Exposição discute influência do Instagram na fotografia artística

Exposição discute influência do Instagram na fotografia artística

Na exposição #instaronis, com abertura oficial nesta quarta-feira, 8 de março, das 15h às 18h, na Câmara Municipal de Maringá, o artista plástico Ronis Furquim apresenta uma série de fotos originalmente publicadas em seu Instagram e, agora, impressas para a exposição.

A proposta da #instaronis é debater sobre a banalização da fotografia, impulsionada pela evolução tecnológica dos celulares e pela cultura das redes sociais.

“Fotografia é uma língua estrangeira que todo mundo acha que sabe falar”, segundo Sarah Meister. Por isso se diz que qualquer um vira fotógrafo com o Instagram. Com apenas um clique, e uso de filtros, imagens banais ganham um toque artístico.

Certamente, a tecnologia estreitou os laços entre o indivíduo e a fotografia. Mas até que ponto ela também leva a uma banalização da cultura visual? Essa intensa rotatividade das informações visuais prejudica a apreciação das artes fotográficas? Assim, essa banalização das imagens pode desdobrar-se em uma banalização do ofício do fotógrafo?

Nas fotos expostas na Câmara Municipal, pode-se perceber o inusitado olhar do artista sobre variadas situações cotidianas. As cenas misturam o impacto visual de objetos registrados sob ângulos não usuais, com a beleza única de paisagens, poentes e outras visões da natureza.

A #instaronis ficará na Câmara Municipal até o dia 25 de março.  A exposição é aberta ao público e pode ser visitada das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Serviço: 

#instaronis

Whats 44 99134.4664

Câmara Municipal de Maringá

Av. Papa João XXIII, 239

Abertura: 8/03/2017  – 15 às 18h. 

 

www.instagram.com/ronisfurquim/

www.facebook.com/RonisFurquim/?fref=ts

www.scannography.org/artists/FurquimRonis.html

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

39ª Edição do FEMUCIC acontece de 05 a 10 de junho

Femucic 2017 – Festival de Música Cidade Canção – é uma mostra de música sem caráter competitivo que está na sua 39ª edição. Todos os anos são selecionados músicos do

Nacional

Coletânea sobre conflitos culturais é lançada na internet

Já está disponível para download gratuito a coletânea de livros “Conflitos Culturais: como resolver? Como conviver?”. Organizado pelo professor doutor Francisco Humberto Cunha Filho, o material compila os artigos apresentados

Notícias

Lançamento do livro “A história da Igreja Católica em Maringá” será dia 27 de março

Com 432 páginas, o livro “A história da Igreja Católica em Maringá”, que contou com o Fomento à Cultura do Instituto Cultural Ingá, será lançado para a sociedade segunda-feira (27)