Empresas do setor de turismo de Maringá e região são reconhecidas pela qualidade

Empresas do setor de turismo de Maringá e região são reconhecidas pela qualidade

O Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná contribui para a melhoria da qualidade de produtos e serviços do setor; seis empreendimentos da cidade receberam menção honrosa

O Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, promovido pelo Sebrae/PR e parceiros, tem incentivado e empresas maringaenses do segmento turístico a investir na gestão e na excelência dos seus produtos e serviços. Como forma de reconhecer os empreendimentos que mais evoluíram no último ano, certificados foram concedidos na sexta-feira, dia 17, durante o 23º Salão Paranaense de Turismo. No total, 24 empresas de Maringá e região atingiram os parâmetros de qualidade e receberam o Selo, seis delas obtiveram destaque estadual, classificando a cidade como um polo de qualidade no turismo

O Selo foi concedido a 120 empresas do Estado, divididas nas categorias de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas), gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos.

Dentre as 24 empresas de Maringá e região, seis delas obtiveram destaque processo, de acordo com cada categoria, e receberam menção honrosa pelo desempenho. Maringá foi destaque com os seguintes empreendimentos, em primeiro lugar em gastronomia turística, pelo segundo ano consecutivo, Boteco do Neco; na mesma categoria, em terceira posição, ficou o Della Re Buffet e Eventos; em primeiro lugar de transportadora turística foi a Ingá Vans; na segunda colocação de meios de hospedagem, Hotel Golden Ingá; a segunda empresa de destaque estadual em organizadora de eventos foi a Bússola Eventos e a terceira a Agência VQV Eventos.

A empresária Deborah Kemmer comemora pela segunda vez o primeiro lugar na categoria gastronomia turística. O empreendimento que tem três anos de existência é há dois anos sinônimo da alta qualidade paranaense. “É com grande satisfação que vejo o nosso esforço ser reconhecido. Tenho trabalhado diariamente no controle dos resultados de todos os processos internos, todo o cuidado e dedicação valem a pena. Em pouco tempo conseguimos resultados financeiros e credibilidade”, explica.

Paola Incerti, diretora da Bússola Eventos, conta que durante todos os meses do programa ela e a equipe trabalharam focados em garantir o Selo de Qualidade. “Todas as nossas práticas estavam focadas no Selo, em nossa nova diretriz de trabalho que implantamos neste processo. O planejamento estratégico demandou mais tempo, mas foi o que nos resultou em melhorias de processos e no controle do volume e dos resultados dos nossos eventos. Estou muito feliz, pois acabei de receber o Selo e já fechei um novo cliente que foi atraído pela novidade”, comemora.

A Casa de Bamba, de Helington Lopes, nasceu com a intenção de reunir os amantes do samba de raiz. Ao entrar no processo de aquisição do Selo do Turismo, o empresário conta que descobriu novas oportunidades de negócios. “Eu costumava trabalhar de acordo com a minha experiência pessoal, sem embasamento. Com o programa consegui oxigenar a empresa, ter mais planejamento para crescer e percepção de mercado. Hoje, diversificamos nossos produtos e registramos aumento de clientes porque atingimos novos públicos. Graças ao Selo crescemos muito em qualidade de gestão e visão empreendedora”, relata.

A consultora do Sebrae/PR, Patrícia Valente Santini, responsável pelo Projeto de Turismo MICE Maringá e pela certificação do selo na região, explica que o resultado de 24 empresas adquirindo o Selo e seis delas recebendo menção honrosa garantem a Maringá o status de cidade com excelência no setor turístico.  “O Selo é uma consequência da dedicação e desempenho dos empresários. Estra premiação gera orgulho para a cidade, Maringá é um destino competitivo e a cidade está em festa com tantas empresas se destacando”, afirma a consultora.

Patrícia frisa que o Selo já é reconhecido no setor do turismo e tem sido almejado pelos empresários. “E isso se deve ao desempenho destas empresas premiadas, deste e do ciclo anterior, que além da premiação conseguiram se manter firmes no mercado e ainda agregar qualidade e eficiência. Para este ano a nossa demanda de empresas concorrentes ao Selo deve bater recorde”, diz.

A consultora atribui o sucesso do Selo Qualidade no Turismo também aos parceiros locais, Associação Comercial de Maringá, Empreender, Retur, Abrasel Noroeste, Maringá e Região Convention and Visitors Bureau, Prefeitura Municipal de Maringá, Conselho Municipal de Turismo, Unicesumar e Instituto Cultural Ingá.

O Programa

 O Selo Qualidade do Turismo no Paraná é realizado pelo Sebrae/PR em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Durante um ano, os empresários receberam a equipe de consultores do Sebrae/PR e passaram por uma avaliação em seus processos internos e na prestação dos serviços. Após o diagnóstico, receberam treinamentos, participaram de palestras, implantaram melhorias, receberam avaliações de consultores e visitas técnicas até serem finalmente avaliados em requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. A avaliação final que credenciou as empresas ao Selo foi realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

 Empresas de Maringá e região

As 24 empresas de Maringá e região que receberam o Selo foram Hotel Golden Ingá, Hotel Astória, Hotel Ipiranga, King Konfort Hotel, Ody Park Resort Hotel, Alamanda Bistrô Bar, Atari Bar, Boteco do Neco, Casa de Bamba, Della Re Buffet e Eventos, Eden Beer, Churrascaria Galpão Tropeiro, Hands Bar Board Games, Milão Restaurante Pizza Pasta & Grill, O Boteco Choperia e Petiscaria, Panificadora Camponesa, Panificadora Holandesa, Rock And Honda –  Unidade Tiradentes, Rock And Honda – Unidade UEM, Villa Gourmet Restaurante, Ingá Vans Transporte e Turismo, Bússola Eventos e Agência Vqv Eventos, empresas de Maringá e Horlandu’s Eco Hotel, da cidade de Loanda.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial, liderança e startups.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Lista dos selecionados para Oficina Técnica do ICI de abril

O Instituto Cultural Ingá divulgou, na manhã desta segunda-feira (09), a lista com o nome dos selecionados para a Oficina Técnica “Lei Rouanet – da teoria à prática”, que será

Notícias

Formação para jovens na área cultural

O Departamento de Estratégia Produtiva do Ministério da Cultura (MinC), informou que serão disponibilizadas cerca de 20 mil vagas para formação na área cultural dentro do programa Mediotec, um braço

Principal 0 comentários

ICI entrega última etapa de consultoria em Rio Verde

Depois de trabalhar no levantamento e diagnóstico sobre o cenário cultural em Rio Verde e promover uma série de capacitações com os produtores produtores da região, o Instituto Cultural Ingá