Virada Cultural 2016 terá mais de 30 atividades gratuitas

Virada Cultural 2016 terá mais de 30 atividades gratuitas

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), promove do dia 9 a 13 de novembro a Virada Cultural 2016, que vai contar com mais de 30 atividades, todas gratuitas. Entre os shows programados, além de diversos grupos de Maringá, às 23 horas de sábado (12), a banda O Bardo e o Banjo, de São Paulo, vai subir no Palco Conexões e no domingo (13), o show com Toquinho vai encerrar a programação da Virada no mesmo espaço.

Serão três palcos montados no estacionamento da avenida Horácio Racanello, João Paulino Vieira Filho e avenida Herval – Painéis, Palco Alternativo (Tenda de Circo) e Palco Conexões. Para a secretária de Cultura, Olga Agulhon, a experiência adquirida na organização deste evento veio a somar para trabalhar na edição de 2016. “Nos dedicamos bastante, contratando bandas de     Maringá e dois grandes nomes, que é O Bardo e o Banjo, que já se apresentou aqui no ano passado e foi um grande sucesso, e o Toquinho, grande nome da nossa música. Este show é um presente para Maringá”, destacou.

Olga lembra que na edição do ano passado, por conta do contingenciamento adotado pelo Estado, a Virada Cultural passou a ser financiada com recursos próprios do município. “Fizemos em 2015 o que estava ao nosso alcance, porque ficamos sabendo em cima da hora dessa questão. O evento foi cancelado em várias cidades no Paraná, mas quisemos manter em Maringá. Nesta edição, a Virada também será feita com recursos do município”, comentou.

 

Programação

Na quarta-feira (9), às 10h e 14h haverá uma oficina de colares e pulseiras de miçangas na Biblioteca Palmeiras, com a instrutora Célia Fiorese. Às 20h30, o Convite à Dança será especial com o espetáculo “Danças Folclóricas” com o grupo Pau de Fita, no Teatro Reviver.

Na quinta-feira (10), às 10h e 14h, também na Biblioteca Palmeiras, a contadora de histórias Karina Soares vai apresentar “O Amigo do Rei”, história de Ruth Rocha. A partir das 14 horas, na Biblioteca Alvorada a oficina Pintando o 7 com tinta guache será realizada pelo instrutor Roberto Araújo. No mesmo horário, na Biblioteca Mandacaru, a oficina “desenhando com bombril” será ministrada pelo instrutor Jhonatan Luiz Pizai. Também às 14 horas, os contadores Francieli Sanches e Gustavo Paes também vão apresentar a história “O Amigo do Rei”.

O Convite às Artes Visuais vai trazer a exposição “Duplicidade”, de Tadeu dos Santos, no Museu de História e Artes Hélenton Borba Cortes. No Convite à Música, às 20h30 no Auditório Luzamor, o Quinteto de Cordas de Maringá vai se apresentar. As atividades de sexta-feira (11) começam às 9h30 na Biblioteca do Centro, com a oficina “Desenho e pintura de Frida Kahlo”, que também será ministrada às 14 horas. No período da tarde, também às 14h, o filme “Minions”, de Pierre Coffin e Kyle Balda será exibido na Biblioteca da Vila Operária. No mesmo horário, no CEU, em Iguatemi, haverá uma oficina de C. Walk com o instrutor Victor Franco da Costa, do Centro de Ação Cultural (CAC).

A partir das 15 horas, a professora Márcia Santa Maria fará um encontro para falar sobre as obras de vestibular também no CEU. Já às 20h30, o Convite ao Teatro trará o espetáculo “Criança não trabalha, Criança dá trabalho”, do Circo Teatro Sem Lona, na Casa de Cultura do Jardim Alvorada.

Outras atividades de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 12h que também serão realizadas: História só pra você – contação de história (individual ou para gupos). Locais: Biblioteca Mandacaru e Biblioteca Centro. Joguinhos divertidos + Bibliotur. Instrutora: Gilda Lopes. Local: Biblioteca Alvorada.

 

Fim de semana

No sábado, a programação começa às 14 horas com a Bateria Rinocerada, da Atlética de Medicina da Unicesumar, seguido do espetáculo “Pau de Fita”, do grupo Pau de Fita, ambos no Palco Alternativo. Às 16 horas a arquiteta e artesã Bruna Barroca fará uma intervenção com arte em fita crepe no espaço Painéis. No mesmo horário, o sarau fica por conta da banda Bloco do Acaso, cover de Los Hermanos, no Palco Alternativo. A partir das 17h30, o grupo Soul Cyphers se apresenta no mesmo local. Na programação da noite, às 19 horas a banda Remember sobe no Palco Conexões com um Tributo aos Beatles.

O Convite ao Cinema será realizado às 20 horas no auditório Hélio Moreira com o filme “Alga Doce”, de Tatarak, com classificação de 18 anos. O Palco Conexões terá às 20h30 a apresentação da banda Manada Crew, seguido, às 21h30 do “O Baião do Tim maia”, com Paulinho Schoffen. Às 23 horas é a vez de O Bardo e o Banjo se apresentar. Das 14 horas até 00 horas, o espaço gastronomia terá food trucks do Boteco do Neco, Celeiro Farto, Delícias & Cia, Espeto da Mazé, Júnior Pastéis, Habanero Grill Burguer e Super Burguer.

Às 14 horas de domingo a bateria Galo Terror, da Atlética de Direito da UEM, vai se apresentar no Palco Alternativo. A partir das 15 horas, o espetáculo “TV Revista Canal Zero”, do grupo de Teatro do CAC, com direção de Tisley Barbosa, será encenado. A partir das 16 horas, Tom Brasil & Banda vai cantar a Moda Brasileira no mesmo palco. No mesmo horário, haverá intervenção com arte em fita crepe no espaço Painéis. Para quem gosta de dança, o grupo Almas de Rua vai se apresentar às 17 horas no Palco Alternativo, seguido de uma mostra e workshop de C. Walk com o professor Victor Franco da Costa às 18 horas.

A partir das 19 horas, Stone Ferrari se apresenta com “Blues para todos”, às 20 horas a banda Sollado Brazilian Groove também sobe ao palco Conexões. Depois, às 21 horas, o grupo Trio Reserva apresenta “Cartola II – 40 anos de história” e, para encerrar a Virada Cultural, show com Toquinho. O espaço com food trucks também vai funcionar das 14 até 00 horas.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Palestra: o mercado brasileiro de games

A criatividade é a bola da vez! Mas, aliado a essa afirmação, temos uma série de elementos que precisam ser levados em consideração: conhecimento, arte, cultura, economia, tecnologia, consumo, mercado,

Prêmios e Editais

Inscrições abertas para Prêmio FCW de Arte, de R$ 200 mil

Já estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Prêmio FCW de Arte (Fotografia),  realizado pela Fundação Conrado Wessel (FCW) e um dos maiores prêmios do país na área. Com um total

Notícias

Curso de Gestão e Políticas Culturais EAD

Nos meses de maio, junho e julho de 2017 o Observatório realizará a primeira edição do Curso de Gestão e Políticas Culturais EAD. O curso é inteiramente online e é