Primeiro dia de FLIM tem palestra com Ana Maria Machado e Caco Barcellos

Primeiro dia de FLIM tem palestra com Ana Maria Machado e Caco Barcellos

A Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), organizada pela Secretaria de Cultura, chega em sua terceira edição, primeira Internacional, com uma vasta programação que começa no dia 13 de setembro e segue até o dia 18 do mesmo mês. O evento será realizado no Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal e, como de costume, vai homenagear este ano dois grandes nomes da cultura nacional: o jornalista e escritor gaúcho Caco Barcellos e a escritora carioca, Ana Maria Machado.

O patrono desta edição será o pioneiro Antônio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que chegou a Maringá em 1952. A abertura oficial será nesta terça-feira (13), às 8h30, no Auditório FLIM. A autora Ana Maria Machado vai palestrar às 9 horas, com o tema “Ana Maria Machado por ela mesma e Os rumos da Literatura Infantil no Brasil”. A mesa de abertura será realizada às 19h30, com o tema “Jornalismo, Literatura e Vida”, com Ana Maria Machado e Caco Barcellos.

A Festa Literária, que contempla autores regionais, nacionais e internacionais, contará com mais de 110 atividades, todas gratuitas, entre lançamentos de livros, palestras, bate-papo, workshops, oficinas, apresentações e exposições.

 

Programação do 1º dia

Das 8h30 às 12h haverá uma oficina de Declamação Cênica de Poesias com o ator Lucas Fiorindo na sala de reuniões do GAPRE (térreo do Paço Municipal). A partir das 9 horas a palestra de abertura “Ana Maria Machado por ela mesma e Os rumos da literatura infantil no Brasil” com a escritora homenageada Ana Maria Machado vai ocorrer no auditório FLIM, instalado na estrutura montada no Centro de Convivência Renato Celidônio.

No Espaço FLIM Criança terá, das 9h às 10h, apresentação da peça “O Caçador de Borboletas e outras histórias de Agualusa”, da 2 Coelhos Produções. Às 10 horas, no auditório Hélio Moreira terá o lançamento do livro “Picó seis dedos no Planeta Azul”, com o escritor António Vilhena, de Lisboa (Portugal). Às 14 horas a programação é retomada com a palestra “Era uma vez… na escola – A promoção da leitura da literatura infantil no âmbito escolar”, com Frieda Liliana Morales Barco (Guatemala), no auditório FLIM.

Durante o mesmo horário, no Espaço do Autor, o escritor José Bidóia vai lançar o livro “Abrindo Corações”. Ainda às 14 horas, no auditório Hélio Moreira, Solange Leminki vai ministrar a palestra “A imagem em poesia: a poesia deixa de ser expressão que separa o homem dos seus iguais e assume um caráter dialógico e democrático”.

Já no Espaço FLIM Criança a comunidade poderá conferir o espetáculo “Festa na Floresta” da Cia Lala, de Curitiba, das 14 às 15 horas. A partir das 15h30, no auditório Hélio Moreira, o grupo de teatro do CAC, sob direção de Tisley Barbosa, vai apresentar a peça “Menina bonita do laço de fita” no auditório Hélio Moreira. Às 16 horas, o bate-papo no auditorio FLIM fica por conta das Irmãs de Palavra Dany Fran e Kelly Shimohiro, com o tema “O real e a ficção – Mundos paralelos que se cruzam todos os dias”.

No mesmo horário, o Espaço FLIM Criança vai receber a apresentação do grupo Maringá Seresta, com regência de Jean Michel. Ainda às 16 horas, na Sala de Reuniões do GAPRE, o historiador do município, João Laércio Lopes Leal, vai palestrar sobre a “História Artística e Cultural de Maringá de 1991 a 2015”. A partir das 16h30, no auditório Hélio Moreira vai ocorrer o Spa Literário, com contação de histórias para jovens e adultos da Cia Teatral Tipos & Caras.

Às 19h30, no auditório FLIM, a Mesa de Abertura terá como tema “Jornalismo, Literatura e Vida”, com Ana Maria Machado e Caco Barcellos. A mediação fica a cargo do jornalista maringaense Rogério Recco. O encerramento do primeiro dia de Festa Literária será às 21 horas, com apresentação da Orquestra Maringaense de Viola Caipira, sob coordenação do maestro Jean Michel. O show será realizado na Tenda de Circo, montada no lado externo da estrutura da FLIM.

 

Espaço

Serão 57 estandes, divididos entre editoras, instituições, secretarias, expositores de artesanato e espaço de alimentação. Além da estrutura montada no Centro de Convivência, haverá o Espaço Flim Criança na parte externa coma Tenda Circo, bem como o auditório Hélio Moreira e também a Sala de Reunião do GAPRE abertos para as atividades da Festa. Os estandes vão funcionar de terça a sábado das 9 horas às 21 horas e no domingo das 9 horas às 18 horas.

 

Expositores

Confira os expositores: Livraria Chain, editora FTD, GRK Livraria e Papelaria Eireli, editora Cortez, edições Paulinas, Cengage Learning, Livrarias Curitiba, Tertúlia Produtos Culturais, Paraíso dos Livros, Academia de Letras de Maringá, Secretaria de Cultura, EdUEM, TOP Livros, WRC / Livraria Cosmos, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, RETUR / Paraná Turismo / Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria Familiar / SEDE, editora Expressão Popular, Café e Lápis Editora.

Agroindústria Familiar / SEDE, SESI, editora CPB/Nosso Amiguinho, eidtora Petrus, Distribuidora Alternativa, editora Novo Conceito, grupo Editorial Record, editora Sahar, A.R. Publisher, editora Flor do Brasil, LUK Livros, editora Escala, Unicesumar, editora e livraria Edisel, Associação FACE, Secretaria de Saúde, HQ, Espaço de Leitura/Bibliotecas Municipais, Centro de Ação Cultural, Caminho das Artes/Túlio Artesanato Religioso, Secretaria da Mulher, Espaço do autor, Secretaria de Educação, Câmara Municipal de Maringá, Arte. Lazer. Educação, Caminho das Artes/Artemar/Leonil Lara, Caminho das artes/Associação Indigenista de Maringá.

Caminho das Artes/Origami/Quilling/Alice, Caminho das Artes/Marcelo Ginest, Caminho das Artes/Maria Alice Toniato, Caminho das artes/Tadeu dos Santos, Caminho das Artes/Andy Ferrari, Caminho das Artes/Jorge Pedro, Caminho das Artes/Marcelo Monteiro, SESC, Provopar/Alimentação, e editora Uniduni.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Local

Instituições apoiadoras da Cultura são homenageadas pelo ICI

Ao todo, 36 empresas receberam o reconhecimento pela contribuição e apoio a projetos fomentados pelo Instituto Cultural Ingá. Em 2016, o ICI captou mais de R$ 1,4 milhão em recursos

Notícias

Prodav das TVs públicas realiza encontro em Maringá

Com o objetivo de dialogar com a produção audiovisual independente, coletivos e pontos de cultura do Paraná, o Escritório Regional Sul da Unidade Técnica de Execução da Linha de Produção de Conteúdos

Notícias

PROFICE – Investir na cultura é investir no futuro

O PROFICE é o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná que, por meio da renúncia fiscal de ICMS, possibilita a valorização, a produção, a difusão, a