Maringá Blues Festival anuncia atrações

Maringá Blues Festival anuncia atrações

17Festival trará para a cidade atrações nacionais e internacionais em quatro apresentações do ritmo nobre da música ocidental

Se pudéssemos personificar o blues, ele seria aquele negro velho, arcado por um sofrimento que já foi, mas sagrado por uma nobreza inexplicável. Sua voz rouca rasgaria o ar em compassos compostos e ritmados, enquanto seu olhar, de quem tudo viveu, revelaria as dores e vitórias de todo um século em solo americano. E é só ele chegar que jazz, folk, rock, heavy, country, rockabilly e qualquer outro ritmo prestaria reverência, afinal, eis aquele que deu origem à tudo.

É com essa reverência que Maringá se prepara para receber a 1ª edição do Maringá Blues Festival, prevista para 19 de novembro. O evento, que será apresentado pelo Shopping Avenida Center e Atellier Portinari e produzido pela Chess Produções, Cottonet Clube e Instituto Cultural Ingá, já mostrou a que veio em uma apresentação organizada no ano passado. Na ocasião, Maringá pode ver de perto Mr. Sipp, The Misshissipi Blues Child, um dos principais nomes do blues contemporâneo.

De acordo com Isaac Abeche, produtor na Chess e músico amante do blues, o festival de novembro trará uma mudança significativa. “O que mudou da ideia inicial foi a entrada de dois parceiros, o Instituto Cultural Ingá, representado pelo Miguel Fernando, e o Cottonet Clube, representado pelo Paulinho Schoffen. Os quais vieram para fortalecer o festival”. Confira abaixo quem virá para o evento.

Confirme presença no evento oficial -> https://www.facebook.com/maringabluesfestival/?fref=ts

Atrações nacionais e internacionais

JJ

JJ JACKSON

(Arkansas – EUA)

Compositor, intérprete, ator e comunicador, Leo Robinson é nascido no Arkansas, em uma região conhecida como “Cinturão do Blues”. No Brasil, país que “adotou” como novo lar e palco de sua carreira desde os anos 90, tornou-se JJ Jackson.

Suas origens e as interpretações de clássicos do blues marcaram a imagem de Mr. Jackson como bluesman. Na verdade, a versatilidade musical, o carisma e a capacidade de interagir com o público marcam-no como um genuíno showman.

Além do reconhecido talento vocal, ele conquista pela magnetizante presença.

Jackson admira os músicos brasileiros e os considera como um dos melhores do mundo. Ela declara que a paixão que o público brasileiro lhe dedica é recíproca, tanto que desde 2005 modificou seu nome artístico para “JJ Jackson do Brasil”, em homenagem ao País que o acolheu.

Com uma carreira solidificada no Brasil, Jackson percorre todo o território nacional, apresentando-se de Belém a Caxias do Sul e de Brasília e Goiânia a Natal.

Uma característica muito marcante de sua personalidade artística é a diversidade de seu público, formado por crianças, adolescentes, adultos e idosos, conhecedores ou não do blues. Todos se encantam, cantam e dançam ao som de suas canções. Além do Brasil, Europa e EUA também fazem parte de seus roteiros de apresentações.

Há muitos anos Mr. Jackson “empresta” a voz para várias campanhas de renomadas marcas do mercado nacional. Uma das mais recentes, a Campanha Cachorro-peixe da FOX, VW, em que interpreta o clássico “Stand by Me” (tema que, inclusive, encerra 90% dos shows do cantor) num acústico de voz e violão, gerou muita repercussão na web.

 

anikka

 

ANNIKA CHAMBERS

(Houston-EUA)

A bela e talentosa Annika Chambers nasceu em Houston, Texas. Desde que nasceu, sempre sonhou em cantar, porém, os sete anos e meio de carreira militar e uma passagem como apresentadora de rádio e TV a fizeram adiar aquilo que mais tarde seria inevitável. Após esse período, Annika começou a flertar com a cena blues de sua cidade, o que a fez conhecer e tocar com vários nomes importantes do Blues, tais como Brad Absher, Paul Ramirez, The Mighty Orq e muitos outros.

No outono de 2012, Annika se juntou ao conjunto “The House Rules Band” e participou da “International Blues Competition”. Infelizmente, eles acabaram não passando para a fase final, porém Annika conseguiu demonstrar todo o seu talento, o que levantou interesse de uma série de produtores e gravadoras de Blues. Se aproveitando da situação, Annika agarrou a oportunidade e gravou um CD demonstrativo com Larry Fulcher da “Phantom Blues Band” e com Richard Cagle, que inclusive foram os jurados da competição. Para a surpresa geral, essa demo acabou virando um belo disco, que mais tarde foi produzido profissionalmente pelos Estúdios Montrose. O álbum “Making My Mark” ganhou inúmeros prêmios e acabou recompensando todos aqueles que dedicaram seu tempo e paciência para esse projeto de sucesso. Ainda fazendo a turnê com o nome do álbum, Annika vem aumentado cada vez mais o número de fãs e com as críticas positivas está sendo considerada a grande revelação feminina do Blues na atualidade.

Conhecida como “selvagem e livre”, Annika promete impressionar o público maringaense com sua voz poderosa e suas performances incríveis. Com um repertório influenciado pelo R&B e, principalmente, pelo Blues, o show mescla músicas animadíssimas e dançantes com aquelas mais lentas, em que o feeling demonstrado pela artista é literalmente de arrepiar.

Igor Prado

IGOR PRADO BAND

(São Paulo/SP- BRA)

A Igor Prado Band é formada por Yuri Prado na bateria, Rodrigo Mantovani no contrabaixo elétrico e acústico e Denílson Martins no Saxofone Barítono.

O guitarrista tem em sua bagagem diversas excursões com renomados artistas norte-americanos, como Steve Guyger, R.J Mischo, Mark Hummel, Rick Estrin (Little Charlie & Nightcats), Lynwood Slim, J.J Jackson, James Wheeler, Phil Guy (irmão do lendário Buddy Guy), Mud Morganfield (filho do lendário Muddy Waters), Bob Stroger (baixista da banda de Muddy Waters), Omar Coleman, Curtis Salgado, Sugaray Rayford, Tia Carroll, Junior Watson, Sax Gordon entre outros.

Como produtor musical, Igor Prado também já produziu alguns álbuns, a exemplo de Flávio Guimarães, Prado Blues Band, Robson Fernandes & Donny Nichilo, lançados no Brasil pelo selo independente “Chico Blues Records” e simultaneamente nos EUA pelo conhecido selo “Pacific Blues” do produtor Jerry Hall, que atuou na lendária Motown Records produzindo artistas como Marvin Gaye, Smokey Robinson & Stevie Wonder.

Em 2007 conseguiu um feito inédito para um artista brasileiro: foi indicado pela revista canadense “Real Blues” e pela britânica “Blues Matters” na lista dos melhores álbuns de 2007, junto com diversos artistas consagrados do cenário norte-americano, sendo o único sul-americano nessa lista. Em 2010 em parceria com o cantor e gaitista californiano Lynwood Slim assinaram com o maior selo de blues dos EUA, a Delta Groove, o álbum entitulado “Brazilian Kicks”.

Em dezembro de 2010 se tornou a única banda sul-americana da história a figurar pelo TOP #10 (lista de albuns mais executados nos EUA – Living Blues Chart) na posição #2, junto com artistas como Buddy Guy (#1), Junior Wells, Robert Cray, entre outros.

Em 2012 lançaram o projeto “Blues & Soul Sessions – CD&DVD” com participações de grandes artistas internacionais como o premiado Curtis Salgado (Rober Cray & Carlos Santana), J.J Jackson, Tia Carroll, Sax Gordon, Greg Wilson, Donny Nichilo, entre outros. “Blues & Soul Sessions” foi nomeado como o melhor álbum de 2012 nos EUA pelo site “Blues Junction” e selecionado na coluna “Bravo!” da revista americana Blues Revue ao lado de artistas como Bem Harper, Charlie Musselwhite & Gary Clark Jr.

Atualmente é a banda sul-americana mais ativa no cenário internacional, excursionando pelo mundo afora para participar de grandes festivais, tendo passado por países como Argentina, Áustria, Bélgica, Chile, Dinamarca, Paraguai, México, Espanha, Itália, França, Alemanha, Noruega, Suíça, Luxemburgo e Estados Unidos.

Além disso, atualmente a banda atingiu o primeiro lugar das paradas norte-americanas com o álbum “Way Down South”, de acordo com a medição da Living Blues Chart, que controla as execuções em mais de 80 programas de rádio nos EUA. A gravadora norte-americana Delta Groove atesta que o paulistano é o primeiro sul-americano a bater o número 1 no ranking dentro dos EUA.

14322222_1089202397842043_5041122142202513140_n

ISAAC ABECHE & OS ENCANADORES DO BLUES

(Maringá-PR)

A banda Isaac Abeche & Os Encanadores do Blues é formada por Isaac Abeche no vocal e guitarra, João Fortes na gaita, Eulas Venceslau na bateria, Paulo Machado no contrabaixo e Claudio Caldeira no Saxofone. O estilo de música reproduzida é basicamente blues, porém algumas derivações na linha do jazz, funk e R&B também se enquadram.

Nos anos de 2014 e 2015 a banda teve a oportunidade de abrir shows e tocar com grandes nomes da música, como Lurrie Bell (Chicago-EUA), Robson Fernandes (São Paulo-SP), Decio Caetano (Curitiba-PR), Clusters Sisters (Londrina-PR), Jamz (São Paulo-SP), Cachorro Grande (Porto Alegre-RS), Rodrigo Santos e Os Lenhadores (Rio de Janeiro-RJ), JJ Jackson (Arkansas-EUA), Jimmy Burns (Mississippi-EUA), Bob Stroger (Chicago-EUA), Castro Coleman (Mississippi-EUA), Luiza Cazé (Rio de Janeiro-RJ), Luke De Held (Londrina-PR), Arthur Menezes (Ceará-BRA), Flavio Guimarães (Rio de Janeiro-RJ), Alamo Leal (Rio de Janeiro-RJ), entre outros.

 

Confirme presença no evento oficial -> https://www.facebook.com/maringabluesfestival/?fref=ts

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Comunicação

Bibliotecas municipais oferecem programação especial de férias escolares

Até o final de janeiro as bibliotecas municipais promovem atividades culturais gratuitas para todas as idades no programa “Férias na Biblioteca”, promovido pela Secretaria de Cultura. São oficinas de desenho,

Notícias

Festival Sabor de Cultura: identidade e gastronomia maringaense

Evento que será realizado nos dias 28 e 29 de maio vai reunir Food Trucks e atrações culturais no estacionamento do Shopping Avenida Center A criatividade maringaense pode ser medida,

Notícias

19/11 – Maringá Blues Festival

Comentários comentários