Exposição discute influência do Instagram na fotografia artística

Exposição discute influência do Instagram na fotografia artística

Na exposição #instaronis, com abertura oficial nesta quarta-feira, 8 de março, das 15h às 18h, na Câmara Municipal de Maringá, o artista plástico Ronis Furquim apresenta uma série de fotos originalmente publicadas em seu Instagram e, agora, impressas para a exposição.

A proposta da #instaronis é debater sobre a banalização da fotografia, impulsionada pela evolução tecnológica dos celulares e pela cultura das redes sociais.

“Fotografia é uma língua estrangeira que todo mundo acha que sabe falar”, segundo Sarah Meister. Por isso se diz que qualquer um vira fotógrafo com o Instagram. Com apenas um clique, e uso de filtros, imagens banais ganham um toque artístico.

Certamente, a tecnologia estreitou os laços entre o indivíduo e a fotografia. Mas até que ponto ela também leva a uma banalização da cultura visual? Essa intensa rotatividade das informações visuais prejudica a apreciação das artes fotográficas? Assim, essa banalização das imagens pode desdobrar-se em uma banalização do ofício do fotógrafo?

Nas fotos expostas na Câmara Municipal, pode-se perceber o inusitado olhar do artista sobre variadas situações cotidianas. As cenas misturam o impacto visual de objetos registrados sob ângulos não usuais, com a beleza única de paisagens, poentes e outras visões da natureza.

A #instaronis ficará na Câmara Municipal até o dia 25 de março.  A exposição é aberta ao público e pode ser visitada das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Serviço: 

#instaronis

Whats 44 99134.4664

Câmara Municipal de Maringá

Av. Papa João XXIII, 239

Abertura: 8/03/2017  – 15 às 18h. 

 

www.instagram.com/ronisfurquim/

www.facebook.com/RonisFurquim/?fref=ts

www.scannography.org/artists/FurquimRonis.html

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Lei Rouanet passa a valer para projetos de arquitetura

Incentivo depende da realização de concurso público, mas não há restrições sobre a finalidade da edificação por Mariana Barros para a Veja A elaboração de projetos de arquitetura receberá os incentivos

Nacional

11 editais do MinC têm cotas para negros, indígenas e mulheres

#AudiovisualGeraFuturo é o maior em termos de volume de recursos e de projetos O programa Audiovisual Gera Futuro, lançado em fevereiro, em Brasília, disponibiliza R$ 80 milhões para cerca de

Nacional

Abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas – Prêmio CNNP 2016

  Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio CNNP 2016. Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode