Mostra de Solos e Monólogos “Só em Cena” vai até o dia 27

Mostra de Solos e Monólogos “Só em Cena” vai até o dia 27

Projeto cultural apresenta espetáculos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina e Maringá; evento acontece entre os dias 22 e 27 de novembro

.

Entre os dias 22 e 27 de novembro tem início em Maringá um novo projeto cultural: “Só em Cena – Mostra de Solos e Monólogos”, projeto da 2 Coelhos Comunicação e Cultura, patrocinado pela Viapar. As apresentações acontecem em Maringá, no distrito de Iguatemi e em Sarandi. São cinco espetáculos no Teatro Barracão, dois espetáculos de teatro de rua (em Iguatemi e Sarandi), uma mostra de performances e cenas curtas na Oficina de Teatro da UEM e bate-papos com todos os artistas, contemplando grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina e Maringá. Todas as atividades são gratuitas.

O projeto pretende aumentar a oferta de opções culturais nas cidades escolhidas; contribuir para melhorar a cena cultural de Maringá e região, na medida em que possibilitará aos artistas locais o contato com diferentes processos de pesquisa e a chance de buscarem informações e diálogo com os artistas convidados; contribuir para a democratização do acesso à cultura e para o processo de formação de público; romper preconceitos que possam existir em relação ao gênero de monólogos/solos e estimular a criação de novas montagens.

“Nós acreditamos que Maringá tem potencial para receber mais espetáculos do que vem recebendo atualmente. Em compensação, o pequeno distrito de Iguatemi e o município de Sarandi, também contemplados neste projeto, carecem de fomento à cultura, por serem lugares com pouca oferta serviços nesta área, além de poucos equipamentos culturais. Este projeto tem com o intuito de atender, ainda que parcialmente, a essas necessidades, democratizando o acesso à cultura por meio da oferta gratuita de bons espetáculos teatrais”, comenta a produtora cultural Rachel Coelho, que idealizou e coordena o projeto, além de ser responsável pela curadoria.

27570369101_7f2a093fea_o 

PROGRAMAÇÃO

A comédia “A descoberta das Américas”, que há mais de dez anos circula pelo país, abre a “Só em Cena” com a premiada atuação de Julio Adrião (Rio de Janeiro).

Na quarta-feira (23) a atriz Janaina Leite, do reconhecido grupo XIX de teatro (São Paulo), apresenta o solo documental “Conversas com meu pai”, que está em circulação pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2015.

Na quinta-feira, dois solos serão apresentados em sequência pelos atores Thiago Amaral e Luciana Paes, respectivamente. Ambos integram um projeto de cinco partes, o “Ficção”, da Cia Hiato (São Paulo).

Na sexta-feira, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o ator Dinho Lima Flor, da Cia do Tijolo, apresenta “Ledores no breu” no projeto Convite ao Teatro.

No sábado (26) a programação é intensa: de tarde a atriz londrinense Edna Aguiar apresenta “Risoflora – contando e cantando por todo o Brasil” na praça Luiz Moreira de Carvalho, no distrito de Iguatemi e a maringaense Márcia Costa leva “Tempos de Cléo” para a Praça da Juventude em Sarandi. De noite, estudantes do curso de Artes Cênicas da UEM apresentam um Roteiro Performático na Oficina de Teatro da UEM. Os espectadores vão percorrer vários pontos do teatro, onde as performances acontecerão ao mesmo tempo.

No domingo (27), para encerrar a Só em Cena, é a vez das cenas curtas, com artistas e estudantes de Maringá e Londrina selecionados após inscrição prévia.

Todos os artistas participarão de um bate-papo com o público, no dia seguinte as apresentações pela manhã ou logo após o espetáculo.

A programação completa dos espetáculos e atividades pode ser conferida no blog www.soemcena.wordpress.com, em que também serão publicados os textos críticos escritos por participantes do Grupo de Pesquisa Crítica Literária Materialista ou por quem tiver interesse.

Toda a programação é gratuita, com ingressos distribuídos meia hora antes na bilheteria do teatro.

Cartaz

 

Realização: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Patrocínio: Viapar

Apoio: Prefeitura do Município de Maringá – Secretaria de Cultura, Boteco do Neco, Hotel Astória, Diretoria de Cultura da UEM, Mercado Pet e Estação Verde Paisagismo e Jardinagem.

Fomento e incentivo à cultura: Instituto Cultural Ingá

Ministério da Cultura – Governo Federal

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Cottonet-Clube apresenta: BUARQUE-SE

No próximo dia 22 o Cottonet-Clube mais uma vez presta homenagem a um dos maiores nomes da cultura brasileira: Chico Buarque de Holanda. Com o show “Buarque-se”, Paulinho Schoffen sobe

Notícias

O Brasil perde Tunga, o primeiro contemporâneo a expor no Louvre

Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, conhecido como Tunga, faleceu nesta segunda-feira, dia 6,  aos 64 anos, no Rio de Janeiro, vítima de câncer. Considerado um dos maiores nomes

Notícias

Ancine divulga calendário de financiamento 2016/2017

A Ancine disponibilizou o Calendário de Financiamento para o biênio 2016/2017, que traz as datas previstas para a abertura e divulgação de resultados das chamadas públicas do Programa Brasil de Todas as