Gaitista Ivan Marcio se apresenta em preview do 1º Maringá Blues Festival

Gaitista Ivan Marcio se apresenta em preview do 1º Maringá Blues Festival

Para ir entrando no clima e sentir um gostinho do que vem pela frente, a organização do 1º Maringá Blues Festival, que acontece dia 19 de novembro, vai realizar um preview do festival no próximo dia 8, sábado, trazendo o show do cantor e gaitista Ivan Marcio. Grandes clássicos do blues serão interpretados no Teatro Calil Haddad a partir das 21h, com ingressos a R$ 25 (já à venda).

Nascido na periferia de Santo André (SP), Ivan Marcio aprendeu música de forma autodidata, tocando rock nacional ao violão. Foi assim que descobriu a gaita e passou a se dedicar a ela. Quando “caiu a ficha”, já estava tocando nos botecos da vida, desde os 13 anos de idade. Com 14 ganhou seu primeiro cachê e desde então teve poucas profissões fora da música (todas para comprar gaita e outros equipamentos).

Aos 18 anos teve uma curta passagem pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde estudou Harmonia/Teoria, inserindo os conhecimentos à gaita. É formado em Pedagogia e trabalhou como Professor de Música pela Prefeitura de São Bernardo do Campo em um Projeto Social formando mais de 300 jovens em cinco anos.

Foi um dos fundadores da Prado Blues Band, ao lado de Igor Prado (atração confirmada do Maringá Blues Festival). Juntos lançaram três discos e foram considerados pioneiros no Brasil do chamado ”jump blues”, que mistura o swing dos anos 30 com o blues tradicional.

Iniciou o trabalho solo montando o Ivan Marcio Harmônica Show com a intenção de tocar clássicos do blues, principalmente de gaitistas como James Cotton. Durante 20 anos de carreira já tocou em diversos festivais pelo Brasil e Exterior, além de possuir mais de 10 discos gravados no gênero, destacando-se os álbuns gravados nos EUA: Chicago Blues Sessions Volume 1 e 2, Brazilian Blues Bash e Goin’ To Delta, nos quais assina também a produção.

Ivan Marcio é responsável por um feito e tanto: em seis anos gravou três discos em Chicago com grandes mestres. É o primeiro blueseiro brasileiro a ter esse privilégio. “Chicago Blues Sessions Vol. 1 e Vol. 2” custaram perseverança e grana própria, problema de qualquer músico que se propõe a tocar blues no país do samba.

No primeiro trabalho contou com a parceria do baterista Merle Perkins, que esteve no Brasil em 2006 tocando com Eddy Clearwater no Rio das Ostras Jazz e Blues. A amizade se consolidou e o projeto de produzir um disco nos EUA também. Na Meca do blues, foram quase 30 dias tocando em bares e no mais famoso festival de blues do mundo, o Chicago Blues Festival, onde repetiu a dose em 2010 e 2012.

O segundo disco veio em parceria com Jon McDonald, guitarrista que acompanha Magic Slim (R.I.P) há alguns anos. De quebra, conseguiu com que Jon produzisse e cantasse no CD acústico.

Os “Chicago Sessions” têm pegadas diferentes. O primeiro, com banda de músicos experientes – Michael Coleman e Michael Morrison – é todo com clássicas escolhidos a dedo: Need My Baby (Big Walter Horton), Help Me (Sonny Boy Willianson), Blues With A Feeling (Little Walter), Messin’ With The Kid (Junior Welles), além de G.A.B.I.’s Shuffle, de sua autoria.

O volume 2 também vem recheado de clássicas, mas a escolha foi em dupla, com Jon McDonald que canta nas faixas “Key To The Highway”, “For Women In My Life”, “Come Back Baby”, “Little Red Rooster” e “Walking By Myself”.

Em 2012 Ivan Marcio retornou para Chicago e desta vez levando para a jornada os amigos de Blues da cena Paulistana e Carioca para gravarem o disco “Brazilian Blues Bash”, também com a participação de Merle Perkins na Bateria e Jon Mcdonald com vocal e guitarra.

O ano de 2014 inicia-se com o disco “Goin’ To Delta”, que Ivan Marcio produz para reverenciar os grandes mestres do Delta Blues em parceria musical com Roger Gutierrez.

Vale lembrar que a 1ª edição do Maringá Blues Festival acontece no dia 19 de novembro e já tem como atrações confirmadas: JJ Jackson (Arkansas – EUA), Annika Chambers (Houston-EUA), Igor Prado Band (São Paulo/SP) e a atração local Isaac Abeche & Os Encanadores do Blues (Maringá-PR).

Arte Face

Sobre o show de Ivan Marcio:

Evento no Facebook ~> goo.gl/Aj3XaS

Ponto de vendas: Genko Mix Maringá Park e Badulaque Estúdio Bar

Dia 8/10 – 21h – Teatro Calil Haddad

Ingressos a R$ 25

 

Sobre o 1º Maringá Blues Festival:

Evento no Facebook ~> http://goo.gl/f2eziQ

Ponto de Vendas: Genko H do Shopping Avenida Center ou no site da Ingresso Nacional (http://goo.gl/Wzk5j5)

Dia 19/11 – Excellence Centro De Eventos

 

Contatos: (11) 98912-4540 / 2691-9118

ivan-marcio@hotmail.com

www.ivanmarcio.com.br

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Nacional

MinC e UFF lançam encontro global de cultura, ativismo e política

Diante das diversas crises que atingem campos e instituições em todo o mundo, o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizarão, de 7 a 13 de

Notícias

Mostra de Solos e Monólogos “Só em Cena” vai até o dia 27

Projeto cultural apresenta espetáculos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina e Maringá; evento acontece entre os dias 22 e 27 de novembro . Entre os dias 22 e

Destaque

Bibliotecas municipais oferecem programação especial de férias escolares

Até o final de janeiro as bibliotecas municipais promovem atividades culturais gratuitas para todas as idades no programa “Férias na Biblioteca”, promovido pela Secretaria de Cultura. São oficinas de desenho,