certamente, a tecnologia estreitou os laços entre o indivíduo e a fotografia. Mas até que ponto ela também leva a uma banalização da cultura visual? Essa intensa rotatividade das informações visuais prejudica a apreciação das artes fotográficas? Assim, essa banalização das imagens pode desdobrar-se em uma banalização do ofício do fotógrafo?

Nas fotos expostas na Câmara Municipal, pode-se perceber o inusitado olhar do artista sobre variadas situações cotidianas. As cenas misturam o impacto visual de objetos registrados sob ângulos não usuais, com a beleza única de paisagens, poentes e outras visões da natureza.

A #instaronis ficará na Câmara Municipal até o dia 25 de março.  A exposição é aberta ao público e pode ser visitada das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Serviço: 

#instaronis

Whats 44 99134.4664

Câmara Municipal de Maringá

Av. Papa João XXIII, 239

Abertura: 8/03/2017  – 15 às 18h. 

 

www.instagram.com/ronisfurquim/

www.facebook.com/RonisFurquim/?fref=ts

www.scannography.org/artists/FurquimRonis.html

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Espetáculo teatral disponibiliza audiodescrição e libras em Maringá

Pela primeira vez em Maringá e região um espetáculo teatral irá promover total acessibilidade a cegos e surdos. Trata-se do espetáculo “De tudo quanto é gente”, que integra o projeto

Notícias

Competição inusitada vai mobilizar estudantes

Trata-se do 1º Campeonato Pontes de Macarrão – Desafio Ponte do Rio Ivaí, a ser realizado pela concessionária de rodovias VIAPAR Uma competição inusitada vai reunir estudantes de engenharia em

Notícias

Secretaria da Cultura divulga resultado final do 1º edital do Profice

Proponentes contemplados devem enviar documentação complementar de 4 de abril a 4 de maio via SisProfice A Secretaria de Estado da Cultura divulgou nesta sexta-feira (01/04) o resultado final do