2º MIM discute o papel da arte e da cultura na formação dos cidadãos

2º MIM discute o papel da arte e da cultura na formação dos cidadãos

Desde sua primeira edição em 2011, ainda chamada de Mostra de Teatro Contemporâneo, a programação da Mostra busca trazer coletivos do teatro contemporâneo com renome nacional e alguns até com repercussão internacional.

Este ano não será diferente. A 2ª edição da MIM abriu com o argentino Fuera!, espetáculo do Proyecto María Peligro, um trabalho humanizador da atriz Leticia Vetrano.

A partir daí seguiram-se três trabalhos solos do ator Eduardo Okamoto, de Campinas, garantindo ao público a oportunidade de conhecer um pouco do repertório de um dos mais talentos atores desta geração, como já se fez em outras edições da Mostra com a Cia Amok/RJ, Cia do Latão/SP, Club Noir/SP e Coletivo Alfenim/ PB, por exemplo.

Este ano, a Mostra traz duas apresentações dos alunos do Curso de Artes Cênicas da UEM: uma mostra de cenas curtas e “Empatia”. Tanto em um, quanto em outro, o público irá conferir trabalhos de fôlego de grupos recém-formados, jovens em suas carreiras, porém, esteticamente bem apurados.

A Mostra encerra-se com a exibição do documentário “Vila dos Operários”.

“Graças à parcerias com patrocinadores, assim como nos dois últimos anos, a MIM irá estender sua programação para cidades da região. O infantil “O Carteiro de bonecas”, do Coletivo de Fingidores/Maringá, será apresentado em Sarandi, Marialva e Alto Paraná”, explica um dos diretores da Mostra, Márcio Alex Pereira.

As atividades formativas continuam, além de debates após alguns espetáculos, a mesa redonda deste ano traz um tema oportuno: o papel da arte e da cultura na formação do cidadão em países chamados de terceiro mundo ou em desenvolvimento.

Uma novidade é a gratuidade da grande maioria das atrações. Isso graças às parcerias com patrocinadores e instituições públicas que acreditam no papel formador que a MIM vem desenvolvendo.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Municípios têm mais tempo para se inscrever nos editais do Sistema Nacional de Cultura

Os editais do Sistema Nacional de Cultura (SNC), lançados pelas secretarias do Audiovisual (SAv), da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) e pela Fundação Cultural Palmares (FCP) terão seus prazos

Notícias

Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 lança três editais

O Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 anunciou, na sexta-feira (9),  a abertura de três editais, de acordo com o Calendário de Financiamento da ANCINE. As linhas

Notícias

Proposta para incluir a gastronomia na Lei Rouanet é aprovada

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 15 de julho o PL 6562/13, de autoria do deputado Gabriel Guimarães (PT/MG), que propõe incluir a gastronomia brasileira como