Projeto cultural “Stone Face” aborda urbanidades maringaenses por meio do teatro

Projeto cultural “Stone Face” aborda urbanidades maringaenses por meio do teatro

A proposta é repensar o espaço urbano a partir de intervenções artísticas inspiradas em Buster Keaton e Federico García Lorca; o projeto é executado com recursos do Prêmio Aniceto Matti

 

A finalidade do projeto “Stone Face – pesquisa cênica sobre as urbanidades maringaenses” é promover uma reflexão crítica e poética sobre questões urbanas locais, como o contexto de criação e consolidação de Maringá, o processo de verticalização, as questões imobiliárias e o ritmo de vida na cidade. As ações são inspiradas nas produções artísticas do cineasta e ator Buster Keaton e do poeta Federico García Lorca, pois ambos abordaram temáticas da relação dos indivíduos com as cidades.

O nome do projeto – Stone Face – também é inspirado em Buster Keaton e vem das expressões “rosto inexpressivo” ou “rosto de pedra”, comumente associadas ao cineasta por suas feições estáticas em relação a agitação nos centros urbanos.

O projeto, coordenado por Giovana Lago, é realizado com a verba do Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.  A execução de “Stone Face” foi dividida em três partes: pesquisa teórica sobre questões urbanas em Maringá (disponível no blog do projeto), execução de performances nas ruas da cidade e a peça “O passeio de Buster Keaton”, que será encenada em abril deste ano na Casa da Cultura do Jardim Alvorada.

Após a conclusão da pesquisa acerca da verticalização e dos investimentos imobiliários em Maringá, pontos estratégicos foram escolhidos para a realização das performances artísticas. Essas ações, intituladas de “Novos empreendimentos” são proposições dos atores Douglas Kodi, Giovana Lago e Ricardo Nolasco e acontecerão na próxima semana. Na segunda-feira (20), às 18 horas, “Empreendimento II” será apresentada na feira livre do Jardim Aeroporto. Na terça-feira (21), às 9 horas, na Vila Operária, o público de “Empreendimento III” será convidado a caminhar entre as ruas e as memórias do bairro carregando objetos pessoais. No mesmo dia, às 11 horas, no estacionamento da antiga rodoviária, a performance “Empreendimento IV” propõe uma despedida coletiva do espaço.

Os locais, horários e outras informações estão disponíveis no site do projeto www.stoneface.com.br e na fanpage https://www.facebook.com/stonefacemga.

O projeto “Stone Face: pesquisa cênica sobre as urbanidades maringaenses” é produzido com verba de Incentivo à Cultura, Lei Municipal 9160/2012 – Prêmio Aniceto Matti. Edital 008/2015.

SERVIÇO

“Novos Empreendimentos” é uma série de performances criadas a partir das histórias da urbanidade maringaense e inspiradas nos trabalhos de Buster Keaton e Federico García Lorca.

 

20/02

“Empreendimento II”

Feira Livre do Jardim Aeroporto (Praça Senador Salgado Filho)

18h

As flores e o mel do progresso perfumam o anúncio de um grande projeto urbano. Tudo para a evolução da e do Cidade Canção.

 

21/02

“Empreendimento III”

Travessa Brás, 264 – Vila Operária

9h

A Vila Operária foi uma coisa de deixar muita recordação, ao ponto de a gente chegar às lágrimas.” A frase é de alguém que morou na Zona 03 de Maringá por 61 anos. Novos empreendimentos acabam por afastar alguns antigos moradores do coração pulsante da vila, mas algumas casas de madeira resistem. Traga uma mala e venha pronto para uma caminhada entre as ruas e as memórias da Vila Operária.

Performance dedicada à memória de Antonio Afonso de Carvalho, o Totonho.

 

“Empreendimento IV”

Estacionamento da Rua Joubert de Carvalho (antiga Rodoviária de Maringá)

11h

Aqui jaz um grande monumento. Onde hoje dormem os carros, embarcaram e desembarcaram pedaços e mais pedaços dos sonhos maringaenses. Uma despedida coletiva.

 

 EQUIPE

Concepção e Produção: Giovana Lago

Assessoria de Comunicação: Fernanda Pasian

Identidade Visual: Lucas Ferreira

Produção Audiovisual: Kenji

Direção: O grupo

Fotos: Laís Penteado

Website: Marina Trevisan

Pesquisa: Felipe Guzzo

 

Crédito da imagem: Laís Penteado

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Artistas do teatro apresentam as questões a serem resolvidas no segmento

Café com Cultura, realizado pelo Instituto Cultural Ingá no último dia 05, reuniu atores, diretores, produtores e demais profissionais da área Espaços alternativos para ensaio e apresentações, dificuldade de levantar

Nacional

Aberto cadastramento para empresas que desejam incentivar projetos do Profice

Está aberto o cadastramento para as empresas que têm interesse em incentivar projetos culturais do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) por meio de renúncia fiscal

Notícias

2º Café com Cultura convida artistas e produtores de cinema

Nos últimos anos Maringá até que tem visto surgir produções interessantes, mas é claro não só para artistas e produtores, como também para o público e geral, que a cidade