Escritoras maringaenses realizam lançamento de livros neste terceiro dia da FLIM

Escritoras maringaenses realizam lançamento de livros neste terceiro dia da FLIM

Duas autoras maringaenses lançam livros na tarde desta quinta-feira (15) na 3ª Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM). Uma delas é Majô Baptistoni lançando o livro “Conto ou não conto!”. A autora é graduada em Letras e pós-graduada em Ensino de Artes. É membra da Academia de Letras de Maringá e já foi presidente por duas gestões do Lions Clube de Maringá Cristal.

O livro “A produção cultural paranaense para crianças e jovens”, de Alice Áurea Penteado Martha será lançado no Espaço de Autógrafos. Alice é professora da área de Estudos Literários da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Além disso, coordena o Grupo de Estudos CELLE e é votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Uma das inúmeras atrações ainda deste terceiro dia da Festa será a presença de autores estrangeiros que vão participar do evento, como o norte-americano William Gordon e o francês Eric Chartiot.

3ª FLIM

A Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), organizada pela Secretaria de Cultura, chega em sua terceira edição, primeira Internacional, com uma vasta programação que começou no dia 13 de setembro e segue até o dia 18 do mesmo mês. O evento é realizado no Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado do Paço Municipal e, como de costume, vai homenagear este ano dois grandes nomes da cultura nacional: o jornalista e escritor gaúcho Caco Barcellos e a escritora carioca, Ana Maria Machado. O patrono desta edição é o pioneiro Antônio Mário Manicardi, o Nhô Juca, que chegou a Maringá em 1952.

Programação 3º dia

O terceiro dia da FLIM começa com a oficina de Declamação Cênica de Poesias, com o ator Lucas Fiorindo, das 8h às 12h, na sala de reunião do GAPRE (térreo do Paço Municipal). Já às 9 horas, Francisco Gregório Filho fará um bate-papo sobre “Ler e contar, contar e ler”, no Auditório Hélio Moreira. No Espaço FLIM Criança o espetáculo fica por conta do Magicontador francês Eric Chartiot com o tema “Como num livro aberto”, às 9 horas.

No Auditório FLIM, às 10h, “A literatura policial em foco” será o tema debatido por Willian Gordon, Miguel Fernando e Valéria Martins. No mesmo horário será realizada uma apresentação com a Turma do Meu Amiguinho da Editora CPB, de São Paulo com o espetáculo “Meu corpo”. Às 10h30, também no Espaço FLIM Criança, “Margarida” e “A diferença” é o assunto da contação de histórias com Mirtes Izabete de Souza. Encerrando as atividades no período da manhã, terá contação de histórias para jovens e adultos no Auditório Hélio Moreira com a Cia. Teatral Tipos & Caras, às 10h30.

Iniciando a programação do período da tarde, às 14h, Mirtes Izabete de Souza do Centro de Convivência Arte.Lazer.Educação, de São Paulo, fará uma oficina de jogo da memória em tecido, na sala de reuniões do GAPRE. O instrutor Victor Costa dará um workshop de violão, às 14h, no estante do CAC. No Auditório Hélio Moreira, também às 14h, terá uma palestra sobre o livro “O Trovador: romance policial no Norte Velho”, com Rodrigo Garcia Lopes. Perto da Tenda dos Autógrafos, a Turma do Meu Amiguinho fará mais um espetáculo, às 14h. Das 14h às 15h “O caçador de borboletas e outras histórias de Agualusa”, realizado pelo 2 Coelhos Produções, será apresentado no Espaço FLIM Criança.

Além disso, das 14h às 16h, no Auditório FLIM, acontecerá o 3º Fórum de Leitura e Ensino de Literatura com palestras, respectivamente, de Francisco Gregório Filho – “Ler e contar, contar e ler”-, e Alice Áurea Penteado Martha – “Lendo e vivendo a literatura infantil e juvenil contemporâneas”. O Magicontador francês Eric Chartiot em “Contos mágicos” fará uma apresentação no Auditório Hélio Moreira, às 15h30. Às 16 horas, a palestra fica por conta de Welington Vilanova com o tema “Escrita acadêmica e literatura de patrimônio cultural”, na sala de reuniões do GAPRE.

“Menina bonita do laço de fita” é uma interpretação do livro de Ana Maria Machado e será apresentado, às 16h, pelo Grupo de Teatro do CAC no Espaço FLIM Criança. Também às 16h será o lançamento do livro “Conto ou não conto!”, de Majô Bapistoni, no Espaço do Autor. Já o segundo lançamento do dia é “A produção cultural paranaense para crianças e jovens” de Alice Áurea Penteado Martha, no Espaço de Autógrafos será as 17h15. Mediado por Valéria Martins e Willian Gordon, às 19h30, será promovido uma mesa com o tema “A literatura policial em foco”, no Auditório FLIM. Na Tenda de Circo, às 21h o show “Poesia e música” fica por conta de Paulinho Schoffen. A última apresentação do dia será às 21h30, também na Tenda de Circo, com o show “Literalmente”, com Stone Ferrari.

Ainda no terceiro dia da Festa Literária, o 3º Encontro com o Ensino Médio: Possibilidades, do Núcleo Regional de Educação de Maringá será sediado no Teatro Callil Haddad, às 8h e às 19h30, com palestras de José Carlos Barbieri e Fabiano Brum com os respectivos temas: “Formas de acesso ao Ensino Superior” e “Sonhos, dedicação e Futuro: um projeto de vida”.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Você também poderá gostar

Notícias
Notícias

Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 lança três editais

O Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2 anunciou, na sexta-feira (9),  a abertura de três editais, de acordo com o Calendário de Financiamento da ANCINE. As linhas

Notícias

Produtores culturais selecionados no VIAPAR Cultural assinam contratos

Eles vão dividir o orçamento total de R$ 200 mil que será patrocinado pela VIAPAR ao longo de 2017  Foram assinados, na última semana em Maringá, os contratos com os