Maringá Park recebe exposição “Cinema de papel”

Maringá Park recebe exposição “Cinema de papel”

Antecedendo a semana da cerimônia do Oscar 2017, o Maringá Park Shopping Center recebe a exposição “Cinema de papel – grafismos cinematográficos”. A mostra conta um pouco da história do cinema por meio de 88 grafismos, divididos por década, de todos os filmes que já ganharam Oscar desde que a premiação foi criada. Entre outros itens, o visitante também pode conhecer de perto um projetor antigo.

Os materiais fazem parte do acervo do colecionador, pesquisador e apaixonado por cinema, Morimassa Miyazato, curador da exposição. Aos 82 anos, “More”, como é conhecido, conta que o evento no shopping marca o resgate da prática de seu hobby, que havia sido interrompido em razão de décadas que passou trabalhando em outra área no Japão.

Considerado um “incansável cavaleiro da memória cinematográfica”, segundo a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, More é dono de uma coleção de milhares de itens. O acervo é resultado do hobby que ele adotou em 1975, quando foi gerente de duas salas de exibição no Cine Alvorada, em Dracena, no interior de São Paulo.

Ele reúne desde pequenos folhetos publicitários a pôsteres. Entre os materiais que possui, estão os de filmes de James Dean, como “Vidas Amargas” e “Juventude Transviada”, clássicos como “Cidadão Kane” e “E o Vento Levou”, e filmes brasileiros a exemplo de “O Pagador de Promessas”, “Macunaíma” e “El Justiceiro “.

More é responsável pela “1ª Mostra de Cinema de Maringá”, realizada em 1978, e foi responsável por uma exposição no Rio Design Center em 1987, de repercussão nacional. A crítica especializada batizou as mostras de More de “Cinema de Papel”, que também dá nome à exposição no Maringá Park.

O pesquisador também trabalhou uma década na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde teve contato direto com diretores famosos, a exemplo do cineasta Lael Rodrigues, diretor de “Bete Balanço”, além da diretora Tizuka Yamasaki.

“Cinema de Papel” segue até domingo (26), no terceiro piso do Maringá Park. O evento é uma realização da Associação de Profissionais Cinematográficos de Maringá, com incentivo do Instituto Cultural Ingá, patrocínio da Hotsoft e apoio do Maringá Park. O horário de visitação é o mesmo de funcionamento do shopping.

Vencedores Oscar

A partir desta terça-feira (21), os visitantes podem participar de um bolão sobre os filmes que serão vencedores do Oscar em 2017. Quem chegar mais perto dos resultados ganhará seis DVDs de filmes vencedores escolhidos por More.

Textual Comunicação

Assessoria de imprensa Maringá Park Shopping Center

 

 

 

WhatsApp Image 2017-02-21 at 15.02.34

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

Paraná passa a registrar seu Patrimônio Cultural Imaterial

As manifestações que possuem relevância para a memória, a identidade e a formação da sociedade paranaense podem, a partir de agora, serem registradas como Patrimônio Cultural Imaterial. Nesta terça-feira (16),

Nacional

Captação: uma questão complexa

Mônica Herculano para o Cultura e Mercado “Existem muitos captadores de recursos no Brasil, o problema é que eles não fazem só isso ou não se identificam, não se assumem

Notícias

Conheça o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura – Procult

O BNDES Procult financia projetos de investimento e planos de negócios de empresas de todas as cadeias produtivas da economia da cultura, tais como audiovisual, editorial, música, jogos eletrônicos e artes visuais