Balanço das ações da SEEC é apresentado aos conselheiros estaduais da cultura

Balanço das ações da SEEC é apresentado aos conselheiros estaduais da cultura

O Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) se reuniu nesta segunda-feira (05/12) para acompanhar o balanço das atividades da Secretaria de Estado da Cultura em 2016, que foi apresentado pelo secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, que também preside o conselho. Transparência, descentralização e produtividade foram palavras-chaves na avaliação dos conselheiros à gestão 2016.

Após acompanhar a prestação de contas, os conselheiros elaboraram uma moção que sugere a indicação de autores paranaenses nos vestibulares das universidades estaduais e será entregue ao secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes. O conselho também redigiu uma carta de agradecimento ao governador Beto Richa, reconhecendo o trabalho e esforço do Governo do Estado por meio dos secretário e em prol da Cultura.

“É muito importante a gente fazer um balanço do que foi esse ano de 2016. Um ano difícil para todos os estados e municípios. Mas nós da área da Cultura saímos felizes, com as nossas metas e diretrizes cumpridas. É claro que é bom destacar o apoio incondicional do governador Beto Richa, que propiciou esse desenvolvimento da área cultural. São muitas ações e eu acho que neste momento de crise que o país passa a gente tem que levantar as mãos pro céu e agradecer que o Estado do Paraná está indo firme, está indo forte, e a nossa Cultura deve crescer ainda mais nos próximos anos”, comentou Fiani.

A vice-presidente do CONSEC e secretária da Cultura de Londrina, Solange Batigliana, falou sobre a importância da institucionalização para a consolidação e fortalecimento das políticas culturais no Estado. “Acho muito importante ressaltar os esforços feitos pelo Governo na constituição do Sistema Estadual de Cultura, o quanto isso foi importante para a Cultura no Paraná e o quanto é importante que seja mantido. Hoje tivemos aqui a realização da prestação de contas e pudemos perceber um rol de projetos e atividades. A gente observa que se trabalhou muito e que o objetivo de buscar aumentar o acesso das pessoas, de trabalhar numa perspectiva da interiorização, tudo isso foi muito importante. Acho que tivemos um ano muito bom para a cultura no Paraná”.

“Principalmente este ano de 2016, o que chamou muito a atenção foi a questão da transparência: o que fizemos, o que podemos fazer para que os municípios venham a melhorar a questão cultural, desde ajuda na formação de seus conselhos, planos, fundos, até agora esta reunião final, como uma prestação de contas de tudo que tem sido feito dentro da Secretaria de Estado”, comentou a conselheira que representa a Macrorregião Centro-Sul, Rosevera Bernardim Correa. Para Rosevera, é primordial ser direto, mostrar o que é feito e o que é possível fazer, mas também apresentar as dificuldades para que os conselheiros contribuam para saná-las em suas respectivas áreas de atuação.

A conselheira da Unespar, Maria José Justino, também considerou que o ano foi excelente para a Cultura e para o CONSEC. “As reuniões do Conselho foram extremamente produtivas. Há efetivamente um crescimento dentro da Cultura no Estado. E hoje, sobretudo, essa moção que o Conselho encaminha ao Secretário de Ciência e Tecnologia, em relação à indicação dos autores paranaenses ao vestibular, creio que é um salto bastante grande e que vai enriquecer, não só o vestibular, como divulgar os autores paranaenses. Então acredito que nós fechamos as reuniões do conselho com chave de ouro. Nós vimos o crescimento da programação dos museus, em especial o Museu Paranaense, que tem cumprido bem o seu papel. Então acredito que há esperanças, embora a gente viva uma crise forte dentro do país, mas uma esperança boa em relação aos investimentos na Cultura”.

Para a conselheira que representa o setor audiovisual, Solange Stecz, o ano foi muito produtivo. “Eu acho que a ação do Conselho Estadual de Cultura, especialmente no que se refere à questão do audiovisual durante 2016 e sua projeção para 2017, foi muito produtiva. Nós tivemos o edital de Licenciamento de Filmes, tivemos o Profice com um número bom de projetos aprovados na área de audiovisual e o compromisso do secretário de que isso seja mantido e seja ampliado, então eu acho que o Conselho tem feito um trabalho muito importante e muito sério no que se refere à consolidação do Sistema Estadual de Cultura e suas ligações com o sistema nacional. Eu acho que essas são ações de todo esse grupo que integra o conselho, de todas as linguagens, e a secretaria tem se empenhado pra que essas questões colocadas pelo conselho sejam levadas a termo e sejam realizadas”.

CONSEC
O Conselho Estadual da Cultura é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura. Composto paritariamente por 36 representantes da sociedade civil e do poder público, que tem por finalidade a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura do Paraná.

Entre as atribuições dos conselheiros estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.

Fonte: SEEC

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Maringá recebe Vernissage e Exposição de Odilla Mestriner

Projeto visa homenagear os 10 anos da morte da artista paulista Odilla Mestriner foi uma renomada artista plástica brasileira, pouco conhecida no meio maringaense. Durante sua exímia trajetória, participou de

Local

Ticnova 2017 foca na inovação e criação de empresas

Maior novidade é na maratona de programação: inscritos deverão criar tecnologia para drones e testá-la no centro de Maringá O desenvolvimento da tecnologia requer investimentos em inovação que se transformem

Notícias

Workshow: treinamento, aliado a show, será apresentado em Maringá

O novo conceito de palestra acontecerá no Auditório Luzamor e irá exercitar a motivação dos participantes Ele se descreve como “Uma pessoa comum que descobriu que buscar a felicidade é