Mais de 40 mil pessoas visitaram a 3ª FLIM

Mais de 40 mil pessoas visitaram a 3ª FLIM

A 3ª Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), realizada entre os dias 13 e 18 de setembro, movimentou a cidade alcançando um público de aproximadamente 8 mil visitantes por dia. O evento promoveu encontros com grandes escritores, debates com renomados nomes da literatura, feira de livros, participação de autores em palestras, oficinas, bate-papo e shows abertos para toda a comunidade.

Neste ano, dois grandes nomes da cultura nacional foram homenageados: o jornalista e escritor gaúcho Caco Barcellos e a escritora carioca, Ana Maria Machado. O patrono desta edição foi o pioneiro Antônio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que chegou a Maringá em 1952.

Além de promover mais de 100 atividades, todas gratuitas, a FLIM reuniu grandes editoras de todo O Brasil, oferecendo descontos de até 50% nos valores dos livros. A Festa Literária foi encerrada com o show de Wagner Barreto, ganhador do The Voice Kids.

Outros destaques do evento foram as oficinas de poesias, trovas, minicontos e ilustração, além da realização de espetáculos musicais e teatrais, todos relacionados com o universo literário. A FLIM ainda contou com a participação das Secretarias Municipais de Saúde Cultura, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e Cidadania, Esporte e Lazer e da Mulher que levaram os serviços e orientações para os visitantes.

 

Principais atrações

A Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), organizada pela Secretaria de Cultura, chegou em sua terceira edição e a primeira Internacional.

No primeiro dia da Festa Literária, a comunidade pôde participar de uma palestra com os homenageados, Caco Barcellos e Ana Maria Machado. Já no segundo dia, uma das principais atrações foi o bate-papo com o escritor português, António Vilhena, que lançou seu livro “Cartas a um amor ausente”.

No terceiro dia da FLIM, duas autoras maringaenses lançaram seus livros. Além disso, o norte-americano William Gordon e o francês Eric Chartiot foram as atrações deste dia. Um dos destaques do quarto dia foi o escritor mexicano Juan Pablo Villalobos, que participou de um bate-papo, mediado pelo jornalista Wilame Prado, sobre “A influência dos espaços na produção literária”.

Já no penúltimo dia da 3ª FLIM, o público pôde contar com uma palestra, que lotou o Auditório FLIM, e com um show aberto de Tom Zé, que reuniu cerca de 5 mil pessoas. Por fim, a Festa contou com o show de Wagner Barreto, também aberto ao público, e reuniu cerca de mil pessoas.

14322572_10202395896374847_3168485058024899497_n

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias

Amar, Verbo Intransitivo chega aos palcos do Teatro Calil Haddad

Após 90 anos de sua publicação, obra se transforma em peça que será apresentada em Maringá Uma obra como esta dispensa qualquer apresentação, a começar pelo autor que – mesmo

Nacional

BRDE recebe inscrições de projetos para apoio via incentivos fiscais

Estão abertas as inscrições para projetos que pretendem obter apoio do BRDE por meio das leis de incentivos fiscais. As inscrições devem ser feitas pela internet, através do portal www.incentivosfiscais.brde.com.br

Notícias

Ler ficção nos torna mais empáticos

Estudo afirma que se pode aprender sobre as emoções ao explorar a vida interior de personagens fictícios Ler ficção fomenta a empatia. Os leitores podem formar ideias sobre as emoções,